Biblioteca Aventura »

MANUAL DE TREKKING & AVENTURA / GUILHERME CAVALLARI

Sou um ávido leitor e consumidor de livros, basta ver quantas resenhas publico regularmente nesse blog… Minha biblioteca não chega a ser monumental, mas é “bem recheada”, especialmente de livros sobre aventura. Gosto de narrativas de antigas expedições, guias de viagem-aventura, mapas de trilhas e livros de referência com conceitos, técnicas e equipamento.

Desde o Manual do Escoteiro Mirim, Ed. Abril 1970 (link para resenha do livro aqui no blog), gosto de aprender sobre a vida ao ar livre em livros. Sempre senti falta de uma publicação técnica e objetiva, prática e útil, escrita e produzida por brasileiros e para brasileiros. Nada de dicas de “como construir um iglu”, ou “assar um alce”, ou ainda “escolher ovos de pinguim”. Nada disso tem a ver com nossa realidade. Também não imagino que um livro de técnicas modernas de aventura precise ensinar sobrevivência na selva, afinal ninguém pratica esporte de aventura para arriscar a vida. Quando vamos para a selva, devemos ir preparados, bem equipados, treinados e munidos das técnicas necessárias para nos divertir, não para “sobreviver”.

Diante de tudo isso, quando decidi publicar o Guia de Trilhas Trekking Vol. 1 (link para resenha aqui no blog) e me lançar como autor e editor fora do mundo do mountain bike, em 2008, percebi que teria que produzir um livro que explicasse e esclarecesse um monte de dúvidas que eu mesmo tive ou ainda tinha. Escrevi então o Manual de Trekking & Aventura.

O livro é dividido em 13 capítulos organizados em cores: Apresentação, Meio Ambiente, Primeiro Socorros, Calçados, Mochilas, Roupas, Sacos de Dormir, Barracas, Cozinhas, Acessórios, Navegação e Orientação, Alimento e Água e Bibliografia.

Cada capítulo tenta explicar conceitos, técnicas e equipamento partindo do zero e levando o leitor a um bom nível de conhecimento. Toda página está repleta de informação. Aprende-se no livro coisas como: acampamento de mínimo impacto ambiental, tratar de queimaduras em campo, que tipo de kit de primeiros socorros levar em aventura, posicionar melhor uma barraca para se proteger do mau tempo, escolher o material de sua panela de acampamento, cuidar e até lavar tecidos técnicos como Gore Tex, regular uma mochila cargueira para conseguir melhor desempenho e conforto, escolher e usar corretamente um saco de dormir, dividir a trilha com os demais trilheiros, as características de vários calçados de aventura e a diferença entre diversos tipos de barracas, entre muitas outras coisas.

Usei ao máximo elementos de diagramação como gráficos e tabelas comparativas, a invés de priorizar texto corrido. O livro é lotado de fotos coloridas de produtos e técnicas. Acho que o leitor contemporâneo está mais familiarizado com imagens do que com texto (embora eu também lamente um pouco essa situação).

O livro foi muito bem aceito pelo mercado, leitores e mídia em geral, ganhou a alcunha de “A Bíblia do Aventureiro” e sei de algumas lojas de aventura que adotaram o título como apostila de treinamento de vendedores. Sei que não encerrei o assunto, ainda há muito o que pesquisar e escrever sobre o tema, mas acho que o livro contribui bastante para o amadurecimento dos esportes de aventura no Brasil e, pode acreditar, foi muito divertido escrevê-lo. Entre outras coisas, fui “obrigado” a adquirir, ler e reler mais de 40 livros de aventura em menos de um ano de trabalho.

O Manual de Trekking & Aventura foi adotado pelo Ministério da Educação (MEC), em novembro de 2010, como parte da “biblioteca básica” dos cursos de Educação Física com disciplina em Aventura e Turismo Aventura, ou Ecoturismo, de todo o Brasil. Com isso toda biblioteca dessas instituições de ensino são obrigadas a ter exemplares do livro à disposição dos alunos. Um reconhecimento pedagógico e técnico da qualidade do título.

Uma curiosidade… A capa do livro foi construída tendo como referência o pintor modernista holandês Piet Mondrian.

Manual de Trekking & Aventura
Guilherme Cavallari
Kalapalo Editora
2008
136 páginas
ISBN 9788588493056
www.kalapalo.com.br