CEM DIAS ENTRE CÉU E MAR / AMYR KLINK

8 de agosto de 2013

cem dias entre ceu e marEm 2002, enquanto eu era colaborador da revista Aventura e Ação, realizamos uma pesquisa entre personalidades do mundo da aventura no Brasil e uma das perguntas feita foi: qual o seu livro favorito? A resposta não foi nenhuma surpresa. Cem Dias entre Céu e Mar foi considerado, pela grande maioria, o livro mais importante do segmento.

Atravessar, pela primeira vez na história, o Atlântico Sul num barco a remo foi um feito memorável, louvável, grandioso e coroado com eficiência e simplicidade ímpares. O livro Cem Dias entre Céu e Mar, que narra essa viagem fantástica, é uma segunda travessia do mesmo oceano, só que desta vez usando palavras ao invés de remos. Não se trata simplesmente de um “diário de bordo”, cronologicamente organizado e simplificado, repleto de detalhes técnicos e de rotina. Cem Dias entre Céu e Mar é, por si só, um feito da mesma grandiosidade mista de simplicidade e eficiência da viagem que ele narra. Travessia e livro se completam, revelando a personalidade objetiva, positiva, poética e translúcida de Amyr.

Poucos livros no Brasil inspiraram tantos a fazerem coisas tão simples e de tamanha repercussão, como pegar um barco e descobrir o mar, descobrindo assim um pouco de si mesmo. O Brasil precisava deste livro para se libertar um pouco de sua âncora provinciana e colonialista e, efetivamente, ganhar o mar, as montanhas, os céus. Ao realizar essa façanha e escrever esse livro, Amyr abriu os olhos de todos nós para o grande potencial realizador de nossos sonhos, por mais absurdos que eles possam parecer, como sua travessia do Atlântico soou a princípio. Mais que isso, ele abriu nossos olhos para o potencial natural e aventureiro do Brasil e dos brasileiros.

A partir deste livro surgiram, aqui e ali, diversos outros “projetos mirabolantes de aventura”. Flores e frutos que brotaram da semente que Amyr plantou. Quem leu Cem Dias entre Céu e Mar com o coração aberto, sonhou com a possibilidade de uma vida simples, objetiva e repleta de sentido, como aquela que Amyr viveu dentro da “lâmpada flutuante” – seu pequeno barco a remo. E o que mais se pode esperar de um grande livro senão um exemplo? Um caminho? Uma alternativa?

Cem dias entre céu e mar
Amyr Klink
Companhia das Letras
1985
264 páginas
ISBN 9788571644328
www.companhiadasletras.com.br

Uma resposta para “CEM DIAS ENTRE CÉU E MAR / AMYR KLINK”

  1. Fabio vieira Martinelli disse:

    Sou um grande admirador do Sr Almir em 1986 fizemos uma viagem a remo pelo rio araguaia percorrendo 1600 km de luiz alves ao rio tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fabio vieira Martinelli
Sou um grande admirador do Sr Almir em 1986 fizemos uma viagem a remo pelo rio araguaia percorrendo 1600 km de luiz alves ao rio tocantins.

MARCAS QUE APÓIAM NOSSOS PROJETOS: