Blog »

MOCHILA DEUTER ACT LITE

gui 31/05/2017 0

DSC06707 REDUX

Desde março de 2017, a renomada marca alemã DEUTER, presente no Brasil desde 2001, apoia o CURSO DE TREKKING que ministro regularmente no REFÚGIO KALAPALO, a escola de aventura e abrigo de montanha que mantenho em Gonçalves (MG), na Serra da Mantiqueira.

Um dos aspectos dessa parceria é o fornecimento de equipamento para uso dos alunos nesse curso. Cada aluno inscrito no CURSO DE TREKKING pode usar uma mochila DEUTER ACT LITE durante o curso se quiser. Quem já possui mochila e prefere usar seu próprio equipamento, fica livre para faze-lo, claro. Quem não tem mochila alguma, tem a oportunidade de experimentar um produto de alta qualidade numa situação real de trilha.

logos-2

Empresas que apoiam o CURSO DE TREKKING da KALAPALO EDITORA.

Minha escolha para essa ação foi a mochila ACT LITE 65+10 (masculina) e ACT LITE 60+10 SL (feminina), que considero um equipamento completo e extremamente eficiente.

Nesse curso, ensino aos alunos técnicas de acampamento selvagem, deslocamento em trilha, mínimo impacto ambiental, navegação com uso de carta topográfica e bússola, noções de primeiros socorros e, claro, identificação e escolha de equipamento apropriado. E a mochila é um dos itens mais importantes de equipamento.

Fazemos uma trilha de apenas 3 km de extensão, com 500 m verticais de ganho de altitude, para acampar no topo de uma montanha. Como parte do treinamento, todos os alunos têm que fazer o deslocamento de forma autossuficiente, carregando todo seu kit de acampamento, alimentação e água. Para isso, é preciso uma mochila que atenda a todas as necessidades, com volume adequado, baixo peso, resistência, ergonomia e boa funcionalidade.

DSC06701 REDUX

Alunos do CURSO DE TREKKING em trilha, com as mochilas DEUTER ACT LITE.

A DEUTER ACT LITE foi minha primeira escolha para esse fim. Ela tem diversas características que considero fundamentais, como:

1) É uma mochila cargueira com excelente capacidade de carga — 65 litros para homens e 60 litros para mulheres. Os “+10” indicados fazem parte do “colarinho” expansível do compartimento principal e não devem ser usados, se possível. Para quem possui equipamento de trekking ultraleve, com saco de dormir de pluma de ganso, isolante térmico inflável ultraleve, barraca compacta e roupas técnicas pouco volumosas, sobra espaço de monte para levar muita comida, por exemplo. Essa mochila é perfeita para quem quer fazer, por exemplo, o Circuito “O” em Torres del Paine — um roteiro de trekking de 9 dias de duração e 125 km de extensão. Mas também atende perfeitamente a aventureiros rumo à Serra Fina, Petrô-Terê, Marins-Itaguaré e outras travessias de 3 a 4 dias de duração.

2) É uma mochila leve. Apesar de robusta, confortável e resistente, a ACT LITE 65+10 pesa apenas 1,990 kg e a ACT LITE 60+10 SL (feminina) pesa 1,900 kg. Obviamente, existem mochilas muito mais leves no mercado internacional, mas nenhuma com esse nível de acolchoamento e conforto, robustez de material e resistência.

DSC06713 REDUX

Não falta espuma no lugar certo, para fazer dessa, uma das mochilas mais confortáveis no mercado, sem ser excessivamente quentes nas costas, graças ao ótimo sistema de ventilação.

4) É uma mochila com os recursos necessários, nem mais nem menos. A ACT LITE oferece aquilo que precisamos de uma mochila cargueira e isso basta. Ela tem um compartimento central amplo e de fácil acesso, a boca da mochila não é estreita e não existe um zíper para acesso a esse compartimento. Isso significa menos peso e menos um zíper para dar problema na trilha. O único zíper na ACT LITE fica no compartimento de baixo, geralmente usado para o saco de dormir e afins. E isso faz sentido! Na hora de montar a barraca, ter acesso rápido ao material de dormir é interessante. O compartimento da tampa, que fecha a boca da mochila, também é amplo e descomplicado. Fora isso, a mochila tem dois bolsos laterais abertos, que são geralmente usados para garrafas d’água ou de combustível, dois bolsos pequenos com zíperes na barrigueira, úteis para carregar carteira, dinheiro, documentos, máquinas fotográficas compactas e afins, e um compartimento aberto de material telado, importante para o transporte de roupa suja e molhada ou lixo. Quem precisa de mais?

DSC06711 REDUX

Compartimento de material telado no corpo da mochila, ótimo para transporte de roupas molhadas, sujas ou lixo.

Como toda boa mochila, a ACT LITE é compatível com sistema de hidratação, tem todos os ajustes necessários para que o equipamento fique firme e confortável nas costas do usuário, oferece versão feminina para melhor adaptação ao corpo da mulher e usa material sintético que, apesar de não ser à prova d’água, também não absorve água quando molhado. Mas a mochila vem com capa de chuva, claro.

Os alunos do CURSO DE TREKKING que usaram a DEUTER ACT LITE aprovaram e eu também. Não consigo imaginar outro equipamento, disponível no mercado brasileiro, que pudesse atender tão bem às demandas da experiência. Para saber as datas das próximas turmas do CURSO DE TREKKING, acesse a AGENDA do REFÚGIO KALAPALO.

DSC06705 REDUX

Alunos formados no CURSO DE TREKKING da KALAPALO EDITORA de maio de 2017.