2007, novembro – revista AVENTURA E AÇÃO 143

1 de novembro de 2007

Aventura Bate-Volta

Selecionamos nove programas imperdíveis para você fazer em um dia, a partir da cidade de São Paulo.

3. SUBIR A PEDRA GRANDE, EM ATIBAIA

A Pedra Grande é um marco geográfico, turístico e esportivo bem próximo de São Paulo, na cidade de Atibaia, a apenas 65 km da capital. Chega-se lá pela rodovia Fernão Dias.

O mais comum é ver asas delta e paragliders utilizando a pedra como ponto de decolagem, ou turistas que sobem a montanha de carro para se deliciar com a vista. Vale tudo, desde que se preserve a natureza local, mas saborear a paisagem lá de cima depois de ter subido os 1.450 m até seu topo com a força de seu próprio corpo faz o belo ficar maravilhoso.

São várias opções de acesso ao topo de bike, alguns longos outros curtos, mas todos relativamente árduos. Pode-se chegar de bike desde Mairiporã, vizinha a São Paulo, no pé da Serra da Cantareira. Dá para chegar lá em cima por Bom Jesus dos Perdões, localizada na rodovia Dom Pedro I, cidade vizinha a Atibaia. Também existe um belo acesso pelo Bairro do Portão, no KM 50 da Fernão Dias. As distâncias das trilhas variam de 35 a 70 km.

As trilhas são todas por estradas de terra pouco movimentadas. A navegação é relativamente fácil, mas sem mapas e planilhas realmente fica difícil não se perder.

Todas essas trilhas estão publicadas, devidamente ilustradas por fotos coloridas, com mapas, planilhas, gráficos de altimetria e muita informação essencial na coleção Guia de Trilhas enCICLOpédia, escrita e editada por Guilherme Cavallari, lançada pela Editora Via Natura.

Mais informações, inclusive onde encontrar os livros, pelo site: www.vianatura.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


MARCAS QUE APÓIAM NOSSOS PROJETOS: