GUIA DE TRILHAS CICLOMANTIQUEIRA / GUILHERME CAVALLARI

O projeto Guia de Trilhas acontece desde 2001 na forma de publicações com roteiros para prática de esportes de contato com a natureza – os chamados “esportes de aventura” – e livros de suporte com informação técnica pertinente. O objetivo do projeto é incentivar e possibilitar que mais pessoas se dediquem a atividades de contato com a natureza. A filosofia do projeto é baseada no conceito de “preservar e usufruir”, ou vice-versa, tanto faz. Quanto mais pessoas envolvidas com esportes de aventura houver, maior será o número de “interessados diretos” na preservação ambiental dos lugares visitados e maior será a consciência ambiental, já que esportes de avenntura são necessariamente “esportes de natureza”.

O primeiro livro lançado pelo projeto foi o, já esgotado, Guia de Trilhas BBV banco (clique no link adicionado ao título para ler a resenha aqui no blog), patrocinado pelo Banco Bilbao Vizcaya. Esse foi o primeiro livro do gênero realmente profissional do Brasil e teve enorme aceitação de público e mídia. Foram 8.000 exemplares comercializados, cerca de 48.000 pessoas diretamente impactadas e dezenas de milhares de novos ciclistas nas 25 trilhas mapeadas próximas da Grande São Paulo que o livro lançou.

Em seguida vieram os oito exemplares, todos ainda em circulação e à disposição do público, da coleção Guia de Trilhas enCICLOpédia, que além de aproximadamente 500 km de trilhas para mountain bike na Região Sudeste, especialmente no estado de São Paulo, cada livro traz também conteúdo teórico importante para a prática do mountain bike seguro. Por isso o subtítulo “enCICLOpédia”.

Em 2008 a Kalapalo Editora, empresa que dirijo, lançou o Guia de Trilhas TREKKING (Vol. 1), minha primeira incursão em livro no universo da caminhada com e sem acampamento em contato com a natureza, na sua forma mais preservada mas ainda acessível ao público – o trekking.

Livros de apoio, como o Manual de Trekking & Aventura, escrito por mim, e o Meu Primeiro GPS, editado por mim e de autoria de André Gurgel, oferecem informações adicionais de extrema relevância ao universo aventura. Por isso foram tão bem recebidos pelo nosso público.

O recém lançado Guia de Trilhas cicloMANTIQUEIRA marca uma nova fase na vida da pequena, mas muito atuante, Kalapalo Editora – é nosso primeiro livro focado em uma região e não um esporte de aventura. Essa inclusive deverá ser a tendência da editora no futuro próximo.

Desde 96 eu frequento regularmente a Serra da Mantiqueira. Mas minhas primeiras aventuras na região, subindo por exemplo a Pedra do Baú e bivacando no topo, datam de 77 e 78. A região é montanhosa, abriga por exemplo a quarta e a quinta montanhas mais altas do Brasil, bem preservada, acessível por boas estradas estaduais e federais, muito bonita e equipada com inúmeros hotéis, pousadas, restaurantes, centros produtores de artesanato, igrejas antigas, história, cultura e opções de lazer – sendo a maior de todas a própria natureza.

Cidades e distritos como Campos do Jordão, Monte Verde, São Francisco Xavier, Gonçalves, Joanópolis, Visconde de Mauá, Maringá, Maromba, Passa Quatro, Aiuruoca, Conceição do Ibitipoca, entre tantas outras, já são referência nacional de turismo de aventura ou simplesmente turismo de boa qualidade de contato com a natureza.

Conectar todas essas cidades e mais diversos pontos naturais de interesse – como a Pedra do Baú, Agulhas Negras, Cachoeira dos Pretos, Pico da Pedra da Mina, Pico dos Marins, Pico do Itaguaré, Itatiaia, Cachoeira da Fragária, Pedra Selada, Rio Aiuruoca, Ibitipoca, Pico do Papagaio, Pedra do Picu, etc. – sempre foi meu sonho. Juntar tudo isso em uma super viagem de mountai bike seria o sonho perfeito!

Agora ele é uma realidade… 30 dias de pedal, 30 roteiros independentes no livro, mais de 1.168 quilômetros de trilhas circulando quase que exclusivamente por estradas de terra estreitas e sem movimento de carros, cada noite em uma cidade ou distrito diferente com alguma estrutura de hotelaria – assim o ciclista não precisa levar barraca, saco de dormir, fogareiro e comida, se não quiser.

O roteiro completo é:

Extrema – Joanópolis – Monte Verde – Gonçalves – São Bento do Sapucaí – Brazópolis – Itajubá – Delfim Moreira – Marmelópolis – Passa Quatro – Itamonte – Maringá (Visconde de Mauá) – Bocaina de Minas – Aiuruoca – Andrelândia – Santana do Garambéu – Conceição do Ibitipoca – Sousa do Rio Grande (São Domingos da Bocaina) – Bom Jardim de Minas – Liberdade – Aiuruoca – Alagoa – Itamonte – Virgínia – Maria da Fé – Itajubá – Campos do Jordão – Sapucaí Mirim – São Francisco Xavier – Joanópolis – Extrema.

O percurso é desenhada em quatro elos conectados entre si, então o ciclista pode optar por pedalar apenas um dos elos, de aproximadamente uma semana de duração, ou apenas um trecho dos 30 dias individuais do circuito, ou ainda a cicloMANTIQUEIRA inteira, de uma só vez.

Eu mapeei o livro todo de bike, percorrendo um elo de cada vez da corrente. Com sempre, nenhum veículo motorizado foi utilizado no mapeamento do roteiro.

Modéstia à parte, o livro está muito bonito e a cicloviagem, a cicloMANTIQUEIRA, é uma experiência de vida! Mesmo com tantos anos sobre mountain bikes, tanto tempo produzindo livros com roteiros de bike, ao terminar esse percurso eu me emocionei. Lembrar de todos os lugares por onde passei, as pessoas que conheci, as dificuldades por falta de informação, a sensação de vitório por cada trecho completado com sucesso, enfim, toda a história desse imenso pedal – o maior circuito de mountain bike do Brasil e um dos maiores do mundo (mais de 30% maior que o Caminho de Santiago de Compostela, por exemplo) – enchem meus olhos de lágrimas.

Clique no link para ver o álbum de fotos da cicloMANTIQUEIRA no blog:

PARA ADQUIRIR SEU EXEMPLAR DIRETAMENTE COM O AUTOR E A EDITORA, CLIQUE NO LINK DO Guia de Trilhas CicloMANTIQUEIRA DA NOSSA LIVRARIA KALAPALO

Guia de Trilhas cicloMANTIQUEIRA
Guilherme Cavallari
2009
Kalapalo Editora
128 páginas
R$ 39
ISBN 9788588493063
formato 15 x 21 cm, acabamento em Wire-O, com mapas, planilhas, gráficos altimétricos, telefones e contatos locais
http://www.kalapalo.com.br/