Fotos e Filmes »

FOTOS DO ROTEIRO DE CICLOTURISMO “CICLOMANTIQUEIRA”

FOTOS DO ROTEIRO DE CICLOTURISMO “CICLOMANTIQUEIRA”

CICLOMANTIQUEIRA é um roteiro de cicloturismo em mountain bike criado por Guilherme Cavallari em 2009 e publicado no GUIA DE TRILHAS CICLOMANTIQUEIRA (link para resenha). CAPA Guia de Trilhas CicloMantiqueiraTrata-se de um percurso de 1.168 km de extensão, por trilhas e estradas de terra de pouco ou raro trânsito de veículos motorizados, conectando os principais atrativos naturais e turísticos da Serra da Mantiqueira. Cidades e vilas como Campos do Jordão, Monte Verde, Gonçalves, Aiuruoca, Passa Quatro, Visconde de Mauá, Maringá, Conceição do Ibitipoca são visitadas pelo roteiro. Atrativos naturais como Pedra do Baú, Cachoeira da Fragária, Pedra Selada, Pico do Selado, Serra Fina, Pico dos Marins, Pico do Itaguaré, Pico do Papagaio, entre outros, são também visitados pelo roteiro. O livro, GUIA DE TRILHAS CICLOMANTIQUEIRA, apresenta o mapeamento objetivo e preciso de todo o percurso com planilhas, gráficos de altimetria, mapas esquemáticos, resumo em texto de cada trecho, fotos coloridas, indicação de onde dormir, onde comer e ciclistas locais para contato. Os 1.168 km da CICLOMANTIQUEIRA estão divididos em 30 dias ligando localidades com infraestrutura turística. Não é preciso acampar em nenhum ponto do trajeto se o viajante não quiser.

As fotos abaixo são apenas um breve exemplo do que a Serra da Mantiqueira tem a oferecer em termos de beleza natural e experiência de vida…

cicloM-Dia03 (17)

Guilherme Cavallari chegando ao município de Gonçalves (MG), vindo de Monte Verde (MG) no DIA 3 da CICLOMANTIQUEIRA. Pedra Chanfrada (1.650 m) ao fundo.

cicloM-Dia05 (6)

Conjunto do Baú – Bauzinho (1.760 m), Pedra do Baú (1.950 m) e Ana Chata (1.670 m) – visto do DIA 05 da CICLOMANTIQUEIRA, de São Bento do Sapucaí (SP) a Brazópolis (MG).

cicloM-Dia09 (3)

Guilherme Cavallari no DIA 09 da CICLOMANTIQUEIRA, entre Marmelópolis (MG) e Passa Quatro (MG). A montanha ao fundo à direita é o Pico dos Marins (2.420 m).

cicloM-Dia09 (17)

Vista da Serra Fina, um dos cartões postais da Serra da Mantiqueira, visto do DIA 09 da CICLOMANTIQUEIRA, entre Marmelópolis (MG) e Passa Quatro (MG).

cicloM-Dia11 (39)

Guilherme Cavallari em um dos muitos corredores de araucárias da CICLOMANTIQUEIRA. Essa foto foi feita no DIA 11 do roteiro, trecho entre Itamonte (MG) e Maringá (RJ) e o dia mais longo e mais difícil do percurso.

cicloM-Dia11 (75)

Ainda no DIA 11 da CICLOMANTIQUEIRA, entre Itamonte (MG) e Maringá (RJ), com a Pedra Selada (1.755 m) ao fundo.

cicloM-Dia11 (77)

Ainda no DIA 11 da CICLOMANTIQUEIRA, seguindo viagem por estradinhas de terra bordadas de araucárias.

cicloM-Dia13 (8)

Guilherme Cavallari no DIA 13 da CICLOMANTIQUEIRA, entre Bocaina de Minas (MG) e Aiuruoca (MG).

cicloM-Dia13 (55)

Guilherme Cavallari no DIA 13 da CICLOMANTIQUEIRA, próximo a Aiuruoca (MG).

cicloM-Dia15 (3)

DIA 15 da CICLOMANTIQUEIRA, entre Andrelândia (MG) e Santana do Garambéu (MG), onde as montanhas da Serra da Mantiqueira perdem altitude até de perderem no horizonte.

cicloM-Dia15 (24)

Guilherme Cavallari no DIA 15 da CICLOMANTIQUEIRA, entre Andrelândia (MG) e Santana do Garanbéu (MG).

cicloM-Dia17 (15)

Guilherme Cavallari no DIA 17 da CICLOMANTIQUEIRA, entre Conceição do Ibitipoca (MG) e Sousa do Rio Grande (MG). O roteiro circular tem Extrema (MG) numa extremidade e Conceição do Ibitipoca (MG) na outra.

cicloM-Dia21 (4)

Guilherme Cavallari no DIA 21 da CICLOMANTIQUEIRA, no município de Aiuruoca (MG). A montanha ao fundo é o Pico do Papagaio (2.105 m), localizada no Parque Estadual da Serra do Papagaio.

cicloM-Dia21 (14)

Pico do Papagaio (2.105 m) no município de Aiuruoca (MG), no DIA 21 da CICLOMANTIQUEIRA.

cicloM-Dia21 (51) Pan

Ainda no DIA 21 da CICLOMANTIQUEIRA, Guilherme Cavallari pedala por trilha entre o Vale do Matutu, em Aiuruoca (MG), e o município de Alagoa (MG).

cicloM-Dia22 (27)

DIA 22 da CICLOMANTIQUEIRA, entre Alagoa (MG) e Itamonte (MG), região da Serra da Mantiqueira de tradicional fabricação de queijos artesanais de excelente qualidade. Burrinhos ainda levam o leite pelas montanhas.

cicloM-Dia25 (2)

Guilherme Cavallari em Maria da Fé (MG), no DIA 25 da CICLOMANTIQUEIRA. A antiga estação de trem na foto hoje é um belo museu.

cicloM-Dia28 (11)

DIA 28 da CICLOMANTIQUEIRA, entre Sapucaí Mirim (SP) e São Francisco Xavier (SP).