Blog »

ALGUMAS IMAGENS DO ROTERO BLUGRAMA…

Kalapalo 26/04/2011 0

Pedalei 484 quilômetros em oito dias para mapear o PRIMEIRO ANEL, dos quatro previstos, do roteiro do meu próximo livro… Guia de Trilhas Serra Geral (BLUGRAMA). Esse circuito conectará Blumenau a Gramado por trilhas, ida e volta por caminhos diferentes.

O circuito completo, provisoriamente projetado com 33 dias de pedal, está assim:
Blumenau – Pomerode – Rio dos Cedros (Palmeiras) – Rodeio – Apiúna – Ibirama – Aurora – Ituporanga – Petrolândia – Rio Rufino – Urubici – Bom Jardim da Serra – Região do Cânion Monte Negro – São José dos Ausentes – Cambará do Sul – Tainhas – São Francisco de Paula – Gramado – Parque das Cascatas – Jaquirana – Cambará do Sul – Jaquirana – Bom Jesus – Cachoeirão dos Rodrigues – São Joaquim – Ububici – (Aiurê) ou (Refúgio de Montanha Rio Canoas) – Santa Rosa de Lima – Alfredo Wagner – Leoberto Leal – Ituporanga – Vidal Ramos – Botuverá – Blumenau

Em negrito os trajetos já mapeados.
 
Essas são algumas poucas imagens do pedal, cenas do meu trabalho de mapeamento de trechos que vão figurar nesse circuito, que tem tudo para ser um dos mais bonitos e mais longos do Brasil… Aguardem!

Trecho opcional, cortando o Parque Nacional Vale do Itajaí, perto do Faxinal do Beppe. Apelidei esse primeiro anel de “palmeira e araucária”, como mostra a foto. Uma combinação muito especial e muito rara…

Entre Vidal Ramos e Botuverá, uma das muitas fazendas de colonos de origem alemã ou italiana…
Igreja matriz de Botuverá, uma escadaria legal de descer de bike…

Trecho entre Botuverá e Blumenau, cruzando uma das muitas “pingelas” ou ponte pêncil para pedestres…

Entre Rio dos Cedros (Palmeiras) e Rodeio, trecho coincidente com o Circuito Vale Europeu
Centro de Blumenau…
Novamente o trecho entre Rio dos Cedros (Palmeiras) e Rodeio, também coincidente com a Cicloviagem publicada no Volume 7 da coleção Guia de Trilhas enCICLOpédia (link para álbum resenha da coleção aqui no blog)
O Guia de Trilhas Serra Geral (BLUGRAMA) será lançado no fim do ano, em novembro ou dezembro, pela Kalapalo Editora (http://www.kalapalo.com.br/). Seu formato será semelhante ao do Guia de Trilhas cicloMANTIQUEIRA (link para álgum de fotos aqui no blog), também de minha autoria e atualmente “o maior circuito de mountain bike do Brasil”, com 1.168 km de trilhas consecutivas em 30 dias sugeridos de pedal, conectando toda a Serra da Mantiqueira, de Extrema a Ibitipoca ida e volta por caminhos diferentes.
Quer saber que equipamento eu usei nesses oito dias de pedal? Clique no link para meu CHECKLIST.
Quem quiser também pode ver algumas imagens e o relato do mapeamento do SEGUNDO ANEL do circuito (clique no link).