Trilhas e Roteiros »

GT enCICLOpédia Vol. 3 / Igaratá 1

GT enCICLOpédia Vol. 3 / Igaratá 1

KM Total: 324,60
Metros subidos: 670 / descidos: 670
Tempo estimado: 1 a 3 horas

DESCRIÇÃO:

O Sistema Cantareira é uma rede de represas artificiais que abastecem de água potável a cidade de São Paulo e uma dessas represas é a de Igaratá, vizinha de Nazaré Paulista. Essa trilha é ótima para iniciantes com boa disposição. O objetivo principal é subir ao Morro Azul (aproximadamente 890 m de altitude), ponto culminante da região com vista espetacular do Vale do Paraíba, Igaratá e Jacareí. O circuito oferece ainda pelo menos um bom ponto para nadar, baixa exigência técnica, uma subida desafiante e uma longa descida do outro lado.

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

4 comentários »

  1. Roberto Becker 03/03/2012 at 14:08 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Se queres uma coisa legal para fazer na manhã de Domingo de Carnaval, essa trilha é uma boa pedida. Estivemos em Igaratá no domingo de carnaval (19/Fev) para conferir as indicações do Guia de Trilhas enCICLOpédia 3. A trilha está muito bem indicada, sem muitas chances para erros. A represa presente em boa parte do percurso é sempre um convite para um mergulho. Deve-se ter atenção enquanto o pedal se desenvolve no asfalto devido ao constante movimento de veículos. Boas subidas, e descidas que apresentam uma quantidade razoável de cascalho também requerem atenção. A vista do alto do Morro Azul compensa cada gota de suor gasta neste pedal. Como estavámos com um tempinho extra e disposição pegamos uma variação da trilha original e viramos a direita na bifurcação próxima ao 16 Km (16,38). Esta variação acrescentou cerca de 7 km ao pedal e aproximadamente 250 mts no ganho de altimetria. De qualquer maneira, a trilha original demanda um esforço e técnica um pouco além do nível principiante, e é sem dúvida um ÓTIMO desafio... Manda bala e vá conferir.

    Nota:

  2. Luciano Vieira 11/04/2011 at 14:08 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Estive em Igaratá em 10/04/2011 e achei que é uma trilha bem bonita, com a represa sempre emoldurando a paisagem... Apesar do sol, havia um ventinho gelado (talvez por influência da água...) que dava refrescos periódicos muito bem-vindos... A vista do topo do Morro Azul (que deve se chamar assim por causa do céu azul que se vê quando se está subindo...) é linda, de 270 graus, e dá pra ver longe. No lado oposto ao Vale do Paraíba avista-se inclusive a Serra da Mantiqueira. Na cachoeira do km 8.29 o mato está bem crescido, dificultando um pouco o acesso. Abraços

    Nota:

  3. Freddy Vanderstappen 05/03/2010 at 14:09 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Quem avaliou esta trilha para iniciantes estava em um dia inspirado. É sol na moringa o tempo todo, varias subidas e descidas com muito cascalho (minha mulher quase me bateu). Vale o passeio mais não vai achando q é melzinho!

    Nota:

  4. João Paulo Orlando 03/10/2009 at 14:10 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Realizei esta trilha hoje (03/10/09). Sou iniciante no MTB e, como descrito no roteiro, é uma boa pedida para iniciantes, mas, não se engane, se você é totalmente sedentário e/ou não está acostumado a pedalar, vai passar boa parte do percurso carregando a bike, como fez meu amigo! Tem algumas subidas chatinhas, mas após alcançar o Topo do Morro Azul a descida é recompenadora (peguei 48 km/h). Fora isso atenção: no ponto 0,66 da planilha você não vai achar a Estrada de Terra. Acho q a mesma foi asfaltada recentemente, só vai virar terra depois de uns 5 km +/-.

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *


5 + três =