Trilhas e Roteiros »

GT enCICLOpédia Vol. 6 / Salesópolis 3

GT enCICLOpédia Vol. 6 / Salesópolis 3

KM Total: 37,39
Metros subidos: 551 / descidos: 551
Tempo estimado: 1:15 a 3:30 horas

DESCRIÇÃO:

Salesópolis fica estrategicamente localizada na beira da Serra do Mar, com divisa com os município com Bertioga, Caraguatatuba e São Sebastião – cidades litorâneas. Seu entorno abriga a nascente do Rio Tietê e a Estação Biológica de Boraceia. O potencial de trilhas da região é muito grande, por isso existem vários roteiros de Salesópolis publicados na coleção Guia de Trilhas enCICLOpédia.  Essa trilha leva até a Represa Ponte Nova, mais exatamente ao “Tobogã” – uma pedra lisa à beira da água muito usada como escorregador pela população local durante o verão – por estradas de terra com pouco movimento de veículos motorizados. O trajeto também visita a Usina Parque, Museu de Energia Elétrica inaugurado nas instalações de uma antiga usina hidroelétrica inaugurada em 1913 e mantida com suas característica originais de arquitetura e maquinário. A quilometragem total não é exatamente baixa, mas o trajeto e bastante plano e não há dificuldades técnicas, o que faz desse pedal uma ótima opção para ciclistas iniciantes com boa disposição. Assim como nos demais roteiros publicados no Guia de Trilhas enCICLOpédia (Vol. 6), essa trilha também oferece um ponto de mergulho, um bom local de banho… É pedalar e se refrescar.

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

2 comentários »

  1. Luciano Vieira 06/06/2011 at 13:21 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Estive nessa trilha em 21/05/11 e achei a represa de Salesópolis uma das mais bonitas que tive oportunidade de ver desde que comecei a fazer as trilhas do guia. A mistura de represa com araucárias pra mim é inédita... O tobogã é impressionante, mas estava meio friozinho, não me aventurei a entrar na água... Pelo fato da represa estar muito cheia não foi possível fazer o caminho da volta pelo aterrado, então a volta foi pelo mesmo caminho da ida... Boa trilha para um treino/passeio rápido por um lugar bacana...

    Nota:

  2. Paulo Bento 22/11/2006 at 13:21 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Esta trilha é realmente maravilhosa. Pra quem é iniciante, é uma das melhores, com poucas subidas, entretanto, o trecho de ida até a igreja, no ponto 11.2, é muito ruim, pois a estrada está cascalhada, suja com restos de árvores e muito cheia de caminhões de madeira. Como sugestão, inicie a pedalada pelo trecho da volta. Siga placas indicando aterrado. Deixe seu carro lá e siga reto até a igreja no ponto 11.2. É uma reta só de aprox. 2,5 km. Daí em diante, a trilha é a mesma. Você deverá fazer o caminho de ida e volta pelo mesmo trecho, diminuindo a trilha para 25km.

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *


+ 6 = onze