Trilhas e Roteiros »

GT enCICLOpédia Vol. 2 / Piedade 1

GT enCICLOpédia Vol. 2 / Piedade 1

KM Total: 25,59
Metros subidos: 847 / descidos: 847
Tempo estimado: 1:00 a 3:30 horas

DESCRIÇÃO:

Próxima a Ibiúna e Vargem Grande, no caminho de Extrema (MG) e da Serra da Mantiqueira, Piedade é uma pacata cidadezinha do interior paulista. A Vila Elvio, ponto de início e término desse roteiro, surgiu na década de 1950 em torno de uma extinta fábrica de colchões. Com o fechamento da indústria, a vila caiu no esquecimento e parou no tempo, conservando um cinema completo com projetor e tudo. Quase um cenário de cinema, uma locação pronta para filmagem. A trilha é relativamente curta, mas com subidas íngremes e longas, em especial a famosa “Dita do Matão”, digna de enfartar atletas. A região é rural com alguma mata natural. A construção de um condomínio no meio do percurso, depois da publicação do Guia de Trilhas enCICLOpédia (Vol. 2),  pode confundir um pouco a navegação, vale ficar atento.

 

 

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

Um comentário »

  1. Luciano Vieira 06/04/2012 at 16:24 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Estivemos eu e meu amigo Zé Helder em Piedade, em 5/4/2012, e fizemos a trilha com uma modificação : deixamos o carro em Piedade e seguimos pedalando até a Vila Élvio, o que aumentou a distância total percorrida para 59 Km. A estrada que vai para a Vila está toda asfaltada, o que me fez arrepender de ter ido pedalando. Mas mesmo assim valeu a pena. A Vila realmente é bem interessante, parece parada no tempo. A fábrica não é de colchões, e sim de móveis, e ainda funciona. A subida dita do matão realmente é difícil, ainda mais com o sol que fazia. Além da inclinação (maior que 20% em alguns trechos), as pedras e erosões completam a classificação super difícil para essa mega subida de uns 4 Km. Vários trechos bem bonitos de mata fechada e as paisagens altas são os pontos altos. Não conseguimos chegar no mirante da ponta da flecha, apareceu uma bifurcação que não estava no guia,apareceu uma porteira que também não estava, a estrada fechou de mato,daí resolvemos voltar. Mas foi uma ótima trilha, a última que me faltava fazer do volume 2. (tirando Atibaia 2 que eu me recuso... hehehehe) Abraço

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *


6 − dois =