Biblioteca Aventura »

GUIA DE TRILHAS TREKKING (VOL. 1) / GUILHERME CAVALLARI

O Volume 1 da coleção Guia de Trilhas Trekking é um importante marco na história da Kalapalo Editora, antes dele nós só havíamos publicado títulos sobre mountain bike. Mas o universo da aventura é amplo e includente, quem gosta de atividade física de contato com a natureza dificilmente restringe-se a apenas um esporte.

Os roteiros mapeados nesse título são: Pedra da Mina (SP/MG, 2 dias, 17,82 km), Pedra das Flores (MG/SP, 1 dia, 13,60 km), Ponta da Juatinga (RJ, 4 dias, 33,14 km), Serra do Cipó (Lapinha-Tabuleiro, MG, 3 dias, 26,90 km), Serra dos Órgãos (Petrópolis-Teresópolis, RJ, 3 dias, 24,12 km), Serra Fina (MG/SP/RJ, 4 dias, 31,11 km) e Torres del Paine (Patagônia, Chile, 10 dias, 125,36 km). Todos roteiros clássicos, antigos e em uso há décadas. (Clique no link, adicionado ao nome de cada, trilha para ver o respectivo álbum de fotos desse roteiro postado aqui no blog).

Lançado em setembro de 2008, esse livro já é referência nacional e revolucionou a linguagem de mapeamento de roteiros de trekking no país. As trilhas são cronometradas e minuciosamente descritas em uma tabela de orientação (uma invenção minha), com coordenadas de GPS, distância e altitude de cada ponto de mudança de direção. Além disso cada roteiro tem um mapa colorido georeferenciado, diversas foto coloridas de referência, gráficos altimétricos de cada dia de trekking, além de importantes informações sobre clima, equipamento necessário, alimentação e disponibilidade de água, contatos locais, hospedagem e transporte.

A produção do livro durou 10 meses e, confesso, foi uma correria! Fiz todos os roteiros pelo menos uma vez, com muita atenção, mas a maioria eu já havia feito antes em alguma outra ocasião. A maratona transcorreu sem grandes acidentes (a não ser uma queda feia durante a Serra Fina, que deixou um calo ósseo no meu joelho até hoje) e me possibilitou um ano intenso e rico.

Uma das coisas que mais gosto nesse livro é a diagramação, que remete a um diário de bordo todo marcado, sujo e bem usado em campo (há manchas de café, insetos espremidos nas páginas, rasgos, colagens, etc). Inclusive algumas manchas foram copiadas do meu diário pessoal…

Já lançei o Volume 2 da coleção Guia de Trihas Trekking (link para o post nesse blog: http://clubedaaventurakalapalo.blogspot.com/2010/03/resenha-livro-guia-de-trilhas-trekking.html)

Para adquirir o livro: http://www.kalapalo.com.br/

Guia de Trilhas Trekking Vol.1
Guilherme Cavallari
Kalapalo Editora
2008
82 páginas
ISBN 9788588493049
http://www.kalapalo.com.br/