Trilhas e Roteiros »

BluGrama DIA 08 / Ituporanga – Petrolândia

BluGrama DIA 08 / Ituporanga – Petrolândia

KM Total: 32,49
Metros subidos: 735 / descidos: 691
Tempo estimado: 1:30 a 3:30 horas

DESCRIÇÃO:

Um dia relativamente curto, que começa com a subida (opcional) da Serra do Ribeirão Klausberg, repleta de araucárias e com algumas casas. Em seguida o caminho segue conectando diversas comunidades rurais, tímidas e isoladas, margeando uma rede de rios e ribeirões, transitando por estradas de terra bem conservadas e quase sem veículos motorizados. O trajeto é sempre por cristas de morros com vistas espetaculares dos paredões da borda da Serra Geral. Petrolândia é pequena e sossegada, com uma única possibilidade de hospedagem, indicada no GUIA DE TRILHAS SERRA GERAL (BLUGRAMA), junto com todos os detalhes do percurso.

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

3 comentários »

  1. Luciano Vieira 07/01/2017 at 21:57 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Emendei esse trecho com o dia anterior em 07/01/2017. A ponte do ponto 0.15 continua não existindo.... Fui até a ponte de concreto e segui sem subir para o Ribeirão Klausberg.... Quando achei que não iria ver muita coisa, eis que surgem as encostas da Serra Geral no horizonte!! Lindo !!! Em Petrolândia fui direto ao hotel em cima da rodoviária, d. Venderlina continua firme e forte.... Fui jantar na pizzaria do Clóvis, que me contou que existem três poços de petróleo que começaram a ser perfurados pela Petrobrás e que foram a causa do nome da cidade... Pedal também é cultura!!!

    Nota:

  2. Marcelo Fortuna Mancinelli 05/11/2014 at 20:49 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Fiz este dia do BluGrama na data de 08/10/2014. Na verdade, fiz a união deste dia com o anterior, Aurora - Ituporanga. É um trejeto muito lindo! Já que sai de Aurora tem uma subida bem íngreme, mas o suor vale a pena, pois a região da Nova Itália, assim é chamada esta região rural, é maravilhosa! Parece com as paisagens da Toscana, na Itália! Com a união dos dias, não cheguei até Ituporanga, pois no kilometro 14,12 deste dia dei sequência no dia seguinte no kilometro 9,54. Muito engraçado foi encontrar um Posto de Gasolina na estrada de terra. A mulher do proprietário disse que há promeça do asfalto chegar até lá!

    Nota:

  3. Adilson de Carvalho 12/05/2013 at 20:25 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: A Ponte Pênsil na saída da cidade de Ituporanga (Km 0.15) não existe mais (Dezembro/2012), foi destruída numa enchente no ano anterior. O jeito foi seguir a rua principal e atravessar pela ponte de concreto, retornando pelo lado oposto do rio ao ponto km 0.28.

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *


+ sete = 13