TREKKING PICO PARANÁ

27 de abril de 2010

O trekking Pico Paraná, que sobe a montanha mais alta do estado de mesmo nome, com 1.877 metros de altitude, pode ser feito, ida e volta, em um longo dia… No Guia de Trilhas Trekking (Vol. 2) eu mapeei todo o percurso em dois dias, com um acampamento quase no cume.

As montanhas que compõem esse complexo de picos pertencem à Serra do Mar e, portanto, têm características bem peculiares, como grande concentração de humidade proveniente do mar e vegetação densa. A caminhada, mesmo curta, atravessa áreas de clima e vegetação bem diferentes. Matas fechadas, bambuzais, descampados rochosos, áreas alagadiças e campos produzidos pela ação do homem.

Esse é um roteiro muito tradicional paranaense, mas que deveria fazer parte da programação de montanhismo de todo amante de esportes de aventura no Brasil…

Trilha de trekking para subir até o Pico Paraná, mapeada no guia.

Trilha de subida ao Pico Paraná, mapeada no guia

DIA 1, a trilha inicialmente bem marcada atravessa áreas em recuperação, desmatadas no passado para criação de animais e cultivos…

DIA 1, sempre subindo, a trilha atravessa bambuzais…

DIA 1, em pouco tempo ganha-se altitude e se o tempo estiver aberto a vista é grandiosa. O ponto da foto é próximo ao Morro do Getúlio…

DIA 1, a trilha segue entre os dois picos adiante, no colo da montanha, para depois entrar em mata fechada com diversos pontos de abastecimento de água…

DIA 1, dentro da mata os obstáculos naturais, como raízes, troncos, valas e fontes de água são inúmeros e tornam o deslocamento lento e cansativo, mas muito bonito…

DIA 1, próximo do cume há trechos que exigem escalaminhada(quando usamos as mãos para vencer obstáculos naturais verticais)…

DIA 1, nos trechos mais difíceis de escalaminhadahá grampos de ferro fixos às rochas e correntes que servem de “corda”. Esse tipo de escalada chama-se “via ferrata” e é bastante comum no Paraná…

DIA 1, cume do Pico Paraná, muito acima das nuvens…

DIA 1, acampamento em minúscula área a cinco minuto do cume…

DIA 2, a volta acontece pelo mesmo caminho, que perto do cume torna-se mais vertical, estreito e exposto…

DIA 2, trecho em “via ferrata” usado tanto na subida quanto na descida do Pico Paraná

DIA 2, há diversas opções de trekking na região, com acesso a praticamente todos os picos da Serra do Mar…

DIA 2, Pedra do Marlboro, mirante natural bastante exposto e bem ao lado da trilha…
Gostou do roteiro? Ficou animado em fazê-lo também? Está tudo minuciosamente mapeado, descrito, fotografado e explicado no livro, junto com outros cinco roteiros de trekking no Brasil, na Patagônia argentina e na Terra do Fogo chilena…Quer saber mais detalhes sobre o livro? Inclusive acessar outros álbuns de fotos de roteiros publicados no livro? Clique no link para ver a resenha, aqui no blog, do Guia de Trilhas Trekking (Vol. 2).
Guia de Trilhas Trekking (Vol. 20
Guilherme Cavallari
Kalapalo Editora
2009
94 páginas
ISBN 978858849070
https://www.kalapalo.com.br/

Uma resposta para “TREKKING PICO PARANÁ”

  1. Tiago Korb disse:

    Fui ao PP numa época que não tinha as placas para ajudar. O livro ajudou e muito, principalmente na preparação pro desafio.

    Fomos tão bem preparado para lá que aproveitando o tempo fechado resolvemos fazer um bate e volta da fazenda ao topo e fazenda em 5h 15 min.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


MARCAS QUE APÓIAM NOSSOS PROJETOS: