Blog »

CURSO DE BIKEPACKING NO REFÚGIO KALAPALO

gui 03/05/2017 0
DSC06581 REDUX

Mauricio, Zwi, Guilherme Cavallari e Elaine. Na primeira turma do CURSO DE BIKEPACKING do REFÚGIO KALAPALO, em Gonçalves (MG), na Serra da Mantiqueira.

No feriado de 1 de maio rolou o primeiro CURSO DE BIKEPACKING no REFÚGIO KALAPALO, a escola de aventura e abrigo de montanha de Guilherme Cavallari e Adriana Braga em Gonçalves (MG), na Serra da Mantiqueira. Tivemos três inscritos (Mauricio, Zwi e Elaine) que pedalaram suas mountain bikes e acamparam selvagem de forma autossuficiente em treinamento para suas respectivas futuras viagens de aventura.

BIKEPACKING não é novidade, existe a tanto tempo quanto existem bicicletas, mas com o avanço tecnológico em equipamento as possibilidades se multiplicaram e tornaram viajar e acampar de bicicleta algo bem mais fácil. No curso, a primeira coisa que fizemos foi adaptar as bicicletas de todos os alunos para o transporte de toda a tralha de camping (roupas extras, saco de dormir, abrigo, comida, cozinha e afins) para uma noite de acampamento selvagem.

DSC06573 REDUX

Em vez dos tradicionais alforjes — que são mais apropriados e convenientes para deslocamento em asfalto ou, no máximo, estradas de terra em boas condições —, usamos bolsas de guidão, bolsas de selim e pequenas mochilas se necessário. Nada contra usar mochilas em cicloturismo, muitas vezes elas são bem mais eficientes que alforjes nas bikes.

DSC06590 REDUX

DSC06588 REDUX

Saco BIG RIVER da marca SEA TO SUMMIT usado como bolsa de guidão. Detalhe do espaçador (isopor branco) que impede que a bolsa atrapalhe o uso das manoplas de freio…

A bolsa de guidão pode ser um equipamento específico, como o HANDLEBAR-PACK da marca alemã ORTLIEB, que uso, produto 100% impermeável e quase à prova de balas, mas também pode ser improvisada com a mesma eficiência usando, por exemplo, o saco estanque BIG RIVER de 20 litros da marca SEA TO SUMMIT, disponível no Brasil,  com um par de tiras de compressão da mesma marca, conhecidos como ACCESSORY STRAPS de 20 mm de espessura, mais largos. Nesse compartimento levamos, em geral, nosso saco de dormir, isolante térmico e abrigo, que pode ser uma barraca pequena ou um saco de bivaque com ou sem toldo.

DSC06583 REDUX

DSC06602 REDUX

A bolsa de selim é difícil de improvisar. Eu uso o SEAT-PACK também da marca alemã ORTLIEB, item também 100% impermeável e muito resistente, onde carrego toda minha roupa extra, kit de primeiros socorros e alguns itens de acampamento de volume e peso reduzidos. Essa bolsa não pode ficar muito pesada para não interferir no equilíbrio da bike. Uma excelente alternativa é usar um segundo saco estanque BIG RIVER de 2o litros da marca SEA TO SUMMIT preso a um bagageiro traseiro. Por estar fixo no bagageiro e alinhado com o quadro da bike, o peso e o volume não atrapalham a dirigibilidade da mountain bike em trilhas mais técnicas, como aconteceria com os alforjes.

DSC06591 REDUX

DSC06617 REDUX

DSC06598 REDUX

Com bolsa de guidão e bolsa de selim, tudo alinhado ao quadro da bike, a bicicleta não perde dirigibilidade ou equilíbrio.

Optamos por improvisar uma garrafa de 1,5 litros de água presa ao tubo de baixo da bicicleta para transporte de água para o acampamento, já que onde dormimos não havia água disponível. Se fosse necessário, poderíamos ter carregado mais garrafas PET de água no mesmo cano ou nas canelas das suspensões da bike. Na minha bicicleta, eu improvisei um modo de transportar todas as ferramentas de reparo da bike dentro de uma garrafa PET com a parte de cima cortada, que instalei num suporte de garrafa térmica amarrado com tiras de câmaras de ar inutilizadas de bike.

DSC06589 REDUX

DSC06613 REDUX

Detalhe da bicicleta segurando uma das pontas do toldo. Uma outra bicicleta poderia fazer o mesmo papel do outro lado se não tivéssemos uma árvore.

Nosso acampamento foi versátil, para efeitos didáticos. Dois dormiram numa barraca convencional e dois dormiram em sacos de bivaque debaixo de um toldo. Mais sobre esse tipo de acampamento, visitem o post BIKEPACKING: ACAMPAMENTO ULTRALEVE publicado aqui no blog. Interessados em novas turmas do CURSO DE BIKEPACKING, em treinamentos e expedições, visitem nosso SITE ou pesquisem as datas dos próximos eventos em nossa AGENDA.

DSC06610 REDUX

Nosso pequeno acampamento de mínimo impacto ambiental numa crista importante da Serra da Mantiqueira, que alcançamos pedalando nossas mountain bikes por trilhas técnicas.