Trilhas e Roteiros » Cicloviagens

GT enCICLOpédia Vol. 4 / Cicloviagem 4 (Sul de Minas)

GT enCICLOpédia Vol. 4 /  Cicloviagem 4 (Sul de Minas)

KM Total: 184,44
Metros subidos: 3.473 / descidos: 3.473
Tempo estimado: 4 dias

DESCRIÇÃO:

Campos do Jordão foi classificado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) como “o município mais alto do Brasil”, a 1.628 m acima do nível do mar. A cidade é ícone nacional em turismo de inverno, com excelentes hotéis, pousadas, restaurantes e lojas, especialmente nos meses mais frios. Mas a Serra da Mantiqueira, onde Campos do Jordão se localiza, é também o paraíso do mountain bike brasileiro. Quase todo mundo pensa em Campos do Jordão como um destino final, mas essa cicloviagem apresenta a idéia da cidade como ponto de partida para uma experiência de descobrimento e superação pela Serra da Mantiqueira. O percurso, sugerido para quatro dias de pedal, é… Campos do Jordão (SP) – Sapucaí Mirim (MG) – São Bento do Sapucaí (SP) – Luminosa (MG) – Brasópolis (MG) – Piranguinho (MG) – São José do Alegre (MG) – Itajubá (MG) – Piranguçu (MG) – Campos do Jordão (SP). Um ziguezague pelos estados de São Paulo e o sul de Minas Gerais em um ponto da fronteira repleto de cultura e história (essa foi uma zona de inúmeros confrontos durante a Revolução de 1932, por exemplo, além de rota de tropeirismo). A altimetria do percurso pode ser resumida em descer a montanha no primeiro dia, circular por vales e morros no segundo e terceiro dias, subir de volta a montanha no quarto dia. Toda a região é montanhosa, portanto esse é um roteiro de dificuldade física elevada, mas as paisagens estonteantes e a acolhida típica da Mantiqueira, com sua tradição tropeira, compensam todo esforço.

 

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

3 comentários »

  1. Rosilene Brino / Guilherme Provenzano 24/05/2015 at 21:25 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Linda Trilha, visual magnifico! Recomendamos!

    Nota:

  2. Angelo Rodrigues Rabelo Junior 06/03/2012 at 14:05 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Eu e mais 5 amigos realizamos esta trilha no Carnaval 2012. Foi uma opção ótima. O 1º dia foi muito tranquilo e "fácil" pela predominância de descidas. Apenas no final que tem uma subida de uns 2 km bastante íngrme muito desafiadora. No mais foi adrenalina pura. O 2º dia engana. Apesar do mapa altimético indicar um dia tranquilo, foi o trecho mais duro. Apesar de realtivamente curtas várias subidas e descidas acumulam-se causando um grande desgaste. Devido ao desgaste do 2º dia e de uma noite de carnaval bem "pulada em Brasópolis, optamos no 3º dia em fazer um percurso mais curto, o "dia 6" do Guia Ciclo Mantiqueira. O no início encaramos uma subida longa e íngreme e que apresentava muitas erosões para dificultar um pouco. Passada esta subida o percurso foi "light", apenas plano e com quilometragem baixa. O último dia prometia, pois tinha muitas subidas acumuladas. Não sei se pelo fator psicológico ou de fato, foi menos difícil que o esperado. Passando Pirangussu encontramos uns 6 km de subidas íngremes, até + - o km 26. Após as subidas ficam bem mais leves até chegar em Campos do Jordão. No final, já em Campos, encara-se uma nova subida longa e íngreme. Por fim decidimos descer a serra e terminar nossa jornada em Tremembé, onde moro. A descida foi alucinante com pico de velocidade de 70 Km/h. Enfim, foi minha 1ª cicloviagem e foi sensacional. Curti muito e repetirei muitas vezes essa experiência.

    Nota:

  3. Carlos Fernando Paes Pinto 23/02/2010 at 14:06 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Na Cicloviagem 4, no terceiro dia tem uma obeservação no km 36,50 sobre uma ponte Interditada para carros. A Ponte já esta liberada. Caso tenha carro de apoio pode seguir pelo mesmo caminho das bike. Um abraço ao Guilherme.

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *


nove − 1 =