Cursos »

GPS para aventura

Em nossa visão – enquanto entidade profissional fomentadora e educativa, especializada em atividades de contato com a natureza –, os chamados “esportes de aventura” são estruturados sobre um alicerce triplo, um “tripé” composto por conceitos (valores e conhecimentos), técnicas (capacidades e habilidades) e tecnologia (equipamento apropriado e domínio de sua utilização). Esse é o alicerce pedagógico dos nossos cursos e suas principais características são: abordagem prática e acúmulo de experiência. Nosso objetivo com nossos cursos é desenvolver liderança, segurança e sustentabilidade.

Recentemente, a tecnologia revolucionou as técnicas de navegação e orientação em atividades de contato com a natureza. Através do Global Positioning System (GPS) – ou Sistema de Posicionamento Global, em bom português –, a linguagem cartográfica foi digitalizada e uma infinidade de possibilidades foram abertas.

Diante disso desenvolvemos o CURSO DE GPS PARA AVENTURA, específico para “aventureiros” – mountain bikers, praticantes de trekking, pescadores, velejadores, mergulhadores, escaladores, montanhistas, etc. – complementando assim nossa grade de cursos que já contava coo o CURSO DE MOUNTAIN BIKE E CICLOTURISMO e o CURSO DE TREKKING.

DSC05824 REDUX

CURSO DE GPS PARA AVENTURA realizado em MARÇO de 2016 no REFÚGIO KALAPALO, em Gonçalves (MG), na Serra da Mantiqueira.

Nosso CURSO DE GPS PARA AVENTURA é divido em três fases:

1. Pré-trilha
2. Trilha
3. Pós-trilha

Nosso objetivo com esse curso é tornar o praticante de atividades de contato com a natureza hábil e confiante no uso dos recursos de navegação e mapeamento oferecidos pelo Sistema de Posicionamento Global (GPS).

CONTEÚDO RESUMIDO

1. Ajustes e configurações do aparelho de GPS
2. Interface entre GPS e software de apoio (BaseCamp e Google Earth)
3. Planejamento prévio de trilhas e rotas com GPS
4. Navegação em trilha com GPS
5. Mapeamento prático de trilha com GPS
6. Análise e armazenamento de dados do GPS pós-trilha

DSC05826 REDUX

Instrutor Hendrik Fendel, durante o CURSO DE GPS PARA AVENTURA, realizado em MARÇO de 2016, no REFÚGIO KALAPALO, em Gonçalve (MG), na Serra da Mantiqueira.

CONTEÚDO DETALHADO

1. Ajustes e configurações do aparelho de GPS
Definição dos diferentes perfis de uso do GPS (trekking, mountain bike, off road, etc.), definição e compreensão das diferentes páginas a serem exibidas na tela do aparelho, configuração de medidas, armazenamento de dados, atualização de software, configurações de economia de energia, etc.

2. Interface entre GPS e software de apoio (BaseCamp e Google Earth)
Manuseio de mapas e cartas topográficas digitalizadas, compreensão e manuseio de informações (waypoints, rotas e trilhas) nos dois softwares de apoio mais importantes no momento (BaseCamp e Google Earth), download de mapas, waypoints, rotas e trilhas da internet para o aparelho de GPS e seu manuseio, etc.

3. Planejamento prévio de trilhas e rotas com GPS
Manuseio de do aparelho de GPS em campo. Manuseio em campo de material de suporte digital instalado no aparelho de GPS. Administração de recursos. Cuidados especiais. Plano de backup. GPS como instrumento de segurança em atividades de aventura.

4. Mapeamento de trilhas e rotas a distância
Desenho a distância, usando os softwares de apoio e dados disponíveis na internet, de rotas e trilhas no computador e download posterior para o GPS para uso em campo.

5. Mapeamento prático de trilha com GPS
Manuseio do aparelho de GPS em campo em aula prática, ao ar livro, em contato com a natureza por trilhas. Manuseio em campo do material digital (waypoints, rotas, trilhas e mapas digitalizados) instalado previamente no aparelho de GPS via interface com os softwares de apoio via computador. Compreensão e administração dos recursos disponíveis no aparelho de GPS. Cuidados especiais. Planos de backup. O aparelho de GPS como instrumento de segurança em atividades de contato com a natureza.

6. Análise e armazenamento de dados do GPS pós-trilha
Estudo e compreensão das informações obtidas em campo no computador. Backup, armazenamento e divulgação do conteúdo adquirido em campo para o ambiente do computador e da internet. Ética, direito autoral, compartilhamento consciente e redes sociais.

DSC05830 REDUX

Aluno durante o CURSO DE GPS PARA AVENTURA, realizado em MARÇO de 2016 no REFÚGIO KALAPALO, em Gonçalves (MG), na Serra da Mantiqueira.

EXPERIÊNCIA PRÉVIA NECESSÁRIA

Não é necessário conhecimento prévio algum, embora agilize a dinâmica do curso se o aluno conhecer os comandos e funções básicas de seu aparelho de GPS, como ligar, desligar, salvar arquivos e baixá-los no computador, embora esses comandos também são abordados no curso.

EQUIPAMENTO NECESSÁRIO

• Aparelho de GPS próprio, de qualquer marca, completo com pilhas ou baterias novas, cabo de transferência de dados para o computador
• Computador portátil em perfeito estado de funcionamento, com wireless (WiFi), mouse (não é permitido apenas o touch pad) e cabo de energia
• Os softwares gratuitos Google Earth e BaseCamp instalados no computador e funcionando

OPCIONAL: máquina fotográfica digital para georeferenciamento de imagem própria

O CURSO DE GPS PARA AVENTURA é baseado nos aparelhos de GPS da marca Garmin, especificamente os modelos GPSMAP 60 CSx, GPSMAP 62 S ou GPSMAP 64, portanto os proprietários de aparelhos de outras marcas e outros modelos Garmin, deverão conhecer com mais fluidez e previamente como seus respectivos aparelhos funcionam, suas funções e acessos. O instrutor não é fluente em todos os aparelhos de todas as marcas existentes!

O CURSO DE TREKKING (NÍVEL BÁSICO) é realizado no REFÚGIO KALAPALO, que está localizado no município de Gonçalves (MG), na Serra da Mantiqueira, na Fazenda Campestre. Sugerimos que os alunos provenientes da mesma cidade, como por exemplo São Paulo, se organizem em “carona solidária” para ir e vir até o curso, para minimizar despesas, gastos de combustível e impacto ambiental. Existem basicamente quatro formas de acesso ao nosso espaço:

Não importa de onde você venha, primeiro você tem que chegar à cidade de São Bento do Sapucaí (SP) ou diretamente ao município de Gonçalves (MG). Essas são as localidades mais próximas do REFÚGIO KALAPALO. Nós estamos exatamente a 12 km de distância dessas duas cidades.

ATENÇÃO: parte do CURSO DE GPS PARA AVENTURA é realizado em campo, em trilha, sob qualquer clima. É essencial o uso de roupa e calçado adequado, esportivo, incluindo no kit jaqueta de chuva. protetor solar, repelente de insetos e afins.

DSC05844 REDUX

Alunos do CURSO DE GPS PARA AVENTURA se preparando para uma saída de campo. Curso realizado em MARÇO de 2016 no REFÚGIO KALAPALO, em Gonçalves (MG), na Serra da Mantiqueira.

EXPLICAÇÕES COMPLEMENTARES

O curso inclui hospedagem e alimentação completa no REFÚGIO KALAPALO, de sexta-feira a partir das 17h até domingo às 17 h, ou seja, jantar leve na sexta-feira; café da manhã, almoço e jantar no sábado; café da manhã, almoço e chá da tarde no domingo. A hospedagem acontece em quartos coletivos com beliches e banheiros compartilhados.

Aparelhos de GPS, de qualquer marca, que não disponham de recursos como download de mapas terão aproveitamento mais limitado do curso, não implicando no entanto em mudança do conteúdo do curso ou ressarcimento de valores aos alunos em questão.
Em caso de cancelamento do curso por parte da Kalapalo Editora, será restituído o valor integral pago na inscrição a todos os alunos.

Alunos que cancelem sua presença no CURSO DE GPS PARA AVENTURA com dez (10) dias do início do curso terão 100% do valor pago na inscrição restituído. Alunos que cancelem sua participação no curso entre dez (10) e cinco (5) dias de seu início terão 50% do valor pago restituído. Alunos que faltarem no curso, total ou parcialmente, ou cancelarem sua presença com menos de cinco (5) dias do início do curso, não terão restituição alguma do valor pago na inscrição.

O limite máximo de alunos por turma no CURSO DE GPS PARA AVENTURA é de 12 (doze) pessoas.

MATERIAL DIDÁTICO

O curso não oferece material didático impresso específico, ficando sob a responsabilidade de cada aluno fazer anotações, se achar necessário.

O curso oferece a cada aluno um link para que os alunos possam baixar e arquivar arquivos como mapasroteáveis, cartas topográficas digitalizadas, programas e drivers essenciais.

CERTIFICAÇÃO

O curso oferece diploma impresso certificando sua conclusão a alunos com 100% de presença e participação nas aulas, com aproveitamento satisfatório comprovado pela direção do curso ao longo do mesmo.

Jpeg

Alunos do CURSO DE GPS PARA AVENTURA em atividade de campo, MARÇO de 2016. Curso realizado no REFÚGIO KALAPALO, em Gonçalves (MG), na Serra da Mantiqueira.

INSTRUTOR

Hendrik Fendel, formado em Engenharia de Produção com ênfase em tecnologias mais limpas pela Universidade Regional de Blumenau (2005). Viveu na Alemanha o ano de 2004. Pratica esportes de contato com a natureza desde 1987. É escalador em rocha e montanhista. Pratica assiduamente mountain bike desce 1993. Realizou diversas viagens e explorações em bicicleta pelo Brasil e Alemanha. Planejou e organizou, de forma autônoma e auto-suficiente, viagens em trekking no Peru (Trilha Salcantay), Bolívia (Choro Trail), Argentina (Cruce de los Andes duas vezes, trilhas na Terra do Fogo e em El Chaltén), Chile (Torres del Paine duas vezes, Circuito Dentes de Navarino). Percorreu muitas trilhas em trekking no Brasil, como por exemplo, na Serra do Cipó (MG), Serra Fina (MG/SP), Serra dos Órgãos (RJ), Serra do Tabuleiro (SC), Campo dos Padres (SC), Complexo do Morumbi (PR), Pico Paraná (PR), Região dos Cânions (RS) e Serra da Mantiqueira (SP/MG). Usuário de GPS de forma regular e extensa, para prospecção e exploração de trilhas, desde 2002. Colaborou, em 2011, como guia local (biker-chave) na produção o Guia de Trilhas Serra Geral (Blugrama), da Kalapalo Editora e de autoria de Guilherme Cavallari.

INVESTIMENTO POR PESSOA

R$ 720 (setecentos e vinte reais)

CARGA HORÁRIA / PROGRAMAÇÃO

aproximadamente 20 horas de curso, divididos da seguinte forma:

Sexta-feira a partir das 17h: todos os alunos chegam no REFÚGIO KALAPALO
Sábado das 09:00 às 22:00
Domingo das 09:00 às 16:00

DATAS DO CURSO

Visite nossa AGENDA para saber as datas programadas para a realização desse e todos nossos demais cursos, treinamentos, workshops, vivências, viagens e expedições: http://www.kalapalo.com.br/index.php/agenda/

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO

O CURSO DE GPS PARA AVENTURA é realizado no REFÚGIO KALAPALO, em Gonçalves (MG), na Serra da Mantiqueira. O espaço é uma escola de aventura e um abrigo de montanha com hospedagem simples, em quartos coletivos com beliches e banheiros compartidos. Mais informações sobre o refúgio no link (http://www.kalapalo.com.br/index.php/clube/conheca-o-refugio-kalapalo/). Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (35) 99939-3427. Segue abaixo informações detalhadas sobre como chegar ao REFÚGIO KALAPALO:

1) Quase tudo asfalto:
Entre o asfalto que liga os municípios de São Bento do Sapucaí (SP) e Paraisópolis (MG), pela rodovia SP-042 (do lado paulista) ou MG-173/295 (do lado mineiro), está a entrada oficial para Gonçalves (MG), totalmente asfaltada. Uma vez no diminuto e simpático centro de Gonçalves siga as placas indicando São Sebastião das Três Orelhas, que fica 7 km antes do Bairro Campestre, onde estamos. Depois de São Sebastião das Três Orelhas logo aparecerão placas indicando a Fazenda Campestre, onde estamos situados. São 12 km em terra, que qualquer veículo de passeio consegue percorrer, não precisa ser 4×4. Uma dica para saber onde está a Fazenda Campestre, embora haja placas, é saber que a rua de terra que dá acesso ao REFÚGIO KALAPALO fica dez metros antes da entrada do Espaço Kalevala e de uma singela capelinha dedicada a São João. Essa rua de terra de 1,5 km de extensão chega diretamente à fazenda e ao REFÚGIO KALAPALO. Vá direto para a grande casa amarela no topo do morro, passando uma porteira e outra capelinha!

2) Quase tudo asfalto, com aventura:
A partir do município paulista de São Bento do Sapucaí, no bairro Serranos, existe um acesso de terra sinalizado que leva a Gonçalves (MG). São 12 km de extensão do centro da cidade até o REFÚGIO KALAPALO, metade em terra. O trecho de serra é íngreme e a estrada de terra pode estar em condições precárias, especialmente nos meses de chuva. Esse caminho é mais indicado a veículos 4×4, mas nos meses de estiagem pode ser feito normalmente por qualquer veículo. Depois de passar o portal que indica a divisa de municípios e de estados,  procure a capelinha muito singela, dedicada a São João, que fica na esquina da rua que dá acesso à Fazenda Campestre. A capelinha fica em frente ao Espaço Kalevala. Essa rua de terra de 1,5 km de extensão e termina na fazenda e no REFÚGIO KALAPALO. Vá direto para a grande casa amarela no topo do morro, passando uma porteira e outra capelinha!

3) Muita terra:
Pela Rodovia Fernão Dias, siga até o município de Cambuí (MG). Não entre no primeiro acesso (acesso sul), entre no segundo acesso, junto ao posto BR à direita para quem vai de São Paulo para Belo Horizonte. Uma vez na cidade, siga em direção ao bairro Córrego de Bom Jesus por cinco quilômetros em asfalto precário e suba a a serra em direção a Gonçalves. São 25 km de terra por uma estrada às vezes íngreme, sujeita a buracos e valetas dependendo do clima. Em época de chuva, esse é um caminho mais apropriado a veículos 4×4. No bairro rural de Campo dos Raposos vai haver uma estátua do Cristo Redentor com uma bifurcação. Tome a via da esquerda. O próximo bairro rural é Costas. Passe em frente à igreja matriz e vire à direita. Mais 9 km e chega-se ao cento de Gonçalves. Uma vez no diminuto e simpático centro de Gonçalves siga as placas indicando São Sebastião das Três Orelhas, que fica 7 km antes do Bairro Campestre, onde estamos. Depois de São Sebastião das Três Orelhas logo aparecerão placas indicando a Fazenda Campestre, onde estamos situados. São 12 km em terra, que qualquer veículo de passeio consegue percorrer, não precisa ser 4×4. Uma dica para saber onde está a Fazenda Campestre, embora haja placas, é saber que a rua de terra que dá acesso ao REFÚGIO KALAPALO fica dez metros antes da entrada do Espaço Kalevala e de uma singela capelinha dedicada a São João. Essa rua de terra de 1,5 km de extensão chega diretamente à fazenda e ao REFÚGIO KALAPALO. Vá direto para a grande casa amarela no topo do morro, passando uma porteira e outra capelinha!

4) Quase só terra:
Pela rodovia Fernão Dias, chegue ao distrito de Monte Verde (MG). É possível chegar a Monte Verde por Joanópolis (SP) ou Camanducaia (MG). Via Joanópolis é tudo terra, por 41 km de serra. Tem que chegar ao bairro Cancan em Monte Verde e passar em frente à conhecida Pousada Ponto de Luz e manter-se na estrada principal até chegar ao asfalto que liga Camanducaia a Monte Verde. Uma vez em Monte Verde, tem que seguir uma sequência de bairros rurais… Ponte Nova, Jaguary de Cima e Juncal, onde o caminho conecta com a estradinha de terra que liga o bairro Campestre com o centro de Gonçalves. Depois do Juncal vai haver placas indicando o bairro Campestre e a Fazenda Campestre. Uma dica para saber onde está a Fazenda Campestre, embora haja placas, é saber que a rua de terra que dá acesso ao REFÚGIO KALAPALO fica dez metros antes da entrada do Espaço Kalevala e de uma singela capelinha dedicada a São João. Essa rua de terra de 1,5 km de extensão chega diretamente à fazenda e ao REFÚGIO KALAPALO. Vá direto para a grande casa amarela no topo do morro, passando uma porteira e outra capelinha! Esse caminho todo, de Joanópolis a Monte Verde e depois até Gonçalves, está detalhadamente mapeado e publicado no GUIA DE TRILHAS CICLOMANTIQUEIRA (LINK para detalhes do livro no site).

DISTÂNCIAS ATÉ GONÇALVES (MG):
São Paulo (rodovia Fernão Dias): 180 km
São Paulo (rodovia Carvalho Pinto): 230 km
Rio de Janeiro (rodovia Fernão Dias): 380 km
Belo Horizonte (rodovia Fernão Dias): 480 km
Campinas (rodovias D. Pedro e F. Dias): 180 km
São José dos Campos: 100 km
Pouso Alegre: 80 km
Itajubá: 80 km
Campos do Jordão: 70 km
São Bento do Sapucaí: 25 km
Paraisópolis: 23 km
Monte Verde: 49 km

MAPA DA REGIÃO DE GONÇALVES, O BAIRRO CAMPESTRE ESTÁ NA BASE DO MAPA, NO CENTRO, A FAZENDA CAMPESTRE FICA NO PÉ DA PEDRA BONITA…

mapagonçalvesCAMPESTRE

Links para baixar, gratuitamente, os softwares de apoio necessários para a realização do curso:
GARMIN BASECAMP: http://www.garmin.com/en-US/shop/downloads/basecamp
GARMIN BASECAMP (versão para Mac): http://www8.garmin.com/support/download_details.jsp?id=4449
TRACKMAKER: http://www.trackmaker.com/downloadscontract.php?lang=port
Não existe versão do TRACKMAKER para Mac
GOOGLE EARTH: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Para baixar gratuitamente CARTAS TOPOGRÁFICAS ANALÓGICAS E DIGITAIS (ESCANEADAS, NÃO VETORIZADAS) DO BRASIL do IBGE…
LINK: http://loja.ibge.gov.br/cartas-mapas-e-cartogramas/mapeamento-topografico.html

Para baixar gratuitamente MAPA RODOVIÁRIO ROTEÁVEL DO BRASIL para o programa BASECAMP (ATENÇÃO: baixar o mapa indicado como TRC-BRASIL “Tracksource Roteavel Completo – Mapa completo do Brasil para uso em GPS Garmin ou compatíveis” na primeira linha onde diz “PC”)…
LINK: http://www.tracksource.org.br/index.php/downloads-mapas.html

Para baixar gratuitamente CARTAS TOPOGRÁFICAS DIGITAIS DO BRASIL para o programa BASECAMP, dividido e organizado em regiões, (sugerimos baixar para o curso no mínimo a carta topográfica da Região Sudeste)…
LINK: http://www.mogeo.com.br/mapas/

Para baixar gratuitamente o MAPA RODOVIÁRIO NÃO-ROTEÁVEL DO BRASIL para o programa TRACKMAKER (ATENÇÃO: baixar o arquivo indicado como “Mapas de fundo, não roteáveis, para uso no software TrackMaker (GTM)” na linha onde diz “TRC-GTM”)…
LINK: http://www.tracksource.org.br/index.php/downloads-mapas.html

Para baixar gratuitamente mapas para MAC…
LINK: http://www.tracksource.org.br/desenv/instaladores.php?lid=31

CURSO DE GPS PARA AVENTURA realizado em 30 e 31 de julho de 2011
http://www.kalapalo.com.br/index.php/realizado-o-curso-de-gps-para-aventura/
CURSO DE GPS PARA AVENTURA realizado em 26 e 27 de maio de 2012
http://www.kalapalo.com.br/index.php/aconteceu-mais-uma-turma-do-curso-de-gps-para-aventura/
CURSO DE GPS PARA AVENTURA realizado em 18 e 19 de agosto de 2012
http://www.kalapalo.com.br/index.php/aconteceu-mais-uma-turma-do-curso-de-gps-para-aventura/

Relatos e fotos
4-Curso-de-Trekking--junho-2012
RELATO E FOTOS DO CURSO DE TREKKING (JUNHO 2012)
Depois de quase três semanas consecutivas de muita chuva, batendo todos os recordes de precipitação em São Paulo das últimas décadas, tivemos um fim de semana de sol pleno… Justamente no final de semana
3
REALIZADO O CURSO DE TREKKING (NÍVEL BÁSICO)
Realizamos a terceira turma do CURSO DE TREKKING (NÍVEL BÁSICO) de 27 a 29 de janeiro. Sete alunos concluíram o curso e se diplomaram: (em pé) Ulisses de Souza Rodrigues, Diana de Matos Gregores,
Curso
REALIZADA A SEGUNDA TURMA DO CURSO DE TREKKING
Parabéns aos graduados da segunda turma do CURSO DE TREKKING – NÍVEL BÁSICO (LÍDER DE TREKKING) (link para descritivo completo do curso) realizado de 26 a 28 de agosto aqui no Clube da Aventura Kalapalo!
Inscrições

Gostou do curso? Preencha a Ficha de Interesse abaixo e entraremos em contato.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Celular

Endereço (obrigatório)

Número

Bairro (obrigatório)

Cidade (obrigatório)

UF (obrigatório)

Depoimentos