Biblioteca Aventura »

GREAT EXPLORATION HOAXES / DAVID ROBERTS

Esse livro pertence a uma série editada por Jon Krakauer (conhecido autor de livros com tema de aventura, entre eles No Ar Rarefeito e Na Natureza Selvagem) e é profundamente esclarecedor.
O autor, David Roberts, assim como Krakaeur, é um aventureiro ativo e escritor prolífico, com contribuições a muitas publicações importantes nos EUA em trabalhos como pesquisador incansável em assuntos de aventura.
Nesse livro ele traz à luz algumas das histórias mais controversas do cenário da exploração, como aquelas envolvendo Dr. Frederick Cook, Robert Peary, Almirante Byrd, Donald Crowhurst e outros. O título é auto-explicativo, “hoax” em inglês significa “embuste, engano, logro” e os nomes envolvidos nessas “mentiras” são mundialmente conhecidos.
Mas suas façanhas foram realmente fraudes? Foram eles inescrupulosos falsários de verdade? Por que? O que eles fizeram exatamente?
Essas são algumas das perguntas que David Roberts tenta responder, usando pesquisas feitas por cientistas e pesquisadores, lendo milhares e milhares de páginas em livros, revistas e jornais. Obviamente a maioria dessas perguntas não pode ser respondida integralmente, muita informação se perdeu com o tempo ou se tornou inacessível, mas o livro consegue trazer ar fresco a momentos recônditos e obscuros da história, além de trazer um volume enciclopédico de informação e ser muito divertido.
Não por acaso, eu li esse livro enquanto preparava uma matéria sobre o montanhista paranaense Waldemar Niclevicz para a revista Aventura e Ação, para tentar responder às acusações que o circundavam sobre a veracidade de algumas de suas principais conquistas, como o K2, McKinley e Carstenz. Tarefa ingrata.
Quem tiver interesse em ler a matéria na íntegra, o link: http://www.kalapalo.com.br/verApresentacao.php?id=58
Consegui que as provas documentais fornecidas com exclusividade a mim por Waldemar fossem analisadas pelo American Alpine Club, a maior entidade representativa do montanhismo nos EUA e, paradoxalmente, fundada em 1902 por Dr. Frederick A. Cook, grande falsário que alegou ter sido o primeiro a escalar o Monte McKinley. A entidade terminou por expulsar o Dr. Cook de seus quadros em 1911.
As provas do Waldemar foram minuciosamente escrutinadas por diversos montanhistas do AAC por quase dois meses e, ao final, o veredito da instituição foi de que as conquistas estavam satisfatoriamente comprovadas por documentos (filmagens, fotos e testemunhos).
Coincidentemente, no livro Great Exploration Hoaxes há um capítulo dedicado a um explorador rotulado como “falsário” até o fim de sua vida: Mr. James “Abyssinian” Bruce, que ao final merecia todo o crédito por suas aventuras, numa triste prova do resultado da propagação de calúnias pela mídia, sustentadas por preconceitos.
Great Exploration Hoaxes é ótima literatura e excelente fonte de informação.

Great Exploration Hoaxes
David Roberts
Modern Library
2001
228 páginas
ISBN 9780679783244