Biblioteca Aventura »

GUIA DE TRILHAS ENCICLOPÉDIA (VOL. 2) / GUILHERME CAVALLARI

O Volume 2 da coleção Guia de Trilhas enCICLOpédia (num total de oito volumes), traz 522 km de trilhas, divididas em 10 capítulos e somando 13 roteiros. Os primeiros nove capítulos de trilhas apresentam roteiros de algumas horas a um dia de duração, batizados com o nome da localidade onde a trilha se encontra e um número, indicando quantas trilhas daquela localidade já foram publicadas pela Kalapalo Editora.

Os nove primeiros capítulos de roteiros, publicados em ordem alfabética, são: Atibaia 1, Atibaia 2, Gararema 1, Mairiporã 1, Paraibuna 3, Paraibuna 4, Paranapiacaba 1, Piedade 1 e Ribeirão Pires 1. O décimo capítulo de roteiro é a Cicloviagem 2, de 200 km de extensão, em quatro dias sugeridos de pedal, ligando Joanópolis, Monte Verde, Gonçalves e São Francisco Xavier, em um lindo roteiro pela Serra da Mantiqueira. entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. O termo “cicloviagem” foi cunhado por mim, especialmente para essa coleção. (Para ver os álbuns de fotos dos roteiros, clique nos links em seus respectivos nomes).

O mapeamento da Cicloviagem 2, publicada nesse livro, foi o embrião do projeto cicloMANTIQUEIRA (clique no link para ver o álbum de fotos do roteiro), que publiquei três anos depois como Guia de Trilhas cicloMANTIQUEIRA (link para resenha do livro, aqui no blog), com um roteiro de mountain bike de 1.168 km de trilhas consecutivas, em 30 dias sugeridos de pedal, conectando toda a Serra da Mantiqueira, de Extrema a Ibitipoca, ida e volta por caminhos diferentes. Foi durante a Cicloviagem 2 que senti um enorme desejo de seguir pedalando pela Mantiqueira, até o fim…

As quatro primeiras páginas do livro trazem informação importantes sobre “A Bike Ideal”, abordando temas como geometria, componentes, peso e ajustes básicos. Tudo explicado de forma muito didática e com diversas fotos exclusivas coloridas. Por isso a coleção é chamada de “enCICLOpédia”, por trazer também informação teórica essencial, além de roteiros práticos minuciosamente mapeados.

Cada roteiro é apresentado com pelo menos três fotos coloridas, um mapa também colorido e georeferenciado produzido a partir do mapeamento com GPS de alta precisão e projeção posterior no Google Earth (mas o material final tem apresentação exclusiva e original, criada para esse coleção), gráfico de altimetria, planilha do percurso, texto explicativo de como chegar ao marco zero da trilha.

Cada trilha também é apresentada a partir de ícones exclusivos, indicando onde comer, onde dormir, contatos locais que também pedalam (Biker Chave), graude de dificuldade física, grau de dificuldade técnica, tempo estimado de percurso em três velocidades diferentes, percentual de tempo de exposição ao sol, capacidade do terreno de absorção de água de chuva (Fator Lama), quilometragem total, soma de todos os metros subidos acumulados no percurso (AT), soma de todos os metros descidos acumulados no percurso (DT) e a data em que o mapeamento foi feito.

Conceitos como Biker Chave e Fator Lama foram criados por mim exclusivamente para as publicações da Kalapalo Editora e elementos de informação como AT (Ascenção Total) e DT (Descenção Total) também são características dessas publicações.

No site da Kalapalo Editora (http://www.kalapalo.com.br/) há uma sessão de COMENTÁRIOS E ATUALIZAÇÕES, onde cada trilha publicada nesse volume, e em todos os demais livros de roteiros da editora, tem uma página aberta para comentários dos usuários e leitores. Sugerimos que essas páginas sejam visitadas antes de sair para a trilha e que, depois de percorrida a trilha, comentários sejam postados lá para mantermos os roteiros atualizados.

Para adquirir o livr clique no LINK

Link para a resenha, aqui no blog, da coleção Guia de Trilhas enCICLOpédia.

Guia de Trilhas enCICLOpédia (Vol. 2)

Guilherme Cavallari
Kalapalo Editora (ex-Via Natura)
2006
52 páginas
ISSN 9771809710001 (02)
http://www.kalapalo.com.br/