Trilhas e Roteiros »

Trekking Serra dos Órgãos / Petrópolis – Teresópolis

Trekking Serra dos Órgãos / Petrópolis – Teresópolis

KM Total: 24,12
Metros subidos: 2.027 / descidos: 1.889
Tempo estimado: 3 dias

DESCRIÇÃO:

Esse roteiro foi criado em 1932 por membros do CEB (Centro Excursionista Brasileiro) e pode ser considerado o berço do montanhismo brasileiro. Mais conhecido como “Travessia Petrópolis-Teresópolis’, ou simplesmente “Petrô-Terê”, o trajeto cruza o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, fundado em 1939. O recorte das montanhas rochosas é impressionante e todos os picos são também tradicionais pontos de escalada em rocha. A dificuldade física não é tão grande, mas a dificuldade de navegação e o terreno extremamente irregular exigem preparo físico do trekker e alguma experiência. O parque impõe um limite de visitantes diários e permite a compra antecipada de ingresso, mas, por outro lado, não facilita que visitantes de outras cidades ou estados adquiram seus ingressos pela internet. No final, só os habitantes locais conseguem garantir acesso com facilidade ao parque. A beleza dessa travessia é realmente impressionante e a localização impecável. Esse é um roteiro de trekking quase obrigatório a excursionistas brasileiros e ele está todo minuciosamente mapeado e descrito no GUIA DE TRILHAS TREKKING (VOL. 1), publicado pela Kalapalo Editora e de autoria de Guilherme Cavallari.

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

4 comentários »

  1. Wilson 23/10/2013 at 11:35 - Responder

    Esporte praticado: Caminhada

    Característica pessoal: Profissional

    Comentário: Sou condutor do PARNASO e gostaria de parabenizar a equipe pelo guia. Esta semana fui contactado por um cliente que achou meu contato no guia. Deixo o link para compra de ingressos: www.parnaso.tur.br

    Nota:

  2. Tiago Korb 09/09/2011 at 18:58 - Responder

    Esporte praticado: Caminhada

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Dica: o que é mais díficil nesta travessia é a navegação quand oa trilha desaparece sobre as rochas. Tenha paciência, "esteja preparado para se perder momentaneamente", há alguns totens de pedra e bem pequenos que orientam a pessoa para que direção deverão seguir. É tudo muito sutil! Fiz a travessia sozinho e achei bem tranquila. Acabei saindo da portaria de Petropólis e fui até o Abrigo 4 no primeiro dia, já que no Castelo do Açu cheguei às 11h e achei que era cedo demais para acampar. Obviamente lembre-se que se fores em grupo grandes (3 a 7 pessoas), este vai demorar mais. Assim fazer a travessia em 3 dias é a melhor opção. A aventura começa num ótimo planejamento! Com um ótimo planejamento você estará precavido para tudo que possa acontecer nela!

    Nota:

  3. Antonio Carlos Vissotto Jr. 26/05/2010 at 18:59 - Responder

    Esporte praticado: Caminhada

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Ano passado nesta mesma época, fui eu e um amigo fazer a trilha, as fotos vistas na internet nos obrigaram a isso. Lá, descobrimos o nivel de dificuldade. Munidos do guia de trekkink vol.1 e de um GPS com a trilha pré gravada, metemos as caras e... sofremos!! 3 dias de chuva, numa trilha dificil e desgastante. Enquanto todos, com quem falamos, passaram no Cavalinho com corda, fomos na unha, pois não tinha ninguém na chuva para nos orientar. Não foi fácil, muito frio e o guia destruido na água, mas valeu. As fotos ficarão para o ano que vem, quando voltarmos lá, melhor preparados e sem chuva, se Deus quiser.

    Nota:

  4. Guilherme Guimarães Guedes 26/03/2009 at 19:00 - Responder

    Esporte praticado: Caminhada

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Segue uma atualização: Os valores das entradas do PARNASO sofreram alterações. Confira no site oficial. O endereço do site oficial também mudou: http://www.icmbio.gov.br/parnaso/. Namastê.

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *


1 + = seis