Trilhas e Roteiros »

CicloMantiqueira CIRCUITO COMPLETO

CicloMantiqueira CIRCUITO COMPLETO

KM Total: 1.168
Metros subidos: 28.865 / descidos: 28.865
Tempo estimado: 30 dias

DESCRIÇÃO:

Toda a Serra da Mantiqueira minuciosamente mapeada em trilhas! De Extrema (MG) a Conceição de Ibitipoca (MG), ida e volta por caminhos diferentes, conectando os mais importantes pontos e cidades turísticas ao longo do caminho… Monte Verde, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Pedra do Baú, São Francisco Xavier, Visconde de Mauá, Parque Nacional do Itatiaia, Aiuruoca e muito mais! São 1.168 km de trilhas divididas em 30 etapas, ou “dias”, ligando uma cidade ou localidade a outra. O cicloturista não precisa acampar em nenhum momento, viaja de uma pousada a outra, comendo bem e dormindo confortavelmente. O percurso é organizado em “anéis” interligados, tornando possível viajar por menos de uma semana e retornar ao pondo onde o veículo foi deixado. Um dos maiores e mais bonitos roteiros de cicloturismo em mountain bike do Brasil e do mundo! Clique no link para adquirir o GUIA DE TRILHAS CICLOMANTIQUEIRA, onde todas as trilhas estão detalhadamente mapeadas, inclusive com indicações de onde dormir e comer ao longo do percurso.

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

6 comentários »

  1. Dado Salem 09/12/2013 at 12:25 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Sem duvida o melhor guia ja feito no Brasil. Parabens pela iniciativa! Fizemos uma semana pela Mantiqueira seguindo trechos do livro e foi tudo perfeito. Sigo agora para a Serra Geral com meu filho de 8 anos numa tandem... Faremos alguns trechos tendo o giua da Kalapalo como nosso companheiro de viagem. Forte abraço P.S. Encontrei o livro na Sport Star da Haddok Lobo.

    Nota:

  2. Luciano Vieira 04/06/2013 at 1:49 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Percorri o anel 3 da CicloMantiqueira em seis dias, de 27 de maio a 1 de junho de 2013. Iniciei em Aiuruoca por motivos pessoais, mas no fim essa acabou sendo a melhor maneira de fazer essa viagem. Isso porque o primeiro dia, Aiuruoca -Alagoa de apenas 39 km e poucas subidas serviu como aquecimento para os três piores dias, na sequência, Alagoa -Itamonte, Itamonte - Campo Redondo, Campo Redondo -Maringá. Depois veio o trecho Maringá - Bocaina de Minas e para fechar, Bocaina de Minas - Aiuruoca que, mais curtos, foram ótimos para os últimos dias, onde o desgaste físico já imperava... Foram 270 km, uma média de 40 e poucos por dia, muitas subidas (AT total 8000 m), e o pior singletrack de todos os tempos, no trecho Itamonte - Campo Redondo.

    Nota:

  3. Cristovão Martins 25/05/2013 at 21:55 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: 100% Mountain Bike, o melhor Guia de trilhas que já percorri, isso que já percorri alguns, a metodologia aplicada no CicloMantiqueira é eficaz, de facil entendimento e de extrema prescisão, com informações adicionais de grande avalia. Como bom Mountain Biker Turista que sou, eu recomendo para todos os Bikers experientes e aventureiros..... é só pegar o Guia de Trilhas CicloMantiqueira e sair conhecendo as melhores trilhas da Mantiqueira........ Boas pedaladas.......

    Nota:

  4. Marco do Carmo 24/11/2010 at 16:44 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Fiz recentemente o anel superior do ciclo mantiqueira, iniciando em Maringa e após 7 dias terminei em Bocaina de Minas. No total pedalei cerca de 330km. Adorei pedalar novamente por Airoca, Ibitipoca e principalmente de conhecer a cidadezinha de Souza, onde o povo foi muito legal e acolhedor. A exigencia física é bastante alta, dias longos, com muitas subidas, sol quente e chuva, porém a beleza dos lugares vale todo o esforço. Segui o guia na maior parte dos dias e as indicações são altamente precisas, só se perde quem quiser. Pedalei sozinho todo o tempo e foi super seguro.. Aconselho a todos...

    Nota:

  5. Hendrik Fendel 08/10/2010 at 16:47 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Fiz o anel sul da ciclomantiqueira com mais três amigos entre os dias 8 e 15 de Agosto de 2010. Saímos e retornamos a Joanópolis apos oito dias, dois deles usamos para caminhadas fantásticas que recomendo incluir na programação, são elas: picos nos arredores de Monte Verde (pico do selado, platô, chapéu de bispo, pedra redonda e pedra rachada) em um total de 21 km e 1288 m de subida acumulada com visuais fantásticos e fácil navegação. A segunda foi a subida da pedra do Baú em São bento do Sapucaí, onde pedalamos 10 km morro acima até a propriedade do senhor Chico Bento aos pés da Ana Chata. Lá deixamos as bikes e encaramos a trilha e conseqüente escadaria até o topo do Baú, no total foram 20 km pedalados, 8 km caminhados e 1326 m de subida acumulada, valeu cada degrau de escada e m ascendido! Para fazer o roteiro usei a planilha fornecida no guia com um roll book feito por mim mesmo preso ao guidão da bike. A planilha é bem acurada e suficiente para fazer o trajeto, dispensando qualquer tecnologia hi-tech (embora eu tenha levado o GPS...). Os gráficos de altimetria de cada dia são ótimos para que possamos saber o que nos espera a frente em qualquer ponto da viagem. Nós resolvemos agrupar alguns dias estudando bem a quilometragem e altimetria total, mas definitivamente a CicloMantiqueira não é para iniciantes, as subidas são longas e árduas, tenha certeza de estar preparado para encará-la, principalmente se for juntar etapas/dias sugeridos no guia. Uma bela junção de etapas foi o trajeto de Campos do Jordão a São Francisco Xavier, onde fizemos a conhecida trilha do Zig-Zag (Enciclopédia volume 4, páginas 14 a 17) saindo em Santo Antônio dos Pinhais e retornando ao trajeto original da CicloMantiqueira em Sapucaí Mirim, foi o dia mais longo com 86 km e muitas descidas alucinantes (mais precisamente 1851 m subindo e 2728m descendo). Gostamos tanto do guia que para ano que vem estamos programando para pedalar mais um pedaço da CicloMantiqueira. Assino embaixo e recomendo! Para quem quiser ver as fotos da empreitada visite os links: http://picasaweb.google.com.br/hendrik.fendel/CicloMantiqueira# http://picasaweb.google.com.br/tiodezio/SerraMantiqueira#

    Nota:

  6. Walter Kauss 08/05/2010 at 16:54 - Responder

    Esporte praticado: Motocross

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Para quem gosta de andar no barro/na lama o circuito é no mínimo show. Todo tipo de terreno off road está planilhado. E que planilha bem feita, precisa e com as referências necessárias. Fiz o passeio numa moto Yamaha TTR230 e tendo como auxiliares de navegação um computador de bordo Totem, um roll book e uma GPS Gramin Etrex Legend HCX. Dividi o circuito em dois grandes oitos: Itamonte x Ibitipoca(1) e Itamonte x Joanópolis(2). O (1) é mais rural, menos movimentado, lugares menores, bem interior de Minas. Fiz em cinco dias, passeando e me deliciando com a paisagem da serra.Iniciei em Maringá por ser mais conveniente. O (2) também muito lindo,fiz em três dias mas merece fazer em mais tempo. Já este iniciei em Passa Quatro. Ambos circuitos fiz em abril 2010. Qualquer hora vou repetir.

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *


7 + sete =