Trilhas e Roteiros »

BluGrama DIA 12 / Bom Jardim da Serra – Cânion Monte Negro

BluGrama DIA 12 / Bom Jardim da Serra – Cânion Monte Negro

KM Total: 48,56
Metros subidos: 1.372 / descidos: 1.326
Tempo estimado: 2:15 a 5 horas

DESCRIÇÃO:

Nesse dia o BluGrama chega mais próximo dos famosos cânions da Serra Geral, no Rio Grande do Sul. O percurso conecta a cidade de Bom Jardim da Serra, que todos os invernos aparece nos noticiários televisivos com temperaturas abaixo de zero e eventualmente neve, a uma tradicional pousada à margens do Cânion Monte Negro, onde inclusive foi filmada a mini-série da TV Globo “Casa das Sete Mulheres”. Campos, pampas, diversas pontes rústicas sobre rios importantes na região, fazendas isoladas e as bordas íngremes dos paredões da Serra Geral compõe a paisagem. Um dia relativamente longo e fisicamente exigente que pode ser quebrado em dois, conforme indicações publicadas no GUIA DE TRILHAS SERRA GERAL (BLUGRAMA). Todo o percurso está detalhadamente mapeado no livro, bem como indicações de hospedagem e alimentação.

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

3 comentários »

  1. Marcelo Fortuna Mancinelli 05/11/2014 at 22:19 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Fiz este dia do BluGrama na data de 11/10/2014. Foi um dia emocionante, pois atravessar a divisa de dois Estados brasileiros de Mountain Bike com uma mochila nas costas, não é qualquer dia. Começam as paisagens da Serra Geral. E foi muito peculiar terminar o pedal não em uma cidade, mas sim na Pousada Fazenda Aparados da Serra, há 3 kilometros do Cânion Monte Negro.

    Nota:

  2. Hendrik Fendel 24/03/2014 at 21:23 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: a estrada após cruzar a rodovia SC-438 está em asfaltamento e avançou 6km. o asfalto não vai muito mais longe, mas a estrada está sendo alargada até a fronteira com RS, está atualmente por volta do km 30 da planilha. depois da fronteira, a estrada está quase abandonada, perfeita para o MTB. No ponto 39,48km da planilha foi construída uma ponte.

    Nota:

  3. Mathias Frank 21/01/2014 at 13:29 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: O asfalto na saída de Bom Jardim já avançou mais alguns km. A ponte sobre o Rio das Contas já foi reconstruída. Caso você for querer conhecer o Cânion, vá pela manhã, por causa dos nevoeiros constantes na região. Ótimo dia de pedal com belas paisagens.

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *