Trilhas e Roteiros »

CicloMantiqueira DIA 27 / Campos do Jordão – Sapucaí Mirim

CicloMantiqueira DIA 27 / Campos do Jordão – Sapucaí Mirim

KM Total: 26,88
Metros subidos: 220 / descidos: 866
Tempo estimado: 1 a 2:15 horas

DESCRIÇÃO:

Campos do Jordão fica no estado de São Paulo e é o município mais alto do Brasil, segundo o IBGE, a 1.628 metros de altitude. Sapucaí Mirim é um município mineiro a 456 metro de altitude. Esses dados servem bem para ilustrar o resumo desse dia da CicloMantiqueira. Um dia de descer a serra! Campos do Jordão é uma importante cidade turística, com enorme potencial de trilhas e inclusive três roteiros de mountain bike, relativamente curtos, mapeados e publicados no GUIA DE TRILHAS ENCICLOPÉDIA VOL. 4, editado pela Kalapalo Editora e também de autoria de Guilherme Cavallari. Clique nos links para ler as descrições e ver fotos dessas trilhas: CAMPOS DO JORDÃO 1CAMPOS DO JORDÃO 2 e CAMPOS DO JORDÃO 3. Esse é um dia relativamente curto da CicloMantiqueira, mas também extremamente técnico. Parte da descida da serra é feita por um singletrack, uma trilha estreita utilizada apenas por ciclistas, cênica e potencialmente perigosa a mountain bikers inexperientes ou ousados demais. Com calma e paciência qualquer um desce a trilha. O percurso passa ao lado da Pedra do Baú, pelo vale do Ribeirão do Baú, que passa por trás da pedra.  Uma região muito bonita, mas pouco conhecida e visitada na região. Todo o percurso, bem como indicações de hospedagem e alimentação, encontra-se minuciosamente descrito e mapeado no GUIA DE TRILHAS CICLOMANTIQUEIRA.

 

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

4 comentários »

  1. Rodrigo Schemes 29/04/2013 at 15:28 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Descida maravilhosa de Campos até Sapucaí-Mirim. O visual do Baú ao longo da descida é impressionante. Já no bairro de Rodeio, no fundo do vale, a paisagem do Rio do Baú e as montanhas ao fundo são inesquecíveis. A descida é pouco movimentada e não há trechos técnicos, só algum cascalho eventualmente. Nota negativa é o desrespeito dos pedestres na ciclovia de Campos, transitando na área destinada a bicicletas.

    Nota:

  2. Walter Kauss 16/07/2010 at 23:24 - Responder

    Esporte praticado: Motocross

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: O outono em Campos do Jordão está bem definido, as ruas estão cheias de folhas e o frio bem presente. No hotel um aquecedor foi providencial para uma boa noite de sono, assim como uma macarronada. Predentia fazer um pouco mais de 200km no dia seguinte (21/04/2010), isto, é ir dormir em Gonçalves.

    Nota:

  3. Rodrigo Braga 18/02/2010 at 23:24 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Esta trilha satisfez todas as minhas espectativas. Precisava fazer uma trilha facil e bonita, para poder levar o meu filho de 11 anos. Ele levou a planilha da trilha. Foi guiando e se encontrou muito bem. No final acabamos andando mais um pouco e chegamos em São Bento do Sapucaí. O unico problema foi na hora de embarcar as bikes no onibus de volta para São Paulo, pediram as notas fiscais das bikes porque o onibus era trans estadual.

    Nota:

  4. Hendrik Fendel 10/01/2010 at 23:23 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Dia 5: Campos do Jordão a São Francisco Xavier Para radicalizar um pouco o trajeto unimos etapas da trilha do Zig-Zag (Enciclopédia volume 4, páginas 14 a 17) e a do dia 28 da Ciclomantiqueira. Para tal, deve-se descer esta alucinante trilha saindo em Santo Antônio dos Pinhais, de lá ir para Sapucaí Mirim e voltar para o trajeto original da CicloMantiqueira. Nós optamos por um caminho inventado na hora (quem tem boca vai a Roma, ou neste caso a Sapucaí Mirim). Foi o dia mais longo dos seis que pedalamos com 86 km (1851 m subindo e 2728m descendo) e muitas descidas alucinantes, principalmente a ultima descida chegando em Joanópolis, desce-se por aproximadamente meia hora ! Tivemos a sorte de chegar em São Francisco Xavier no dia da festa de aniversário da cidade (151 anos, se não me engano), por sorte havíamos reservado o hotel pois a cidade estava lotado e a praça tomada de gente. São Francisco Xavier é uma cidade muito charmosa que recomendo um dia de parada para curtir os atrativos em volta da cidade. Mais fotos em http://picasaweb.google.com/hendrik.fendel/CicloMantiqueira

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *


− quatro = 2