Biblioteca Aventura »

GUIA DE TRILHAS CARRETERA AUSTRAL / GUILHERME CAVALLARI

O projeto Guia de Trilhas, com livros de minha autoria e publicados pela Kalapalo Editora (ex-Via Natura), já publicou, somando esse volume, treze títulos, sendo que doze ainda encontram-se disponíveis. São publicações com roteiros para prática de esportes de contato com a natureza no Brasil, Argentina e Chile, por enquanto. A principal característica desses livros é sua adequação ao mercado brasileiro, com linguagem e conteúdo idealizados para o público nacional.

O Guia de Trilhas Carretera Austral  traz o mapeamento minucioso, com mapas coloridos georeferenciados, gráficos altimétricos, tabelas exclusivas de orientação e navegação, contatos locais, informações sobre abastecimento, alojamento, acampamento e alimentação, 184 fotos coloridas e enorme quantidade de informação adicional, inclusive com indicação de literatura de apoio e pesquisa, de toda a Ruta CH-7, ou a Carretera Austral chilena.

Essa importantíssima estrada, 80% ainda em terra e cascalho, conecta praticamente toda a Patagônia chilena, de Puerto Montt à Villa O’Higgins, por uma das regiões de maior variedade e beleza natural do planeta. A sequência de localidades ao longo da carretera austral visitadas pelo nosso mapeamento é: Puerto Montt, Honopirén, Chaitén, Villa Santa Lucía, La Junta, Puerto Puyuhuapi, Coyhaique, Villa Cerro Castillo, Puerto Río Tranquilo, Puerto Bertrand, Cochrane, Puerto Yungay e Villa O’Higgins.

O Guia de Trilhas Carretera Austral apresenta ainda o mapeamento de todas as estradas que partem da carretera autral rumo a Argentina e ao Oceano Pacífico, ligando importantes pontos de interesse turístico e de aventura como Puerto Varas, Cochamó, Futaleufu, Puerto Aysén, Puerto Chacabuco, Puerto Ingeniero Ibañez, Chile Chico e Caleta Tortel. Ao todo, são 1.689 km de estradas mapeadas e planilhadas, perfazendo toda a rede da carretera austral. Simplesmente não existe no mundo uma publicação com esse mapeamento disponível e de forma tão didática e completa.

Além da rede Carretera Austral (link para fotos), o Guia de Trilhas Carretera Austral  também traz mapeados cinco roteiros de trekking em parques e reservas nacionais ao longo da estrada. A forma de apresentação desses roteiros é a mesma utilizada anteriormente no Guia de Trilhas Trekking (Vol. 1) e no Guia de Trilhas Trekking (Vol 2) (links para resenhas dos livros aqui no blog), também de minha autoria e publicados pela Kalapalo Editora. Esses cinco roteiros são: Vale do Rio Cochamó (1 a 2 dias/20,52 km), Parque Nacional Alerce Andino (2 a 4 dias/16,84 km), Parque Nacional Queulat (1 dia/5,34 km), Reserva Nacional Coyhaique (1 dia/16,57 km) e Reserva Nacional Tamango (3 a 4 dias/42,98 km). Clique nos links adicionados aos roteiros para ver álbuns de fotos publicados no blog.

Como bônus, o Guia de Trilhas Carretera Austral  também apresenta ainda uma cicloviagem de 2 a 4 dias de duração e 163,22 km de extensão em torno do Lago Llanquihue, na famosa Região dos Lagos, entre Puerto Varas, no Chile, e Bariloche, na Argentina. Essa cicloviagem também serve como variante da carretera austral na sua parte inicial. Clique no linkg para ver fotos.

Esse é o primeiro guia multiesporte que produzo. Nele incluí roteiros para veículos off road, mountain bike, trekking e montanhismo leve, além de indicações de pontos para prática de escalada em rocha, canoagem, rafting e pesca esportiva. Obviamente não se trata do mapeamento completo da região, que é quase infinita em suas possibilidades de aventura, mas trata-se de um livro com uma “grande aventura” minuciosamente descrita e detalhada, além de muitas dicas para diversas outras aventuras possíveis. Não conheço outro livro, em qualquer idioma e de qualquer nacionalidade, com esse mapeamento tão detalhado e atualizado.

Para adquirir o livro: http://www.kalapalo.com.br/

Guia de Trilhas Carretera Austral
Guilherme Cavallari
Kalapalo Editora
2010
136 páginas
ISBN 9788588493087
http://www.kalapalo.com.br/