Trilhas e Roteiros »

CicloMantiqueira DIA 29 / São Francisco Xavier – Joanópolis

CicloMantiqueira DIA 29 / São Francisco Xavier – Joanópolis

KM Total: 52,50
Metros subidos: 1.251 / descidos: 1.097
Tempo estimado: 2:15 a 4 horas

DESCRIÇÃO:

Esse trecho da CicloMantiqueira coincide com o quarto e último dia da CICLOVIAGEM 2 (link para descrição e fotos) publicada no GUIA DE TRILHAS ENCICLOPÉDIA VOL. 2, editado pela Kalapalo Editora e também de autoria de Guilherme Cavallari. Os primeiros doze quilômetros do dia são de subida ininterrupta e relativamente íngreme, prepare-se! Depois o percurso da CicloMantiqueira abandona a estrada principal, que pode ter algum trânsito de veículos motorizados, e passa a circular por estradas que conectam fazendas. Por aproximadamente mais doze quilômetros o caminho fica isolado, sossegado e em contato próximo com a natureza. Em seguida a CicloMantiqueira retorna à estrada prncipal de conexão entre São Francisco Xavier e Joanópolis e, por onze quilômetros, o pedal é por terra. Na Cachoeira dos Pretos, importante ponto turístico da região, começa o asfalto, de dezessete quilômetros de extensão, até o centro de Joanópolis. Um dia relativamente longo e fisicamente exigente. Todo o percurso, bem como indicações de hospedagem e alimentação, encontra-se minuciosamente descrito e mapeado no GUIA DE TRILHAS CICLOMANTIQUEIRA.

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

3 comentários »

  1. Antonio Carlos 01/01/2016 at 21:58 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fora de forma

    Comentário: Fiz esse trecho dia 30/12/2015. Comecei sem grandes expectativas pois tinha feito o caminho entre SFX e Joanópolis de carro e já tinha fotos da paisagem que é bem bonita. Mas como nos outros dias, o Guia me surpreendeu. A estrada da Água Preta, fora da principal, é linda e perfeita para pedalar. Representa muito bem a proposta do Guia de percorrer caminhos pouco utilizado pelos carros. Muitas nascentes garantem o reabastecimento de água. As distâncias da planilha estiveram corretas o tempo todo, obtive de 3% a 5% de diferença.

    Nota:

  2. Hendrik Fendel 10/01/2011 at 23:26 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Os primeiros 13 km são morro acima, mas é uma subida gradual sem partes muito inclinadas e com sombra abundante. Este foi o único dia dos 6 que pedalamos onde estava nublado e sentimos o famoso “frio da serra”, o termômetro chegou a 7 graus nos obrigando a vestir roupas que até então não tinham saído da mochila. Perto de Joanópolis vale a pena visitar a cachoeira dos pretos, uma queda linda e volumosa onde nasce o rio Piracicaba. Pode-se aproveitar para comer em um dos vários restaurantes existentes.

    Nota:

  3. Walter Kauss 16/07/2010 at 23:27 - Responder

    Esporte praticado: Motocross

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Caminho com referências precisas e belas paisagens (21/04/2010)

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *


− cinco = 2