Biblioteca Aventura »

GUIA DE TRILHAS SERRA GERAL (BLUGRAMA) / GUILHERME CAVALLARI

O Brasil tem enorme potencial como destino internacional de turismo aventura. Isso inclusive já foi tema de uma crônica minha, publicada aqui no blog. Mas enquanto muita gente apenas faz esse discurso, eu tenho a possibilidade de efetivamente trabalhar para mudar esse cenário, contribuir para que o Brasil não seja referência mundial apenas na produção de carne bovina e soja, mas que também figure como modelo de preservação ambiental e uso inteligente de suas belezas naturais.
Recursos naturais e belezas naturais deveriam ser considerados conceitos sinônimos. Ambos têm potencial de gerar riquezas para um país, mas talvez a grande diferença talvez esteja no investimento na própria imagem… Um país que protege, preserva e ainda cria empregos a partir de sua natureza, não é apenas uma quitanta… É um museu natural.
Pensando assim, em 2011 criei e produzi um circuito de cicloturismo e mountain bike de proporções continentais, digno do Brasil… Publiquei então o Guia de Trilhas Serra Geral (BluGrama). Trata-se de um livro de 136 páginas, 160 fotos coloridas, 33 mapas coloridos georeferenciados, 32 gráficos de altimetria, informações sobre hospedagem, alimentação, segurança e contatos locais, contendo o mapeamento completo e minucioso do maior circuito de ciclorutismo e mountain bike do Brasil!

Um roteiro conectando Blumenau (SC) a Gramado (RS), ida e volta por trilhas diferentes, em 32 dias de viagem organizados em cinco anéis interligados. Assim o cicloturista, ou viajante em veículo off road, pode percorrer todo o circuito em cinco etapas de 3 a 10 dias de duração, facilitando bastante a logística.

Esse conceito de “anéis interligados” é uma criação minha, aplicado com sucesso no livro Guia de Trilhas cicloMANTIQUEIRA (link para resenha aqui no blog), que apresenta um circuito de 1.168 km de trilhas ligando toda a Serra da Mantiqueira, de Extrema a Ibitipoca, ida e volta por caminhos diferentes.

O roteiro completo do Guia de Trilhas Serra Geral (BluGrama) ficou assim:

Blumenau – Pomerode – Rio dos Cedros – Rodeio – Apiúna – Ibirama – Aurora – Ituporanga – Petrolândia – Rio Rufino – Urubici – Bom Jardim da Serra – Cânion Monte Negro – São José dos Ausentes – Cambará do Sul – São Francisco de Paula – Gramado – Lajeado Grande – Cambará do Sul – Jaquirana – São José dos Ausentes – Cachoeirão dos Rodrigues – São Joaquim – Urupema – Urubici – Santa Rosa de Lima – Anitápolis – Alfredo Wagner – Ituporanga – Vidal Ramos – Botuverá – Blumenau

Por tratar-se de cicloturismo esportivo, ao invés de cicloturismo auto-suficiente, o viajante não precisa transportar consigo barraca, fogareiro, saco de dormir e demais apetrechos de sobrevivência. Cada dia de viagem começa e termina em locais com hospedagem e alimentação disponível, seja em hotéis, pousadas, hotéis-fazenda, pensões e afins. Basta levar uma muda de roupas e algumas ferramentas para eventuais reparos de emergência na bike.

O dia mais longo do circuito tem 83,18 km de extensão, grande parte serra abaixo. O trecho mais curto tem 17,34 km. A média de quilometragem diária do BluGrama é de 50,43 km.

O livro está disponível no site da Kalapalo Editora (www.kalapalo.com.br) e em mais de 300 livrarias e lojas especializadas em todo o Brasil. Acesse o link para a LISTA COMPLETA de todos os pontos de venda.

Pesquise outras resenhas na sessão BIBLIOTECA AVENTURA aqui no blog.

PARA ADQUIRIR O LIVRO, CLIQUE NO LINK Guia de Trilhas Serra Geral (BluGrama) DA NOSSA LIVRARIA KALAPALO

Guia de Trilhas Serra Geral (BluGrama)
Guilherme Cavallari
Kalapalo Editora
2011
136 páginas
R$ 39
www.kalapalo.com.br
ISBN 9788588493094