Biblioteca Aventura »

TOM CREAN, AN ILLUSTRATED LIFE / MICHAEL SMITH

TOM CREAN AN ILLUSTRATED LIFE (capa)TOM CREAN – AN ILLUSTRATED LIFE, do jornalista e autor inglês Michael Smith, é uma resumida biografia ilustrada da vida do explorador polar Tom Crean. Smith escreveu também o best-seller AN UNSUNG HERO – TOM CREAN, com a biografia completa desse protagonista, injustamente negligenciado pela história, do período que ficou conhecido como “a Época Heróica da Exploração Polar”.

Thomas “Tom” Crean (1877 – 1938) participou de três das cinco maiores expedições britânicas à Antártica. Ele estava com o capitão Robert Falcon Scott (1868 – 1912) na primeira tentativa inglesa de chegar ao Polo Sul, de 1901 a 1904, a bordo do veleiro Discovery. Em seguida, Crean participou da segunda investida de Scott ao polo, de 1910 a 1913, a bordo do veleiro Terra Nova – a famosa e controversa expedição que custou a vida de Scott e mais quatro companheiros. De 1914 a 1917, Crean retornou à Antártica como membro da Imperial Trans-Antarctic Expedition de Ernest Henry Shackleton (1874 – 1922), a bordo do Endurance.

Conhecido como “o gigante irlandês” e “Tom, o indestrutível”, Crean recebeu medalhas e comendas militares em todas as expedições que participou. Entre seus feitos louváveis e heróicos, está uma marcha solitária forçada de 18 horas consecutivas, sob clima e sobre terreno hostis, para salvar a vida de dois companheiros de exploração polar, um deles inválido pelo escorbuto. E Crean realizou essa façanha depois de haver passado meses no gelo puxando pesados trenós carregados de mantimentos por mais de 2.000 km. ele também estava a bordo do pequeno barco baleeiro James Caird, com Shackleton, duranta a épica travessia da Ilha Elefante à Ilha Geórgia do Sul na missão de resgate da tripulação do Endurance.

O livro TOM CREAN – AN ILLUSTRATED LIFE, traz belas fotos de todas as expedições em que Crean participou, além de imagens de sua vila natal na Irlanda, de sua família e de seus amigos. Por não ter estudado muito e não ter sido um “homem de letras”, Crean não escreveu livros sobre suas aventuras polares e não deixou muitas cartas. Sua fenomenal história permaneceu obscurecida pelo glamour de outros exploradores mais loquazes, até que o investigador polar Michael Smith escreveu sua biografia no ano 2000. Depois disso, Crean ganhou a merecida fama e tornou-se um herói na Irlanda e no mundo.

Esse é um livro excepcional sobre um personagem excepcional. Por ser todo ilustrado por fotos, desenhos e mapas – e muito bem ilustrado, diga-se de passagem – merece lugar de destaque na estante de qualquer entusiasta da história da exploração polar. Uma obra que eu recomendo de olhos bem abertos!

Tom Crean – An Illustrated Life
Michael Smith
2006
The Collins Press
168 páginas
ISBN 9781848891197