Trilhas e Roteiros »

GT enCICLOpédia Vol. 5 / Itupeva 1

GT enCICLOpédia Vol. 5 / Itupeva 1

KM Total: 41,29
Metros subidos: 781 / descidos: 781
Tempo estimado: 1:30 a 4 horas

DESCRIÇÃO:

Um roteiro clássico, publicado pela Kalapalo Editora (na época Editora Via Natura) em 2001 no Guia de Trilhas BBV Banco (esgotado em 2005), que fez a alegria de muitos mountain bikers por muitos anos e continua fazendo. Tem gente que chama esse percurso de Trilha das Fazendas, tem gente que o faz à noite, tem gente que treina para corridas por suas estradas de terra em bom estado de conservação, tem gente que pedala o sobe e desce constante simplesmente para se exercitar e apreciar a paisagem. A quilometragem total e a soma de metros subidos e descidos exigem que o ciclista tenha bom preparo físico, a exposição a sol – por não haver muita sombra no percurso – exige disposição. Essa é uma trilha perfeita para elevar o biker da condição de “iniciante” para o patamar de “preparado”.

 

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

8 comentários »

  1. Adilson de Carvalho 12/04/2015 at 11:51 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Fizemos a trilha em 4 ABR 2015 e observamos que existe uma nova porteira, trancada com cadeado, no km 15.50 (aproximadamente) que impede chegar ao ponto 16.16 da planilha.

    Nota:

  2. Pedro P 04/05/2013 at 19:16 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: A trilha é ótima !! Trechos muito bonitos, totalmente pedalável. Encontramos vários ciclistas fazendo a trilha, Atenção aos itens já comentados: 1, A saída é na Prefeitura antiga (atual Secretaria do Turismo, se não me engano); 2. Após o km 16.16 (Fazenda Santa Gertrudes), existe uma subida. Ao final da subida (km 16.67), há uma bifurcação, aparentemente criada pelo movimento de tratores e/ou caminhões. Mantenha-se à esquerda. Logo a frente, uns 50m, há uma porteira, que aparentemente fica constantemente aberta. Aí é só seguir em frente; Neste dia demos sorte: neste ponto da bifurcação não indicada, após 1 minuto decidindo qual direção tomar, encontramos um grupo fazendo a trilha no sentido contrário, que nos mostrou o caminho certo. Valeu !!!

    Nota:

  3. Luciana Damasio 02/03/2012 at 13:25 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Fizemos essa trilha em 25/02/2012, as instruções estão perfeitas, deu tudo muito certo. O caminho é muito legal, bonito, sossegado, a maior parte das subidas dá pra fazer bem, apenas algumas são mais "crueis"... O problema é que no dia que fomos estava muito quente, um sol de rachar, o nosso termômetro marcava 41 graus, o cérebro fritava, e 2,5l de água por pessoa não foram suficientes! Então recomendo que não façam como nós: não escolham essa trilha para a semana mais quente do ano... rsrs.

    Nota:

  4. Luciano Vieira 11/05/2011 at 13:25 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Fiz essa trilha em 11/05/2011 e tenho que discordar dos comentários anteriores, primeiro em relação ao fato da trilha ser dura, confesso que não achei... São várias subidas, sim , mas todas curtas e pouco íngremes (Com exceção de duas), e há várias descidas pra contra-balançar... Sobre o desvio, também não o encontrei... Antes de sair pra pedalar eu li os comentários e fui esperando pelo portão... Mas não tinha nenhum... Segui a planilha e deu certo em todos os pontos, não precisei fazer mudança no trajeto proposto... Mas eu acho que sei porque as pessoas erraram : depois do ponto 16.16 (Fazenda Santa Gertrudes), após a subida, tem uma bifurcação que não está na planilha (aproximadamente 16.50), e o desenho dela é igual ao da bifurcação do ponto 18.02, talvez isso tenha induzido ao erro... Nesse ponto eu entrei à esquerda (seguindo a principal), e deu tudo certo... Boa trilha, estradas ótimas, paisagens bonitas... Ótima para uma pedalada rápida... Gostei !! Abraços a todos

    Nota:

  5. Roseli Ronchesi 07/05/2011 at 13:26 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Esta trilha é dura. Cheias de subidas.Quando chegar na fazenda Sta Gertrudes esteja atento, pois o livro manda subir a estrada e seguir para a direita, mas há um portão que parece ter sido instalado recentemente que nos obriga a tomar o outro sentido, obrigando seguir para a esquerda. Isto me fez pedalar 8 km a mais até que eu conseguisse fazer bater com o livro novamente. As paisagens são belíssimas e tem o relato e fotos em www.imagensEviagens.net

    Nota:

  6. Marcos hiroshi fujyvara do nascimento 07/04/2011 at 13:27 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fora de forma

    Comentário: Entre o ponto 16.16 e 18.02 a proprietária da Fazenda Sta. Gertrudes instalou um portão que impede prosseguir a trilha. As opções são, contornar pela esquerda do lago ou pular a cerca ao lado do portão. A primeira opção acho melhor e não interfere tanto na quilometragem. Iniciantes como eu, levem pelo menos um litro e meio de água e uma fruta.

    Nota:

  7. Fabio Metello 11/03/2011 at 13:27 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Olá essa trilha é bem rápida e ideal para se obter ritmo..só um detalhe do ponto de partida....è na antiga prefeitura de Itupeva, pois há uma placa com indicações da Prefeitura, porém não é a que a planilha aponta....o ponto de partida é como a planilha diz, mas onde ficava a antiga prefeitura. ah e não deixe de tomar uma banho de bica na volta na beira da estrada, já chegando ao ponto inicial...uma delícia

    Nota:

  8. Sandro 13/04/2009 at 13:28 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Este trilha proporciona um excelente treinamento. 100% "pedalável" e subidas e descidas bem balanceadas. Nas proximidades das fazendas, prestar atenção no trânsito de veículos. Provavelmente você vai encontrar alguns bikers também. Algumas descidas estão bem acidentadas e merecem cuidado. Atenção por volta do Km 16 para não errar a Fazenda Santa Gertrudes (mantenha-se à direita no lago). Esta versão não possui o singletrack da versão do BBV, e está ao lado de novos condomínios.

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *


+ 2 = dez