Biblioteca Aventura »

A ÚLTIMA EXPEDIÇÃO / ROBERT FALCON SCOTT

A ULTIMA EXPEDICAO

Finalmente traduzido para o português em 2002, os diários do capitão Robert F. Scott chegam às nossas mãos. A história é velha, mas nunca perdeu sua força e emoção: a famosa corrida pela conquista do Pólo Sul, em 1911. O capitão norueguês, Roald Amundsen, chegou ao ponto mais ao sul do planeta trinta e três dias antes do capitão inglês, Robert F. Scott, mas nem por isso ficou com toda a fama.

Scott lutou bravamente até o final, apesar de todos os erros de planejamento e execução de sua expedição. Nesse livro, contendo interessantes imagens do fotógrafo oficial da expedição, Herbert Ponting, está a íntegra dos diários de Scott, inclusive suas cartas de despedida quando ele sabia que a morte era certa.

A Antártica é ainda a região mais inóspita do planeta, uma fronteira difícil até mesmo para os aventureiros modernos e sua tecnologia de ponta, muito pior era para os exploradores do início do século XX. As expedições polares de então desenvolviam equipamento, estratégias e lutavam contra a absoluta falta de mapas e estudos meteorológicos adequados, contanto, muitas vezes, mais com a coragem e a determinação do que com o auxílio da ciência. A Última Expedição é um excelente exemplo disso.

Poucas expedições têm mais impacto de narrativa que a Expedição Polar de Scott, principalmente porque sabemos seu triste fim. Apesar disso, esse é um livro indispensável na estante de interessados nos temas aventura, Pólo Sul e determinação.

A Última Expedição – A dramática corrida pela conquista do Pólo Sul
Robert Falcon Scott
Editora Alegro
2002
580 páginas
ISBN 8587122282