GT enCICLOpédia Vol. 6 / Alumínio 1

27 de setembro de 2012
GT enCICLOpédia Vol. 6 / Alumínio 1

KM Total: 58,83
Metros subidos: 1.242 / descidos: 1.242
Tempo estimado: 2:30 a 5:30 horas

DESCRIÇÃO:

Alumínio pertenceu por muito tempo ao município de São Roque, até 1957, quando passou a pertencer ao município de Mairinque. Foi só em 1991, que Alumínio deixou de ser um bairro e ganhou independência para tornar-se também um município. Sua origem enquanto povoamento sempre esteve ligado à atividade industrial. Essa trilha visita diversos pontos importantes na região, como a barragem de Ituporanga, que forma a Represa de Ituporanga, que gera energia para a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), instalada na região. Às margens da represa e de outros corpos de água locais, há diversos pontos onde é possível dar um mergulho durante o pedal. Outro ponto turístico visitado pelo roteiro é a Capela da Penha, construída no Século XVII e objeto de romarias. A quilometragem alta torna o percurso fisicamente exigente, mas não há dificuldades técnicas. Atenção à alta exposição ao sol porque não há muita sombra no caminho, melhor pedalar cedo e levar muita água. Essa região é muito visitada por bikers de Sorocaba, mas está perto o suficiente de São Paulo para ser uma boa alternativa de mountain bike perto da metrópole.  Uma das características do Guia de Trilhas enCICLOpédia (Vol. 6) é que todas as trilhas publicadas nele oferecem um lugar para um banho de rio, represa, cachoeira e afins.

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

Um comentário »

  1. Luciano Vieira 6 de julho de 2011 at 12:45 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Estive em Alumínio e concordo quando o Guilherme diz que esse pedal pode surpreender... Realmente, o começo (e o final, por consequência) não é nem um pouco inspirador... Mas depois de alguns Km já começa a melhorar... Até que chega a barragem... Bem legal... O que é digno de nota é que todos os cenários legais dessa trilha (A barragem da represa, as trilhas no meio dos eucaliptais, o lago artificial, a capela da Penha) são obras do Homem, não da natureza... Tudo bem, nesse espírito, até a CBA com seu pátio de manobras e carregamento de vagões de carga é um cenário inusitado e interessante... Faz a gente se sentir pequeno, mas não no mau sentido, assim, pequeno como um pássaro que apenas observa o mundo... Resumindo, achei bem legal... Cheia de sobes-e-desces (1200 m totais), e sem dificuldades técnicas essa trilha é muito boa para treinar...Abraços

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *

MARCAS QUE APÓIAM NOSSOS PROJETOS: