Trilhas e Roteiros »

CicloMantiqueira DIA 28 / Sapucaí Mirim – São Francisco Xavier

CicloMantiqueira DIA 28 / Sapucaí Mirim – São Francisco Xavier

KM Total: 39,34
Metros subidos: 920 / descidos: 1.092
Tempo estimado: 1:45 a 3:50 horas

DESCRIÇÃO:

Nesse dia da CicloMantiqueira o cicloturista volta ao estado de São Paulo, sai da cidade mineira de Sapucaí Mirim e chega à cidade paulista de São Francisco Xavier. O caminho é todo por estradas de terra com raro movimento de veículos motorizados, visitando fazendas isoladas e minúsculos bairros rurais. Por três quartos do roteiro o caminho sobe a Serra da Mantiqueira, de aproximadamente 890 metros de altitude a quase 1.500 metros de altitude. Quanto mais se sobe, mais bonita fica a vista. A chegada a São Francisco Xavier acontece pela Serra de Santa Bárbara, vertiginosa e com dez quilômetros de extensão. Uma vez na cidadezinha, não faltará boas opções de hospedagem e alimentação porque São Francisco Xavier é um importante ponto turístico da Mantiqueira. Todo o percurso, bem como indicações de onde comer e dormir nos dois municípios, de partida e destino, encontra-se minuciosamente descrito e mapeado no GUIA DE TRILHAS CICLOMANTIQUEIRA.

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

2 comentários »

  1. Antonio Carlos 01/01/2016 at 21:44 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fora de forma

    Comentário: Fiz o trecho dia 28/12/2015. O caminho é maravilhoso desde a subida onde se avista a Pedra do Baú. Após a fazenda, já não há subidas duras e as paisagens são belíssimas com bastante mata nativa e a visão de vales e montanhas. Dois bares e muitas nascentes garantem água fresca o percurso todo. Após o km 26 da planilha vem a longa descida para S. Francisco Xavier. Tenho vontade de percorre-lo novamente.

    Nota:

  2. Hendrik Fendel 10/01/2011 at 23:25 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Dia 5: Campos do Jordão a São Francisco Xavier Para radicalizar um pouco o trajeto unimos etapas da trilha do Zig-Zag (Enciclopédia volume 4, páginas 14 a 17) e a do dia 28 da Ciclomantiqueira. Para tal, deve-se descer esta alucinante trilha saindo em Santo Antônio dos Pinhais, de lá ir para Sapucaí Mirim e voltar para o trajeto original da CicloMantiqueira. Nós optamos por um caminho inventado na hora (quem tem boca vai a Roma, ou neste caso a Sapucaí Mirim). Foi o dia mais longo dos seis que pedalamos com 86 km (1851 m subindo e 2728m descendo) e muitas descidas alucinantes, principalmente a ultima descida chegando em Joanópolis, desce-se por aproximadamente meia hora ! Tivemos a sorte de chegar em São Francisco Xavier no dia da festa de aniversário da cidade (151 anos, se não me engano), por sorte havíamos reservado o hotel pois a cidade estava lotado e a praça tomada de gente. São Francisco Xavier é uma cidade muito charmosa que recomendo um dia de parada para curtir os atrativos em volta da cidade. Mais fotos em http://picasaweb.google.com/hendrik.fendel/CicloMantiqueira

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *


1 + = quatro