GRANDES TRILHAS NORTE-AMERICANAS

McAfee_Knob

Quem, como eu, se interessa por trilhas certamente já ouviu falar nas National Scenic Trails (Trilhas Cênicas Nacionais) dos Estados Unidos. São grandes roteiros criados em áreas protegidas de excepcional beleza natural. As mais antigas datam de 1968, quando esse tipo de trilha foi autorizada por lei. Hoje, são 11 roteiros espalhados pelo país, sendo a mais recente criada em 2009. Minhas três favoritas são:

APPALACHIAN TRAIL

A Appalachian National Scenic Trail foi oficializada em 1968, junto com a Pacific Crest Trail, as duas mais antigas dos Estados Unidos. A Appalachian fica na costa leste do país e vai da Montanha Springer, no estado da Georgia, ao Monte Katahdin, no estado de Maine. A trilha percorre ao todo 14 estados e possui 3.500 km de extensão, a maior parte por paisagem natural.

250px-Map_of_Appalachian_Trail

 

Quem percorre a trilha de uma única vez costuma levar de cinco a sete meses no percurso. O roteiro mais comum é feito da Georgia em direção a Maine, nos meses de março ou abril, quando começa a primavera no hemisfério norte. Alguns destaques da trilha são o Parque Nacional Shenandoah National (Virgínia) e o Parque Nacional Great Smoky Mountains, entre a Carolina do Norte e o Tennessee, além das Green Mountains, em Vermont. No quesito vida selvagem, o que chama mais a atenção é a presença do urso negro e da água careca nesta trilha.

Os interessados podem conseguir informações interessantes sobre características da trilha, principais pontos de apoio e referência e como percorrê-la no site da instituição Appalachian Trail Conservancy (LINK PARA O SITE).

Sunrise_Animas_Mt.

 

PACIFIC CREST TRAIL

Também oficializada em 1968, a Pacific Crest National Scenic Trail possui 4.286 km de extensão e corta os Estados Unidos de norte a sul na borda da costa oeste, indo da fronteira com o México (Califórnia) à fronteira com o Canadá, na British Columbia (Colúmbia Britânica). A Pacific Crest é uma trilha também usada para equitação e em sua maior parte composta pela floresta nacional e cenários naturais. Sua paisagem é marcada por belas cadeias montanhosas e seus maiores destaques localizam-se na Califórnia, como o Parque Nacional Vulcânico Lassen e o Parque Nacional Kings Canyon.

Para percorrer a Pacific Crest de uma única vez são necessários, em média, de seis a oito meses. Mais informações sobre a trilha podem ser encontradas no site da instituição Pacific Crest Trail Association (LINK PARA O SITE).

CONTINENTAL DIVIDE TRAIL

800px-Farewell_Gap

Minha favorita, a Continetal Divide National Scenic Trail foi criada oficialmente em 1978, sendo a terceira trilha do gênero mais antiga dos Estados Unidos e a segunda maior do país, com 4.989 km de extensão (a mais longa é a American Discovery Trail, de 10.900 km). Assim como a Pacific Crest, a Continental Divide também corta o país de norte a sul, só que numa região mais central, indo do Novo México a Montana pelas Montanhas Rochosas.

250px-Condivm

 

Seus principais destaques são, no estado do Novo México, o histórico vilarejo de Columbus e, no estado do Colorado, o Pico Grays. Estes são, respectivamente, o ponto mais baixo e o mais alto da trilha. Para percorrer a Continental Divide completa são necessários por volta de seis meses. Mais informações sobre a trilha você encontra no site da instituição Continental Divide Trail Coalition (LINK PARA O SITE).

A TRÍPLICE COROA

O percurso que compõe as três trilhas é chamado de Triple Crown of Hiking (algo como a “tríplice coroa das trilhas”) e atravessa ao todo 22 estados norte-americanos. Os interessados em se aventurar por esses caminhos completos, ou em fazer algumas das trilhas separadamente, já podem começar a se planejar agora para a primavera norte-americana do ano que vem. Com antecedência, é possível escolher com calma os roteiros, economizar com hospedagem e aproveitar as promoções das companhias para comprar passagens aéreas baratas (LINK PARA PREÇOS INCRÍVEIS). Algumas companhias aéreas já estão anunciando agora passagens para os Estados Unidos para março do ano que vem, por isso esse é um bom momento para começar a planejar sua aventura.