Agenda Kalapalo

  • 12
    fev/2021

    CARNAVAL BIKEPACKING 2021

    De 12 a 16 de FEVEREIRO, de sexta-feira a noite até terça-feira no fim do dia, acontece nosso tradicional CARNAVAL BIKEPACKING. Pacote de quatro dias completos e cinco noites que inclui uma noite de hospedagem acampado no REFÚGIO KALAPALO com jantar e café da manhã. Ainda, quatro dias de mountain bike em estilo bikepacking, com acampamentos selvagens e/ou improvisados em áreas rurais na Serra da Mantiqueira. O percurso será experimental. A ideia é pedalar de Gonçalves (MG) em direção a Paraisópolis (MG), depois Luminosa (MG), talvez Piranguçu (MG) e Campos do Jordão (SP), pra voltar a Gonçalves. Os pontos de partida e chegada são o próprio REFÚGIO KALAPALO, o que facilita toda a logística de transporte. Os locais de acampamento não são pré-determinados, vamos escolher na hora, conforme a necessidade e disponibilidade. O percurso busca evitar asfalto, incluir singletracks e estradas de 4×4, com trechos de hike-a-bike (empurra-bike) e totalmente autossuficiente. Guilherme Cavallari, referência no segmento outdoor, autor de 19 livro e diversos filmes-documentários, acompanhará o grupo de bicicleta durante todo o tempo, instruindo, orientando e passando informações e conhecimento. Não existe carro de apoio! Oferecemos bolsas estanques, sacos de dormir, isolantes térmicos, lanterna de cabeça, barracas, cozinha de acampamento e afins, além de toda a alimentação. Apenas oito vagas! EVENTO ADAPTADO COM PROTOCOLO ANTI-COVID. AVENTURA SEGURA, SEM CONTÁGIO.

    Mais informações
  • 26
    mar/2021

    CURSO DE TREKKING

    De 26 a 28 de MARÇO. Curso 100% prático, com deslocamento em trilha e acampamento selvagem. Aulas sobre história, filosofia e cultura outdoor, mínimo impacto ambiental, deslocamento em trilha, identificação e uso de equipamento apropriado, navegação com carta topográfica e bússola, técnicas de acampamento selvagem, conceito e técnicas de trekking ultraleve, primeiros socorros e MUITO MAIS! Fornecemos todo o equipamento específico, como barracas, sacos de dormir, mochilas cargueiras, isolantes térmicos, lanternas de cabeça e cozinha completa. Ministrado por Guilherme Cavallari, referência no segmento, autor de diversos livros e filmes sobre aventura com ênfase em mountain bike e trekking. O curso prevê uma noite de acampamento selvagem e uma noite de camping no REFÚGIO KALAPALO, mais alimentação completa para todo o período. Apenas 4 vagas! EVENTO ADAPTADO COM PROTOCOLO ANTI-COVID. AVENTURA SEGURA, SEM CONTÁGIO.

    Mais informações
  • 01
    abr/2021

    CURSO DE BIKEPACKING

    De 1 a 4 de ABRIL. No feriado de Páscoa. Curso 100% prático e único no Brasil. BIKEPACKING pode ser resumido como “cicloturismo de aventura” ou “conjunto de técnicas de ciclo-expedição autossuficiente” e poucas pessoas estão melhor preparadas para ensinar o tema que Guilherme Cavallari, autor de dezenas de livros e filmes sobre aventura e referência no segmento. Nesse treinamento de três dias serão abordados temas como: mínimo impacto ambiental, escolha e uso de equipamento apropriado, mecânica de emergência, bike fit básico, acampamento selvagem ultraleve, navegação básica, técnicas de pilotagem, deslocamento em trilha com bagagem e muito mais! O curso inclui equipamento de acampamento selvagem (saco de dormir, isolante térmico, barraca e cozinha completa) e prevê uma noite de acampamento selvagem autossuficiente, além de duas noites de camping no REFÚGIO KALAPALO com alimentação completa por todo o período. Apenas 4 vagas! EVENTO ADAPTADO COM PROTOCOLO ANTI-COVID. AVENTURA SEGURA, SEM CONTÁGIO.

    Mais informações
  • 30
    abr/2021

    CURSO DE TREKKING

    De 30 de ABRIL a 2 de MAIO. Curso 100% prático, com deslocamento em trilha e acampamento selvagem. Aulas sobre história, filosofia e cultura outdoor, mínimo impacto ambiental, deslocamento em trilha, identificação e uso de equipamento apropriado, navegação com carta topográfica e bússola, técnicas de acampamento selvagem, conceito e técnicas de trekking ultraleve, primeiros socorros e MUITO MAIS! Fornecemos todo o equipamento específico, como barracas, sacos de dormir, mochilas cargueiras, isolantes térmicos, lanternas de cabeça e cozinha completa. Ministrado por Guilherme Cavallari, referência no segmento, autor de diversos livros e filmes sobre aventura com ênfase em mountain bike e trekking. O curso prevê uma noite de acampamento selvagem e uma noite de hospedagem no REFÚGIO KALAPALO, mais alimentação completa para todo o período. Apenas 4 vagas! EVENTO ADAPTADO COM PROTOCOLO ANTI-COVID. AVENTURA SEGURA, SEM CONTÁGIO.

    Mais informações
  • 04
    jan/2022

    TREKKING RUTA DE LOS PIONEROS 2021

    De 4 a 22 de JANEIRO de 2022. Vamos refazer a RUTA DE LOS PIONEROS, um dos únicos roteiros de trekking ainda selvagens, exploratórios e vazios de turistas de toda a Patagônia. Serão 11 dias e aproximadamente 130 km de trekking autossuficiente por uma antiga trilha de tropeiros que ligava Villa O’Higgins a Cochrane antes da chegada da Carretara Austral à região. História, cultura, desafio e natureza preservada à nossa disposição. Nossa primeira investida nesse roteiro, em janeiro de 2020, foi uma experiência intensa e rica, por isso resolvemos repetir a dose. Leia o relato RUTA DE LOS PIONEROS em nosso BLOG e confirme a qualidade da aventura. Como sempre, esse será um treinamento avançado em expedição e trekking autossuficiente. Apenas 8 vagas! 

    Mais informações
  • 24
    jan/2022

    BIKEPACKING PATAGÔNIA BINACIONAL 2021

    De 24 de JANEIRO a 16 de FEVEREIRO de 2021. Uma expedição didática e um treinamento avançado de bikepacking com Guilherme Cavallari na Patagônia chilena e argentina. Serão 13 dias e 629 km de bikepacking e 3 dias e 70 km de trekking, de Cochrane, no Chile, até El Calafate, na Argentina. A proposta é exercitar a autossuficiência, o minimalismo e o espírito exploratório, tudo com muita segurança e diversão. A região a ser explorada está entre as mais bonitas e preservadas de toda a Patagônia “turística”, com matas originais, rios caudalosos, geleiras, picos nevados, estradas de terra e trilhas de tropeiros. Não é preciso experiência prévia, mas todos os participantes passarão por rigoroso processo de seleção e serão orientados em todas as etapas do processo, antes e durante a expedição. Apenas 8 vagas! 

    Mais informações

MARCAS QUE APÓIAM NOSSOS PROJETOS: