Trilhas e Roteiros »

BluGrama DIA 01 / Blumenau – Pomerode

BluGrama DIA 01 / Blumenau – Pomerode

KM Total: 35,87
Metros subidos: 421 / descidos: 389
Tempo estimado: 1:15 a 4 horas

DESCRIÇÃO:

O BluGrama é um roteiro circular, pode ser iniciado de qualquer ponto. Seu desenho em anéis interligados facilita também a logística de transporte, é fácil e até aconselhável ir de carro até o ponto de partida, pedalar um ou mais dos cinco anéis que compõem o roteiro, para retornar ao ponto onde o carro foi deixado. O DIA 1 do BluGrama liga Blumenau a Pomerode, a “cidade mais alemã do Brasil”. Na verdade, são duas cidades com forte influência alemã. A região ficou muito conhecida no cenário de cicloturismo nacional com a criação do Vale Europeu, um circuito que conecta diversas cidades também conectadas pelo BluGrama. Aliás, essa parte do BluGrama pode ser considerado como o suprassumo do Vale Europeu, apresentando suas partes mais bonitas. Esse trecho de Blumenau a Pomerode é relativamente curto e plano, com apenas uma serra curta a ser subida e descida. Um trecho bastante curto, em singletrack, economiza vários quilômetros em estradas convencionais. Boa parte do percurso desse dia é por asfalto com pouco movimento de veículos. Não existe alternativa de conexão entre essas duas cidades totalmente por terra. Todo o percurso está detalhadamente mapeado no livro GUIA DE TRILHAS SERRA GERAL (BLUGRAMA), bem como indicações de hospedagem e alimentação.

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

2 comentários »

  1. Luciano Vieira 04/01/2017 at 20:58 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Saí de Blumenau hj, 4/01 e cheguei em Pomerode sem percalços.... O singletrack cresceu, virou estrada.... Continua difícil, subida íngreme e cheia de obstáculos (pedras, principalmente).... Mas ainda bem que é curta.... Depois descida revigorante até Pomerode, cidade bem simpática! Começo auspicioso pro Blugrama parte 2 !!!

    Nota:

  2. Adilson de Carvalho 12/05/2013 at 19:23 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Muita atenção ao pedalar pela cidade de Blumenau, a cordialidade e o respeito para com ciclistas e pedestres ainda não chegou por lá. Siga a orientação do Guia e sempre que possível, pedale pela calçada, mesmo que for um ciclista experiente. Não tenha pressa. O único ponto difícil, a subida do bairro de Tatutiba, estava bem aberta e com pouca sombra até o termino dela.

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *


2 + = sete