MOCHILA BIKE / ATAQUE

8 de abril de 2010

Boa parte do meu trabalho acontece em campo, pesquisando, descobrindo e mapeando roteiros para serem publicados nos livros da coleção Guia de Trilhas. Além disso, treino regularmente em trilhas. Meu hobby é fazer trilha, seja de mountain bike ou em trekking. Ou seja, estou constantemente em atividade de contato com a natureza, sempre com equipamento apropriado.

Muita gente me pergunta que equipo eu uso. Curiosidade natural. Em atividades de aventura bom equipamento é sinônimo de segurança, conforto e qualidade de vida. Mostro aqui itens que usei, testei, aprovei e recomendo em campo…

Categoria: Mochila de ataque/bike
Marca: Deuter
Modelo: Trans Alpine 30
Tamanho: 30 litros
Classificação fabricante: Mochila para bicicleta
Peso: 1,18 kg
Dimensões: 54 x 34 x 26 cm 

Histórico: Usei essa mochila em cinco cicloviagens de quatro a cinco dias cada, publicadas na coleção Guia de Trilhas enCICLOpédia (volumes 4 ao 8); depois levei ela para a Patagônia e fiz com ela um trekking de um dia (Cochamó, Chile) e um pedal de dois dias (Lago Llanequihue, Chile), que serão publicados ainda no Guia de Trilhas Carretera Austral (programado para lançamento em setembro de 2010); mas o teste de ouro foi ter me acompanhado nos 30 dias de pedal para o mapeamento do Guia de Trilhas cicloMANTIQUEIRA, o maior circuito de mountain bike do Brasil (1.168 km de trilhas) e um dos maiores do mundo.
Essa mochila tomou muita chuva comigo pedalando em torno do Pico da Bandeira (MG/ES), carregou absolutamente tudo o que eu precisava na cicloMANTIQUEIRA e aguentou todas as durezas da Patagônia, sem abrir o bico. Depois de tanta quilometragem, ela ainda está inteirinha e praticamente nova!

Principais pontos positivos: Esse modelo tem diversos bolsos e compartimentos (alguns até secretos), que facilitam bastante a organização de objetos em seu interior. A capa de chuva é integrada. A mochila é compatível com sistema de hidratação (não consigo imaginar uma mochila hoje em dia que não seja) e o sistema de hidratação da marca Deuter é muito eficiente e o mais fácil de lavar que eu conheço. Apesar de muito bem acolchoada, a espuma utilizada não retem água (o que é essencial para mim, que transpiro um absurdo) e, portanto, está sempre razoavelmente seca. A barrigueira e a faixa peitoral dão excelente estabilidade à mochila, mesmo em pedaladas técnicas de mountain bike ou até escalando em rocha. As fitas compressoras externar pemitem usar a mochila quase vazia sem que ela “dance” nas costas. O sistema de carga externa é perfeito para fixar o capacete da bike quando não estamos pedalando ou, no meu caso, para levar um par de calçados extra.
Principais pontos negativos: Na barrigueira há dois compartimentos com zíper (para levar barras energéticas e afins) que, talvez por acúmulo de suor no meu caso, desenvolveram uma espécie de “cimento orgânico” e deixaram de funcionar; a solução talvez fosse reavaliar o material utilizado. O bico do sistema de hidratação tem uma tampa de plástico que não é nada prático de retirar e fixar em cima de uma bike; a solução (para uma mochila de bike) talvez fosse pensar outro sistema de proteção do bico.

Link do produto:
www.deuter.com.br/index.php?cat=linha_produto&id=21&ca=1&su=3

Dica: Eu padalo de sapatilhas porque uso pedais SPD, de encaixe. Quando termino de pedalar, preciso de um par de calçados confortável. Mas como tenho que levar na bike esse calçado, ele precisa ser leve. Já viajei muito com sandálias Havaianas, por exemplo, ou vários tipos de papetes. Depois que comecei a levar Crocs comigo, não quero outra coisa! Confortáveis, levíssimos, estruturados, quentes e arejados, eles são perfeitos também em travessias de rios carregando mochilas ou bikes.

7 respostas para “MOCHILA BIKE / ATAQUE”

  1. Oi Guilherme! Muito legal! Sobre o problema da barrigueira, se você se refere aos zíperes, o que acontece é oxidação do metal em função do suor. O que geralmente faço é passar spray de silicone (eles geralmente vêm com um canudo aplicador bem fino) e escovo com uma escova de dentes.

    Se fizer isso como manutenção preventiva, vc não vai ter problemas! AH! Lembre de fazer o mesmo no zíper do compartimento da capa de chuva, pois como o uso não é frequente, ele pode emperrar também!

    Abs,

    Pedro

  2. PEDRO,
    É OXIDAÇÃO DO ZÍPER SIM! VOU APLICAR SILICONE PARA RECUPERAR O ESTRAGO, EU TRANSPIRO MUITO! ESSES BOLSINHOS NA BARRIGUEIRA SÃO MUITO PRÁTICOS.

  3. Ramón disse:

    Oi Guilherme, muito legal sua avaliação. Parabéns! Estou prestes a comprar essa mochila (sendo de 26L), mas o que mais está me deixando em dúvida é sua perfomance no trekking (inclusive correndo), pois pretendo usá-la para corridas de aventura também. O que leva a outra pergunta, ela realmente fica estável meio vazia (muitas vezes vou usá-la como se você uma de 8 ou 10L)? Obrigado pela atenção. Abraço!

  4. RAMÓN,
    PODE COMPRAR SEM MEDO! ESSA MOCHILA TEM CINTA DE ESTABILIZAÇÃO NA BARRIGA E FITAS COMPRESSORAS EXTERNAS. AS ALÇAS DE OMBRO SÃO AJUSTÁVEIS E MUITO FLEXÍVEIS. OU SEJA, VAZIA OU SEMIVAZIA ELA PODE FICAR COLADA AO CORPO. UM LANCE SUPER LEGAL NELA É QUE O RECIPIENTE DE ÁGUA FICA BEM FIRME DENTRO DA MOCHILA, PRESO POR VELCRO E DENTRO DE UMA BOLSA ESPECIAL. ISSO É RARÍSSIMO NAS MOCHILAS DE HIDRATAÇÃO DISPONÍVEIS NO MERCADO NACIONAL, ELAS EM GERAL FAZEM APENAS UMA BOLSA INTERNA E DEIXAM O RECIPIENTE DE HIDRATAÇÃO SOLTO… QUANDO VAZIOS ELES BALANÇAM E DESEQUILIBRAM TODO O CONJUNTO. ESSA MOCHILA É CAMPEÃ!

  5. Ramón disse:

    Valeu, Guilherme, muito obrigado pela dica e resposta rápida. Vou comprar e inaugurar numa corrida de aventura. Depois vou ver se consigo testar na Estrada Real (Ouro Preto – Parati). Abraços aventureiros.

  6. Gostei demais da avaliação da mochila. Estou em um projeto para faculdade sobre equipamentos para ciclistas.Meu foco é no pessoal que pedala até três dias por trilhas e em graus de dificuldade variados. Há outro item que vcs acham de deva ser melhorado?

  7. Alex Magrelo disse:

    Muito show..

    Fiz o caminho da fé em 2011 e pretendo fazer agora de novo.

    Seu post sobre essa mochila me deixo bastante curioso

    Estou querendo abandonar o alforge.. he he

    Abraços

    Alex

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


MARCAS QUE APÓIAM NOSSOS PROJETOS: