Trilhas e Roteiros »

CicloMantiqueira DIA 20 / Liberdade – Aiuruoca

CicloMantiqueira DIA 20 / Liberdade – Aiuruoca

KM Total: 40,73
Metros subidos: 931 / descidos: 1.080
Tempo estimado: 1:30 a 5 horas

DESCRIÇÃO:

A rede de estradas de terra que liga os municípios mineiros de Liberdade e Aiuruoca praticamente não é utilizada por veículos motorizados. Existe uma rodovia asfaltada conectando as duas cidades, a BR-267. Esse trajeto é sinuoso e montanhoso, passando por cima de serras, com o pequeno município de Carvalhos no meio do caminho. Parte do roteiro segue o antigo leito de uma ferrovia extinta, com uma velha estação abandonada. Depois de Carvalhos o terreno fica mais montanhoso e a chegada a Aiuruoca, por uma descida de mais de seis quilômetros, é arrepiante. Todo o percurso, bem como indicações de hospedagem e alimentação, encontra-se minuciosamente descrito e mapeado no GUIA DE TRILHAS CICLOMANTIQUEIRA.

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

3 comentários »

  1. Milton Fonseca 29/04/2014 at 10:16 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Fiz o ultimo anel do CicloMantiqueira Ibitipoca,Bom Jardim, Aiuruoca,Andrelandia, Santana do Garambeu finalmente Ibitipoca, nos dias 18 a 22 de abril de 2014, O visual deste trecho é maravilhoso muitas serras, cachoeiras e pontos altos com visão de 360°, o guia é exelente. A referencia do Km 25.02 do dia 14 do guia (posto de gasolina) não existe mais e varios Mata-burro perigoso foram trocados. abs

    Nota:

  2. Daniel Loureiro 24/09/2013 at 9:55 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Fiz este trecho em sentido inverso... Usei o guia para ajudar no planejamento da minha cicloviagem

    Nota:

  3. Walter Kauss 07/04/2010 at 23:17 - Responder

    Esporte praticado: Motocross

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Como meu objetivo era fugir de cidades nem parei em Liberdade, que já conheço. Estava sim roendo as unhas de vontade de pegar a estrada seguinte. Atendendo minhas espectativas o primeiro trecho que vai até Carvalhos é simplesmente show. O leito de um fantasma de estrada de ferro é fantástica e só acelerar e se deliciar com a "obra da engenharia ferroviária". Depois de Carvalhos o caminho é bem 4x4, até chegar pelo lado direito do cemitério de Aiuruoca. Como tinha planejado percorri os 161,67 km que separam Santana do Garambéu até Aiuruoca num único e prazeroso dia de trilha (01/04/2010).

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *


+ dois = 8