Trilhas e Roteiros » Cicloviagens

GT enCICLOpédia Vol. 5 / Cicloviagem 5 (Terras Altas da Mantiqueira)

GT enCICLOpédia Vol. 5 /  Cicloviagem 5 (Terras Altas da Mantiqueira)

KM Total: 152,15
Metros subidos: 2.892 / descidos: 2.892
Tempo estimado: 4 dias

DESCRIÇÃO:

Essa cicloviagem de quatro dias sugeridos, conecta por trilhas e estradas de terra as cidades de Passa Quatro, Virgínia, São Lourenço, Pouso Alto e Itanhandu, formando um circuito. O roteiro atravessa a região turística de Minas Gerais conhecida como Terras Altas da Mantiqueira – título devido à presença na região de algumas das mais importantes montanhas da Região Sudeste, em especial o Pico da Pedra da Mina, quinta mais alta montanha do Brasil com 2.798 m de altitude. Mas a altimetria do circuito não assusta porque o roteiro permanece nos vales, próximo dos rios, segue o Rio Capivari de São Lourenço até perto de Itanhandu, depois margeia o Rio Verde na direção de Passa Quatro e, entre Virgínia e São Lourenço transita ao lado do Ribeirão São Lourenço. Essa é uma cicloviagem de horizontes amplos e altas montanhas decorando o cenário, repleto de fazendas centenárias, cidades turísticas de casario antigo e preservado, constantemente temperada pela típica hospitalidade mineira. A Estrada Real, antigo caminho que levava a produção de ouro de Minas Gerais aos portos de Parati e Rio de Janeiro, também cruza essa região e é coincidente em alguns poucos trechos dessa cicloviagem. Um roteiro relativamente pouco exigente e de grandes recompensas.

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

2 comentários »

  1. Flavio D'Amico 29/04/2016 at 8:18 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: de 20 ate 23 de Abril de 2013, Lubia Vinhas, Mauricio Marsi e eu, Flavio D'Amico, fizemos estas Terras Altas da Mantiqueira. Gostaria de postar alguns detalhes que eu acho pertinentes 1) no dia 3, de Sao Lourenco ate Itanhandu, agora o ciclista vai encontrar alguns "Totens" da Estrada Real: escolha SEMPRE o sentido "Itamonte"; 2) neste mesmo dia 3, depois do "Curral" do km 31.63, ja bem a frente, depois de uma descida, ha uma bifurcacao nova: escolha a sua esquerda 3) eu recomendo, FORTEMENTE, que o dia 4 NAO SEJA EXECUTADO. No trecho que o Guilherme descreve, agora, apos o "Portao de Ferro" do km 14.08, ha uma fazenda de reflorestamento de Eucaliptos. O "Singletrack" descrito no km 15.96, eu garanto, vai acabar no proximo verao, pois nao ha (obviamente) manutencao 4) alem disso, o trecho em subida APOS a Travessia do Rio Verde, como ja descrito pelo amigo Carlos Mattos em outro comentario, NAO EE ADEQUADO PARA BICICLETAS. Trata-se de uma trilha, por onde, por exemplo, nem cavalos (ou bois!) conseguiriam passar. Se voce quiser fazer o quarto dia, faca por sua conta e risco: eu jamais permitirei que qualquer filho de qualquer amigo meu faca esse dia. Mas os dias numeros 1, 2 e 3 tornam esse Cicloturismo muito agradavel, principalmente o dia 1: nao faca o dia numero 4.

    Nota:

  2. Carlos Mattos 21/11/2013 at 22:28 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: No quarto dia, entre Itanhandu e Passa Quatro, após a travessia do Rio Verde, há um forte aclive com degraus e erosões onde não é possível pedalar, sendo desaconselhável para quem leva bagagem.

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *


− quatro = 4