Trilhas e Roteiros » Cicloviagens

GT enCICLOpédia Vol. 1 / Cicloviagem 1 (Represa de Paraibuna)

CAPA GTe 1 (100 DPI)

KM Total: 158,97
Metros subidos: 3.047 / descidos: 3.047
Tempo estimado: 4 dias

DESCRIÇÃO:

Quatro dias propostos de viagem conectando Paraibuna – Natividade da Serra – São Luís do Paraitinga – Natividade da Serra – Paraibuna, no estado de São Paulo. Região parcialmente tomada pela Represa do Paraitinga, de característica rural e forte influência tropeira. É necessário cruzar três vezes a represa por balsas diferentes, todas gratuitas e de funcionamento regular. A hospedagem e a alimentação em Natividade da Serra são bastante simples e o grande segredo desse percurso, de exigência física moderada/alta, é viajar leve. Basta uma troca de roupas para usar fora da bike e praticamente nada mais! São Luís do Paraitinga é uma cidade famosa por manter fortes tradições culturais, especialmente relacionadas à arquitetura, música e artesanato. A cidade oferece excelentes opções de hospedagem e alimentação. Paraibuna é particularmente atraente e bem preservada, com casario em estilo colonial. Essa cicloviagem é bastante completa e recompensante, bem equilibrada em atrativos naturais e culturais, com exigência física e alguma exigência técnica.

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

6 comentários »

  1. Caio Paranhos 21/02/2016 at 12:43 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Atualização em fevereiro de 2016 - Opção de hospedagem em Natividade da Serra apenas na Pousada do Kaé (não serve mais jantar). A Pousada Aldeia da Serra está fechada, aparentemente abre apenas mediante contato prévio e para grupos. Para refeições, especialmente o jantar, opções de trailers de lanches ou a lanchonete FF (em frente ao sindicato rural). A balsa da travessia do bairro Rio Manso - Natividade está parada, com a opção de travessia pela canoa (km 31,11 - dia 3).

    Nota:

  2. Leandro Fredericci 25/06/2014 at 14:19 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Realizei esta cicloviagem em 20/05/2014! Mudei a sequência dos locais, pois não achei pousada em Natividade da Serra. Só é um pouco enrolado sair da cidade de Natividade da serra pelos lados corretos, mas prestando atenção dá pra acertar. Tudo está batendo ainda. Recomendo!

    Nota:

  3. Luciano Vieira 19/11/2011 at 17:21 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Eu na verdade não fiz a cicloviagem 1 inteira, e sim os dias 1 e 4 num dia só... Essa era a antiga "Paraibuna 1" do guia BBV, ida e volta num dia só, 90 Km e três balsas diferentes... Não é fácil , não !! Eu dei muita sorte, pois o dia estava nublado, sem sol, e só choviscou depois da terceira balsa... Se tivesse muito sol seria punk... A trilha é bem legal, típica de margem de represa : sobes e desces curtos e pouco íngremes (com exceção de algumas subidas no final, antes da terceira balsa), muitas vistas bonitas, bastante água... Enfim, bem legal ! Paraibuna e Natividade da Serra são bem simpáticas, vale conhecer... Abraço !

    Nota:

  4. Adilson Domingos de Carvalho 29/05/2011 at 17:22 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Realizamos a cicloviagem a dois em abril/2011. Nossa segunda experiência de viagem foi tranqüila, com lindas vistas para a represa e travessias de balsa que dão um toque especial para esta cicloaventura. A pousada em Natividade é apropriada para cicloturistas, mas não oferece janta. As únicas opções abertas para refeições foram padarias simples e uma pizzaria que serve petiscos e pizza somente a partir das 19h00. Infelizmente perdemos o início do Single Track, mas seguimos nosso percurso pela estrada de terra e chegamos facilmente em Natividade. Se desejar saber mais sobre nossa experiência, visite nosso blog em www.sempregirando.blogspot.com

    Nota:

  5. Freddy Vanderstappen 08/10/2009 at 17:22 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Fizemos apenas os trechos 1 e 4. A estrada é muito bonita e estava em boas condições mesmo após 2 dias de chuva. Dá pra chegar de carro numa boa e é ótima para treinar. No Sábado durante os 48km passamos por apenas 2 carros.

    Nota:

  6. Ana Célia Cruz 26/05/2009 at 17:23 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Olá! Recentemente eu e meu namorado realizamos esta cicloviagem, que foi a nossa primeira! Avaliei a viagem como boa, principalmente pelos locais maravilhosos que me levaram a conhecer. Com o "mapa" fornecido, pudemos nos locomover sem nos perder, o que foi ótimo, mas acredito que poderiam haver mais informações sobre o local. Para o 3º Dia o Singli Trek está péssimo e ... para maiores informações, fiz um relato mais completo em meu blog, também há fotos e vídeo, confiram por lá! Cicloabraços!!! http://anaceliacruz.blogspot.com/2009/05/1-cicloviagem-paraibuna-natividade-da_07.html

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *


8 − um =