2010, 13 maio – JORNAL DA TARDE

13 de maio de 2010

Pedalando na Serra da Mantiqueira

Não é preciso ser um expert em duas rodas: há roteiros mesmo para ciclistas iniciantes

Algo em torno de mil quilômetros de trilhas e mais de 25 cidadezinhas para visitar, além de rios, cachoeiras, rochas e matas. Tudo para ser desbravado de bicicleta e bem perto de São Paulo, na Serra da Mantiqueira.

Esse belo roteiro turístico em meio à natureza acaba de ser mapeado e reunido pelo especialista em esportes de aventura Guilherme Cavallari. O Guia de Trilhas cicloMANTIQUEIRA (Ed. Kalapalo, 128 págs., R$ 39) mostra 30 opções de trajetos, com alternativas tanto para aventureiros experientes quanto para aqueles que estão começando a fazer viagens de bicicleta.

E mesmo quem não está disposto acampar pelo caminho pode aproveitar as sugestões de roteiros. Em cada trecho, as cidades de partida e chegada contam com opções de hospedagem e alimentação. A seguir, selecionamos trilhas para três níveis de viajantes – que tal se animar e experimentar um jeito diferente de cair da estrada?

Fácil

– De Extrema a Joanópolis
Roteiro de 20,3 km, com equilíbrio entre subidas e descidas, ideal para quem está começando . O passeio pode ser feito em um dia.

– De Maria da Fé a Itajubá
O trecho de 23,21 km acompanha o leito de uma extinta ferrovia, ao lado de grandes paredões de pedras que foram recortadas para a passagem do trem.

Moderada

– De Marmelópolis a Passa Quatro
Estradinhas de terra cortam a parte mais montanhosa da Mantiqueira, onde está a maior área de preservação natural. São 33,62 km com mais descidas que subidas – o que pede certo preparo.

– De Gonçalves a São Bento do Sapucaí
Pedras soltas e valetas compõem os 24,85 km – em dias de chuva, só os 4×4 passam. Gonçalves, com bons restaurantes e pousadas, é a aposta turística da região.

Difícil

– De Itamonte a Maringá
Subidas não vão faltar nos 91,32 km – se somadas, ultrapassam os 3 mil metros. Por isso, completar a trilha em um dia é para poucos. É possível (e recomendável) dividir o roteiro em dois ou três dias: há boas pousadas pelo caminho.

– De Itajubá a Campos do Jordão
Disposição e preparo técnico são necessários para encarar os 59,66 km até o destino mais badalado da serra. Principalmente durante os 10 km de subida praticamente constante – mas a vista compensa o esforço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


MARCAS QUE APÓIAM NOSSOS PROJETOS: