Fotos e Filmes »

FOTOS DO ROTEIRO DE CICLOTURISMO “BLUGRAMA”

FOTOS DO ROTEIRO DE CICLOTURISMO “BLUGRAMA”

BLUGRAMA é o apelido do roteiro de cicloturismo em mountain bike criado por Guilherme Cavallari e publicado no GUIA DE TRILHAS SERRA GERAL (BLUGRAMA) (link para a página oficial no site). capa.inddTrata-se de um longo circuito de 1.611 km de extensão conectando os principais atrativos naturais e turísticos da Serra Gaúcha e da Serra Catarinense, com Blumenau (SC) numa extremidade e Gramado (RS) na outra – daí o nome BluGrama. O roteiro transia por estradas de terra e trilhas públicas de pouco fluxo de veículos e de passagem livre, com pernoite programados em localidades com infraestrutura de recepção de turismo, com pousadas, hotéis e restaurantes. Não é necessário acampar em nenhum trecho da viagem. Cidades, localidades e regiões como Blumenau (SC), Pomerode (SC), Vale Europeu (SC), Urubici (SC), São Joaquim (SC), Parque Nacional Vale do Itajaí (SC), Bom Jardim da Serra (SC), Parque Nacional São Joaquim (SC), Cânion Monte Negro (RS), São José dos Ausentes (RS), Cambará do Sul (RS), Canela (RS) e São Francisco de Paula (RS) são visitadas pelo roteiro.

As fotos abaixo dão uma ideia da beleza da viagem:

BluGrama DIA 1 (12) REDUZIDA

DIA 01 do BLUGRAMA, de Blumenau (SC) a Pomerode (SC). Apenas nesse primeiro dia o roteiro transita por 50% de estrada asfaltada. A característica do percurso é manter-se em estradas de terra.

BluGrama DIA 1B (73) REDUZIDA

O BLUGRAMA oferece uma alternativa para o DIA 01, chamado de DIA 01-B, que em vez de ir de Blumenau (SC) a Pomerode (SC), cruza o Parque Nacional Vale do Itajaí e vai de Blumenau a Apiúna (SC). Um dos trechos mais bonitos de todo o roteiro!

BluGrama DIA 2 (4) REDUZIDA

Pomerode é chamada de “a cidade mais alemã do Brasil” e o BLUGRAMA visita não somente esse município, mas toda a região turística conhecida por “Vale Europeu”. DIA 02, de Pomerode (SC) a Rio dos Cedros (Palmeiras) (SC).

BluGrama DIA 3 (1) REDUZIDA

DIA 03 do BLUGRAMA, de Rio dos Cedros (Palmeiras) (SC) a Rodeio (SC), transitando por longas fileiras de pinheiros de reflorestamento, que dão um ar bem europeu à paisagem.

BluGrama DIA 5 (33) REDUZIDA

A colonização europeia da região – alemã, italiana, ucraniana, polonesa – é bem visível e preservada.

BluGrama DIA 5 (41) REDUZIDA

Ainda no DIA 05 do BLUGRAMA, mata nativa e reflorestamentos, estradinhas de terra praticamente sem movimento de veículos. O ciclista na foto, Hendrik Fendel, conhece a região como poucos.

BluGrama DIA 5 (45) REDUZIDA

A arquitetura enxamel, também conhecida como “fachwerk”, é típica alemã e muito comum na região.

BluGrama DIA 8 (2) REDUZIDA

Ponte de pedestres no DIA 08 do BLUGRAMA, entre Ituporanga (SC) e Petrolândia (SC).

BluGrama DIA 8 (6) REDUZIDA

Paisagens bucólicas… DIA 08 do BLUGRAMA, de Ituporanga (SC) a Petrolândia (SC).

BluGrama DIA 9 (21) REDUZIDA

Araucárias também fazem parte da paisagem local, assim como acontece na Serra da Mantiqueira… DIA 09 do BLUGRAMA, entre Petrolândia (SC) e Rio Rufino (SC).

BluGrama DIA 11 (67) REDUZIDA

Um dos trechos mais lindos e selvagens do BLUGRAMA, no DIA 11 entre Uburubici (SC) e Bom Jardim da Serra (SC), cruzando o Parque Nacional São Joaquim.

BluGrama DIA 12 (107) REDUZIDA

DIA 12 do BLUGRAMA, entre Bom Jardim da Serra (SC) e o Cânion Monte Negro (RS). Na época do mapeamento do livro a ponte sobre o Rio das Contas, divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, havia sido levada por uma enxurrada, mas já foi reconstruída.

BluGrama DIA 13 (9) REDUZIDA

DIA 13 do BLUGRAMA, entre o Cânion Monte Negro (RS) e São José dos Ausentes (RS). Costuma chover bastante em toda a região, exigindo equipamento e o espírito adequados.

BluGrama DIA 17 (21) REDUZIDA

DIA 17 do BLUGRAMA, de Gramado (RS) a Lajeado Grande (RS). Na foto a igreja matriz de Gramado.

BluGrama DIA 17 (34) REDUZIDA

Cascata do Caracol, uma das maiores atrações naturais da região, visitada no DIA 17 do BLUGRAMA, entre Gramado (RS) e Lajeado Grande (RS).

BluGrama DIA 17 (66) REDUZIDA

Antiga ponte de ferro no DIA 17 do BLUGRAMA, entre Gramado (RS) e Lajeado Grande (RS)

BluGrama DIA 18 (39) REDUZIDA

Famoso “Passo do S” no DIA 18 do BLUGRAMA, de Lajeado Grande (RS) a Cambará do Sul (RS). Essa tradicional travessia do Rio Tainhas é feita até hoje sem ponte. Normalmente a profundidade do rio permite o trânsito de veículos e pedestres.

BluGrama DIA 21 (55) REDUZIDA

A Serra Gaúcha e a Serra Catarinense são as regiões mais frias do Brasil e o fogão a lenha é uma tradição centenária e muito bem-vinda. DIA 21 do BLUGRAMA, de São José dos Ausentes (RS) ao Cachoeirão dos Rodrigues (RS).

BluGrama DIA 23 (2) REDUZIDA

DIA 23 do BLUGRAMA, no município de São Joaquim (SC). A cidade vive do turismo de inverno e costuma ter alguns dias de neve todo inverno.

BluGrama DIA 25 (90) REDUZIDA

Serra do Corvo Branco no DIA 25 do BLUGRAMA, de Urubici (SC) a Santa Rosa de Lima (SC). Único trecho em que o roteiro desce a Serra Geral em direção ao litoral.

BluGrama DIA 26 (8) REDUZIDA

DIA 26 do BLUGRAMA, de Santa Rosa de Lima (SC) a Anitápolis (SC). Pontes cobertas são uma atração local e exemplo de uma tradição arquitetônica vinda da Europa.

BluGrama DIA 27 (33) REDUZIDA

DIA 27 do BLUGRAMA, de Anitápolis (SC) a Alfredo Wagner (SC), pedalando paralelo ao Rio Caeté.

BluGrama DIA 28 (59) REDUZIDA

DIA 28 do BLUGRAMA, de Alfredo Wagner (SC) a Ituporanga (SC), pastos e araucárias numa região conhecida pela produção de cebola.

BluGrama DIA 29 (10) REDUZIDA

Sua excelência O Chimarrão, símbolo máximo de toda a Região Sul do Brasil, visitada de forma criativa e saudável pelo BLUGRAMA.