Trilhas e Roteiros »

CicloMantiqueira DIA 08 / Delfim Moreira – Marmelópolis

CicloMantiqueira DIA 08 / Delfim Moreira – Marmelópolis

KM Total: 20,96
Metros subidos: 546 / descidos: 508
Tempo estimado: 1 a 3 horas

DESCRIÇÃO:

Um trecho bastante curto que sobe a Serra da Goibeira desde Delfim Moreira e desce, do outro lado, para chegar a Marmelópolis. Essa estradinha de terra entre esses dois municípios corre o risco de ser asfaltada, mas existe sempre a possibilidade de se encontrar caminhos paralelos alternativos se isso se concretizar – literalmente. Como o trecho seguinte, o DIA 10 da CicloMantiqueira, que liga Marmelópolis a Passa Quatro, não é longo e é quase todo em descida, é possível unir esses dois trechos em um só. Todo esse percurso é em altitude nunca inferiores a 1.200 metros acima do nível do mar, com grandes chances de temperaturas muito baixas durante o inverno. Todo o percurso da CicloMantiqueira encontra-se minuciosamente descrito e mapeado no GUIA DE TRILHAS CICLOMANTIQUEIRA.

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

4 comentários »

  1. Luciano Vieira 24/01/2014 at 0:20 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Ao sair de Delfim Moreira, fiquei ansiosamente esperando pelo marco 1.23, que indica fim do calçamento... Porém o fim do calçamento não apareceu, a não ser nos 4 últimos Km da subida... Má notícia pra quem, como eu, não gosta de asfalto quando de bike... A estrada está 80% asfaltada, e as obras continuam a todo vapor... Não sou contra o progresso, que com certeza vai ajudar no desenvolvimento da região, mas naquele momento, para mim, foi um ponto negativo... A subida é inclemente, mas não muito íngreme... Na descida, a vista do pico dos Marins e do Itaguaré, ao fundo, compensou um pouco a minha frustração... Ok, já passou... Uma descida de asfalto no fim do dia às vezes pode ser boa.... Esse trecho foi a segunda parte do meu terceiro dia de viagem, uma cicloviagem de 420 km em sete dias. O total desse dia foi de 52 km. Ao chegar em Marmelópolis eu fiquei na pousada do Zequinha, cujos donos também são os donos da fábrica de doces, então pude experimentar e adquirir um tablete da marmelada que dá nome à cidade. Delicia !

    Nota:

  2. Marcelo Manginelli 28/07/2013 at 21:33 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Este trajeto está sofrendo alteração do homem. Estão asfaltando essa estrada que liga Delfim Moreira a Marmelópolis! É um trajeto com lindas paisagens e de muita subida. Fantástico!

    Nota:

  3. giovanni oliveira toledo rodrigues 25/05/2012 at 22:31 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: 22/04/2011#1ªnoite - 1° dia de viagem# A chegada em Delfim Moreira foi ao meio de uma madrugada muito fria e cidade completamente vazia. Aproveitamos para fazer uma alimentação rápida para seguir viagem. Como a noite estava fria, nada como uma subida de aproximadamente 10 km pra aquecer a vida dos ciclistas! Antes de alcançarmos o ponto mais alto desta subida, deparamos com um show espetacular do nascer do Sol, pássaros e demais animais despertando em meio à vegetação da Serra da Mantiqueira. Com o ponto mais alto conquistado, mais uma parada rápida para alongar os músculos, recompor as energias e preparar para uma tão esperada descida!!! Essa é uma das aspirações e recompensas do MTB, quem sobe mais, desce mais, sendo que a chegada até Marmelópolis é feita com uma gratificante e bela descida. Todas as informações fornecidas no guia foram mais uma vez claras durante o percurso.

    Nota:

  4. Walter Kauss 16/07/2010 at 22:32 - Responder

    Esporte praticado: Motocross

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Encontrei muito trânsito de carros de caminhões neste trecho. A vista de Marmelópolis na descida recompensa. A cidade é acolhedora e comprar um pacote de marmelada é de lei. Caminho e referências ok. (22/04/2010)

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *


− 8 = zero