Biblioteca Aventura »

CERRO TORRE – SCHREI AUS STEIN (GRITO DE PEDRA)

CERRO TORRE – SCHREI AUS STEIN (GRITO DE PEDRA)

Esse é provavelmente o filme de aventura mais importante já feito. Tudo bem, sei que essa é uma afirmação controversa. Mas deixa eu expor os critérios que utilizei para escrever a sentença…

Vou falar de mitos verdadeiros…

Começo pelo diretor alemão Werner Herzog, que nos deu filmes como Aguirre, a Cólera dos Deuses (1972), Nosferatu (1979) e Fitzcarraldo (1982), para citar apenas alguns e, recentemente, o documentário O Homem Urso (Grizzly Man, 2005), que ainda vou escrever resenha aqui no blog.

Depois cito o montanhista italiano Reinhold Messner, primeiro homem a escalar o Monte Everest sem oxigênio suplementar (1980), primeiro homem a escalar o Monte Everest em solo e novamente sem oxigênio suplementar (1982) e primeiro homem a escalar todas as 14 montanhas do planeta acima de 8.000 metros de altitude sem oxigênio suplementar.

Depois vou jogar na panela ainda o Cerro Torre, montanha rochosa na franja oriental do Campo de Gelo Patagônico Sul, em área de disputa territorial entre Chile e Argentina, com 3.128 metros de altitude e considerada até a década de 80 “a montanha mais difícil de escalar do mundo”, além de palco de incontáveis tragédias e controvérsias (para quem conhece história, basta lembrar deToni Egger e Cesare Maestri – essa passagem eu conto em outra ocasião).

Juntando tudo, temos Cerro TorreSchrei aus Stein.

O título, traduzido do alemão, significa “Cerro Torre – Grito de Pedra” e faz alusão à visão poética da montanha, citada no próprio filme. O Cerro Torre, para quem conhece, lembra um dedo indicador de granito apontando os céus, com a ponta coberta de gelo.

O enredo foi proposto pelo próprio Reinhold Messner, disposto a expandir a discussão entre old school e new school no quesito “ética no montanhismo”. A trama é enganosamente simples… Um jovem campeão mundial de escalada, treinado em academias e coroado em ginásios (vivido na tela por um verdadeiro campeão mundial de escalada e também um mito, o alemão Stefan Glowacz), aceita o desafio de escalar a montanha mais difícil do planeta – o Cerro Torre.

Um velho montanhista, tradicionalista, semi-ermitão, que vive aos pés do Cerro Torre e sonha alcançar seu cume (interpretado pelo ator italiano Vittorio Mezzogiorno), se vê como desafiante do campeão mundial. Na verdade, ambos atletas são peões habilmente manipulados por um maquiavélico produtor de TV (o ator norte-americano Donald Sutherland), que só pensa em audiência, fama e fortuna.

O cenário é a Patagônia e Werner Herzog não criou um palco fictício, levou toda a equipe para El Chaltén, na Argentina, montou um circo e filmou in loco, aos pés do Cerro Torre.

Ego, ganância, ética e sua ausência, se misturam ao vento, frio, gelo e aridez da Patagônia. Personagens secundários, como o louco da aldeia que diz ter perdidos os dedos das mãos na própria montanha em pauta, entram e saem de cena. Os momentos mais emocionantes do filme mostram, em fenomenais tomadas aéreas, os dois aventureiros correndo em direção ao cume… Mas pode esperar sentado quem acha que vou dizer como acaba a história. Eu não cometeria esse sacrilégio jamais!

Cerro Torre – Schrei aus Stein é um marco do cinema de aventura na categoria filme de ficção, claro. Assisti ao longa pela primeira vez em uma fita VHS que consegui alugar na locadora paulistana 2001 Vídeo (http://www.2001video.com.br/) anos atrás. Depois disso acho que eles jogaram fora a cópia. Hoje tenho um DVD original, em alemão sem legendas, que assisto de vez em quando e termino sempre com as mãos suadas…

Esse ano soube por um amigo (o escalador paranaense e diretor da empresa Conquista Montanhismo, http://www.conquistamontanhismo.com.br/, Edimilson Padilha) que Stefan Glowacz estaria no Brasil, escalando com o próprio Edimilson (que também já escalou o Cerro Torre) a Pedra Riscada, no Espírito Santo. Quase larguei tudo para acompanhar de perto a aventura deles e conhecer o cara…

Mas, quando estive em El Chaltén, em 2009, para o mapeamento das trilhas em trekking de lá, que publiquei no Guia de Trilhas Trekking (Vol. 2), fiz questão de visitar o ponto de filmagem do filme, uma ribanceira em risco de desmoronamento e “proibida” a turistas… (Link para álbum de fotos, aqui no blog, da trilha Trekking El Chaltén).

Sem exageros, um filme monumental!

Cerro Torre – Schrei aus Stein
Werner Herzog
1991
101 minutos
http://www.wernerherzog.com/