TANDEM KALAPALO… UMA BIKE DE RESPEITO!

1 de abril de 2016
DSC05857 REDUX CUT

Adriana Braga e Guilherme Cavallari inaugurando a TANDEM KALAPALO em Gonçalves (MG), na Serra da Mantiqueira.

É com muito orgulho que apresento a todos a TANDEM KALAPALO… UMA BIKE DE RESPEITO! E bota respeito nisso! Com 2,05 m de cumprimento, de roda a roda, exatos 20,65 kg de peso total, a bike vai carregar Guilherme Cavallari (1,80 m de altura e 84 kg de peso) e Adriana Braga (1,54 m e 54 kg) por aproximadamente 850 km de estradas de terra e trilhas nas Highlands da Escócia ainda esse mês…

DSC05863 REDUX

TANDEM KALAPALO, projeto de Denis Cardoso, da Cardoso Cycles, com apoio da Shimano e das suspensões Fox.

Tudo começou em 1997, mais ou menos um ano depois de eu ter conhecido e me apaixonado pela Adriana e ela por mim. Namoramos seis meses e fomos morar juntos. Eu tinha 33 anos e ela 31 anos, ela saía de uma casamento de mais de nove anos e eu acabava de voltar de dois anos na Alemanha, onde trabalhei como mensageiro de bicicleta. Comprar uma tandem, uma bike dupla, me pareceu então uma ótima maneira de iniciar um casamento sem data para terminar.

DSC05868 REDUX

Guilherme Cavallari e Adriana Braga no REFÚGIO KALAPALO, a escola de aventura e abrigo de montanha em Gonçalves (MG), onde os dois vivem e trabalham.

Agora estamos em abril de 2016 e Adriana e eu vamos celebrar 20 anos juntos. E temos muito o que celebrar! Além do tempo, vivemos aventura e desventuras juntos, vimos amigos e parentes falecerem, sobrinhos nascerem, realizamos sonhos e fantasias, amargamos frustrações e decepções – nada de novo ou muito diferente da vida de quase todo mundo. Mas o diferencial acho que foi o companheirismo e a admiração que sempre alimentamos ao longo do tempo. Nunca um limitou a liberdade do outro. E não consigo imaginar alguém melhor para ter tido ao meu lado nessas duas últimas décadas e tenho certeza que a Adri pensa o mesmo. Essa certeza talvez seja nosso grande sucesso enquanto casal.

DSC05858 REDUX

TANDEM KALAPALO, pronta para encarar os desafios e sonhos do casal Guilherme Cavallari e Adriana Braga.

Nossa primeira tandem está hoje nas mãos de um grande amigo, o catarinense Hendrik Fendel (link para artigo), que está fazendo bom uso dela ao lado da Ana, sua esposa e companheira de pedal. Nossa nova bike, a TANDEM KALAPALO, vai conosco no fim desse mês para nossa primeira cicloviagem, ou melhor, ciclo-expedição juntos. A bike foi construída sob medida pelo frame-builder paulistano Denis Cardoso (www.cardosocycles.com) e teve o apoio da SHIMANO (http://bike.shimano.com.br/) e da FOX (http://www.bronet.com.br/#!fox/c1xce), duas das melhores marcas do segmento ciclismo do mundo!

logo SHIMANO

logo FOX

E para quem, com eu, adora bicicletas, aqui vão alguns detalhes do projeto…

O quadro foi construído do zero em CroMolly (cromo-molibdênio) juntando as medidas de um quadro de 19 polegadas (frente) e outro de 16 polegadas (traseira), para atender às diferenças de tamanho do casal. A suspensão de downhill, de 180 mm de curso, com eixo de 110 x 15 mm e acabamento Kashima, para aro de 26 polegadas, é quase uma obra de arte. Se eu não a usasse na bike penduraria na parede de casa! As peças SHIMANO são um misto de XT e ZEE, o primeiro é o icônico grupo de peças mais cobiçado do mountain bike e imbatível em qualquer comparação com outras marcas, o segundo, é o preferido entre os praticantes de downhill, é indestrutível, robusto e confiável. Ou seja, toda a transmissão de marchas e as rodas são Shimano XT e os freios hidráulicos e o cubo dianteiro são Shimano ZEE.

DSC05862 REDUX

TANDEM KALAPALO, marca Cardoso, modelo Yoshimoto Tandem em homenagem ao saudoso Fábio Yoshimoto, o “Japinha”.

A TANDEM KALAPALO, da marca Cardoso, ganhou uma homenagem na escolha de um nome para o modelo: Yoshimoto Tandem. É eu e o Denis fomos amigos do Fábio Yoshimoto, o “Japinha”, que construíu o primeiro quadro de mountain bike 29 polegadas brasileiro, chamado SAGA. O Japinha trabalhou em diversas lojas de bike em São Paulo e passou por várias marcas de bike como profissional desenvolvedor de produtos. Comigo ele pedalou algumas vezes de Sampa até Ilhabela ou Campos do Jordão, corremos juntos as “12 Horas de São Paulo”, fazíamos trilhas juntos regularmente. O Fábio morreu, em 2011, aos 32 anos, vítima de câncer e deixou saudades.

Mapa PROJETO HIGHLANDS logos

Roteiro planejado (em vermelho), de aproximadamente 850 km, a ser feito de mountain bike tandem pelas Highlands da Escócia. No mapa também está (em azul) o percurso executado da CAPE WRATH TRAIL.

Bike nova, sonho novo…

Agora estou no PROJETO HIGHLANDS. Depois de terminado o ciclo de produção do PROJETO TRANSPATAGÔNIA, com o lançamento do filme-documentário TRANSPATAGÔNIA (trailer: https://www.kalapalo.com.br/index.php/fotosf/trailer-documentario-transpatagonia/) e do livro TRANSPATAGÔNIA, PUMAS NÃO COMEM CICLISTAS (https://www.kalapalo.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=170), mergulhei de cabeça em outra viagem, outra pesquisa…

cópia de DSC05015

Guilherme Cavallari em outubro de 2015, durante a CAPE WRATH TRAIL, primeira fase do PROJETO HIGHLANDS.

Em outubro/novembro passados fiz sozinho os 450 km de trekking semi-selvagem da CAPE WRATH TRAIL nas Highlands da Escócia (fotos e relatos: https://www.kalapalo.com.br/index.php/fotosf/fotos-cape-wrath-trail-highlands-escocia/). Voltei ao Brasil enlouquecido com o que vi e vivi! Decidi retornar, dessa vez de bike, acompanhado da Adriana, de tandem… E em setembro, se tudo der certo, pretendo levar um pequeno grupo para terminar a exploração da região na EXPEDIÇÃO MUNROS (https://www.kalapalo.com.br/index.php/expedicoes/expedicao-munros-highlands-escocia/). Dessas três viagens e dos mais de 100 livros que já comecei a ler sobre as Highlands, vai sair um novo filme e um novo livro.

E se você também tem uma tandem ou conhece alguém que tenha, venha participar do nosso CLUBE DA TANDEM… É só entrar em contato com a gente!

O PROJETO HIGHLANDS tem o apoio da SPOT (tecnologia de comunicação via satélite) e da SOLO (roupas técnicas).

solo_logo

 

logo SPOT preto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


MARCAS QUE APÓIAM NOSSOS PROJETOS: