CicloMantiqueira DIA 03 / Monte Verde – Gonçalves

2 de novembro de 2012
CicloMantiqueira DIA 03 / Monte Verde – Gonçalves

KM Total: 50,69
Metros subidos: 1.252 / descidos: 1.543
Tempo estimado: 2:40 a 5:50 horas

DESCRIÇÃO:

Trecho clássico de cicloviagem pela Serra da Mantiqueira, também publicado no GUIA DE TRILHAS ENCICLOPÉDIA (VOL. 2), como parte da CICLOVIAGEM 2, editado e distribuído pela Kalapalo Editora e de autoria de Guilherme Cavallari. Estradas de terra praticamente sem movimento de veículos, fazendas isoladas, bairros rurais perdidos, montanhas rochosas para todos os lados. Um trecho de altitude, que não baixa a menos de 1.250 m acima do nível do mar, entre bosques de araucárias e bandos de saguis. Tanto Monte Verde quanto Gonçalves possuem inúmeras boas pousadas e restaurantes de qualidade para repor as energias depois do pedal. Uma vez em Monte Verde há ainda a opção de caminhadas aos picos mais elevados da região, onde diversos mirantes oferecem vistas espetaculares da Mantiqueira. como Pico do Selado, Chapéu de Bispo, Pedra Redonda e Pedra Rachada. Todo o percurso da CicloMantiqueira encontra-se minuciosamente descrito e mapeado no GUIA DE TRILHAS CICLOMANTIQUEIRA.

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

4 comentários »

  1. Jefferson Ribeiro de Medeiros 9 de maio de 2018 at 20:16 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: PREGO!

    Comentário: Não existe nenhum mercadinho ou bar aberto nos bairros rurais (dias de semana), no entanto, há várias bicas de água pelo caminho. A maioria das ladeiras é sombreada e algumas são pavimentadas. Em Gonçalves, a pousada Arco Íris, do lado da Matriz recebe hóspedes qualquer dia da semana, ao contrário das outras que só abrem fim de semana. Quando passar pela Fazenda Esperança, Vale a pena tentar dar uma olhada nas corredeiras.

    Nota:

  2. Antonio Carlos 1 de janeiro de 2016 at 21:29 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fora de forma

    Comentário: Fiz o trecho em 27/12/2015. O caminho é muito bonito e gostoso de pedalar. É um dia longo e com uma subida íngreme porém curta no final, antes de descer p/ Gonçalves. Há água em abundância na beira do caminho, um bar / pouso de romeiros na metade do caminho e pelo menos 2 restaurantes. Havia lama devido à chuva, mas nada intransponível.

    Nota:

  3. Hendrik Fendel 10 de janeiro de 2011 at 22:16 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Unimos as etapas dos dias 3 e 4 do guia. Em Monte verde encontramos um biker muito simpático na rua logo que chegamos a cidade o conhecido Joselito, após conversas e cunho “de onde vens, pra onde vais” ele nos disse que havia um caminho por trilha que ia em direção a Gonçalves e que além de ser mais perto evitava muitos sobe e desce e movimento de veículos. Perguntamos se ele nos guiaria neste trajeto e a resposta foi positiva. A trilha passa pela periferia de Monte Verde e entra em um reflorestamento, saindo novamente no km 26,34 do roteiro original do dia 3. Para quem quiser fazer a mesma trilha fica o contato do Joselito (Joselito Cardoso Damião Cardoso, [email protected]). No quilometro 44.08 da planilha, 6 km antes de chegar a Gonçalves entramos a direita no ponto 6,61 da planilha do dia 4, onde reprogramamos os ciclo computadores e pedalamos em direção a São Bento do Sapucaí, totalizando 57 km (a trilha economizou 19 km e 361 m de ascensão e acrescentou muita adrenalina). A descida final da serra do serrano é algo indescritível, havia tanta poeira que foi impossível descermos todos juntos, tamanho era a poeira que levantávamos com as bikes. Em São bento do Sapucaí reservamos um dia para Subir a Pedra do Baú. Pedalamos 10 km morro acima até a propriedade do senhor Chico Bento aos pés da Ana Chata, lá deixamos as bikes e encaramos a trilha e conseqüente escadaria até o topo do Baú, no total foram 20 km pedalados, 8 km caminhados e 1326 m de subida acumulada, valeu cada degrau de escada e m ascendido!

    Nota:

  4. Walter Kauss 16 de julho de 2010 at 22:16 - Responder

    Esporte praticado: Motocross

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Monte Verde me surpreende pelo movimento de turistas. Com são quase 16 horas e estou querendo chegar em Gonçalves enrolo o cabo do acelerador e sigo. Referências e caminho como sempre estão OK. (21/04/2010)

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *

MARCAS QUE APÓIAM NOSSOS PROJETOS: