Trilhas e Roteiros »

BluGrama DIA 02 / Pomerode – Rio dos Cedros

BluGrama DIA 02 / Pomerode – Rio dos Cedros

KM Total: 40,23
Metros subidos: 1.038 / descidos: 528
Tempo estimado: 2:15 a 5 horas

DESCRIÇÃO:

Esse dia do BluGrama também faz parte do Circuito Vale Europeu. Pomerode (a cidade mais alemã do Brasil) fica a 85 metros acima do nível do mar e o bairro rural de Palmeiras, às margens da represa da Barragem Rio Bonito, no município de Rio dos Cedros, fica a cerca de 630 metros de altitude. Esse trecho pode ser resumido como “dia de subir a serra”. O caminho é todo por estradas de terra com pouco movimento de veículos motorizados, bordeando bosques de mata nativa, áreas de reflorestamento e as costumeiras araucárias. O início do percurso, ainda em Pomerode, visita a Rota Enxaimel, uma longa sequencia de casas em estilo alemão, com vigas de madeira aparentes na fachada, originalmente construídas no século XIX e em ótimo estado de conservação. Patrimônio cultural local, muitas das residências ainda são habitadas e a maioria possui uma placa indicando o ano de sua construção e  o nome da família original. Um dia bem equilibrado de desafio físico, beleza natural e cultura local. Todo o percurso está detalhadamente mapeado no livro GUIA DE TRILHAS SERRA GERAL (BLUGRAMA), bem como indicações de hospedagem e alimentação.

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

Um comentário »

  1. Luciano Vieira 04/01/2017 at 21:13 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Emendei esse percurso com o do dia anterior, hoje, 4/01, já que cheguei em Pomerode ao meio dia.... A rota Enxaimel é fantástica, casas lindas em terreno plano.... Porém depois que ela termina começa a subida inclemente até o Rio Bonito (que não estava tão bonito assim.... kkkkk) Adorei a indicação na planilha de que "o pior já passou", realmente é isso mesmo.... Mata nativa maravilhosa no alto da Serra, foi ótimo esse trecho ! A represa está com o nível bem baixo, triste o visual.... Mas a cachoeira no alto do paredão compensa com louvor!!! Kkkkk O total do dia foi de 75 km, cheguei em Palmeiras pra ficar na pousada depois de muito trabalho pra descobrir o novo telefone.... Mudou o proprietário, e o telefone também.... Tive que ligar em dois lugares antes pra me informarem o número : 047 3306 0775

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *


− 2 = quatro