Guia de Trilhas cicloMANTIQUEIRA

20 de setembro de 2012

O GUIA DE TRILHAS CICLOMANTIQUEIRA traz toda a Serra da Mantiqueira conectada por trilhas, de Extrema a Ibitipoca, ida e volta por caminhos diferentes. São 30 dias de pedal, 30 roteiros independentes, 1.168 quilômetros de trilhas circulando quase que exclusivamente por estradas de terra e sem movimento de carros. Todos os pernoites foram pensados para serem feitos em cidades, vilas ou pousadas, não havendo necessidade do cicloturista levar barraca e afins. O roteiro completo é…

Extrema – Joanópolis – Monte Verde – Gonçalves – São Bento do Sapucaí – Brazópolis – Itajubá – Delfim Moreira – Marmelópolis – Passa Quatro – Itamonte – Maringá (Visconde de Mauá) – Bocaina de Minas – Aiuruoca – Andrelândia – Santana do Garambéu – Conceição do Ibitipoca – Sousa do Rio Grande (São Domingos da Bocaina) – Bom Jardim de Minas – Liberdade – Aiuruoca – Alagoa – Itamonte – Virgínia – Maria da Fé – Itajubá – Campos do Jordão – Sapucaí Mirim – São Francisco Xavier – Joanópolis – Extrema.

GUIA DE TRILHAS CICLOMANTIQUEIRA
128 páginas coloridas
21 x 15 cm
ISBN 9788588493063

Trilhas

Antes de visitar qualquer trilha publicada por nós, aconselhamos consultá-las abaixo. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma trilha, envie o seu comentário e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece!

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

3 comentários »

  1. Walter Kauss 26 de abril de 2013 at 22:02 - Responder

    Esporte praticado: Motocross

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Para quem gosta de andar no barro/na lama o circuito é no mínimo show. Todo tipo de terreno off road está planilhado. E que planilha bem feita, precisa e com as referências necessárias. Fiz o passeio numa moto Yamaha TTR230 e tendo como auxiliares de navegação um computador de bordo Totem, um roll book e uma GPS Gramin Etrex Legend HCX. Dividi o circuito em dois grandes oitos: Itamonte x Ibitipoca(1) e Itamonte x Joanópolis(2). O (1) é mais rural, menos movimentado, lugares menores, bem interior de Minas. Fiz em cinco dias, passeando e me deliciando com a paisagem da serra.Iniciei em Maringá por ser mais conveniente. O (2) também muito lindo,fiz em três dias mas merece fazer em mais tempo. Já este iniciei em Passa Quatro. Ambos circuitos fiz em abril 2010. Qualquer hora vou repetir.

    Nota:

  2. Hendrik Fendel 26 de abril de 2013 at 22:02 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Fiz o anel sul da ciclomantiqueira com mais três amigos entre os dias 8 e 15 de Agosto de 2010. Saímos e retornamos a Joanópolis apos oito dias, dois deles usamos para caminhadas fantásticas que recomendo incluir na programação, são elas: picos nos arredores de Monte Verde (pico do selado, platô, chapéu de bispo, pedra redonda e pedra rachada) em um total de 21 km e 1288 m de subida acumulada com visuais fantásticos e fácil navegação. A segunda foi a subida da pedra do Baú em São bento do Sapucaí, onde pedalamos 10 km morro acima até a propriedade do senhor Chico Bento aos pés da Ana Chata. Lá deixamos as bikes e encaramos a trilha e conseqüente escadaria até o topo do Baú, no total foram 20 km pedalados, 8 km caminhados e 1326 m de subida acumulada, valeu cada degrau de escada e m ascendido! Para fazer o roteiro usei a planilha fornecida no guia com um roll book feito por mim mesmo preso ao guidão da bike. A planilha é bem acurada e suficiente para fazer o trajeto, dispensando qualquer tecnologia hi-tech (embora eu tenha levado o GPS...). Os gráficos de altimetria de cada dia são ótimos para que possamos saber o que nos espera a frente em qualquer ponto da viagem. Nós resolvemos agrupar alguns dias estudando bem a quilometragem e altimetria total, mas definitivamente a CicloMantiqueira não é para iniciantes, as subidas são longas e árduas, tenha certeza de estar preparado para encará-la, principalmente se for juntar etapas/dias sugeridos no guia. Uma bela junção de etapas foi o trajeto de Campos do Jordão a São Francisco Xavier, onde fizemos a conhecida trilha do Zig-Zag (Enciclopédia volume 4, páginas 14 a 17) saindo em Santo Antônio dos Pinhais e retornando ao trajeto original da CicloMantiqueira em Sapucaí Mirim, foi o dia mais longo com 86 km e muitas descidas alucinantes (mais precisamente 1851 m subindo e 2728m descendo). Gostamos tanto do guia que para ano que vem estamos programando para pedalar mais um pedaço da CicloMantiqueira. Assino embaixo e recomendo!

    Nota:

  3. Marco do Carmo 26 de abril de 2013 at 22:01 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Fiz recentemente o anel superior do ciclo mantiqueira, iniciando em Maringa e após 7 dias terminei em Bocaina de Minas. No total pedalei cerca de 330km. Adorei pedalar novamente por Airoca, Ibitipoca e principalmente de conhecer a cidadezinha de Souza, onde o povo foi muito legal e acolhedor. A exigencia física é bastante alta, dias longos, com muitas subidas, sol quente e chuva, porém a beleza dos lugares vale todo o esforço. Segui o guia na maior parte dos dias e as indicações são altamente precisas, só se perde quem quiser. Pedalei sozinho todo o tempo e foi super seguro.. Aconselho a todos...

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *

MARCAS QUE APÓIAM NOSSOS PROJETOS: