Biblioteca Aventura »

MONTANHA EM FÚRIA / MARCUS VINÍCIUS GASQUES

Com o Aconcágua e a cordilheira dos Andes no quintal de nossas casas, aqui na América do Sul, sempre achei desproporcional a fixação de montanhistas sulamericanos pelo Himalaia. Quem discordar, basta ler Montanha em Fúria – e pode se preparar para reavaliar seus conceitos.

“O sentinela de pedra”, com era chamado o Cerro Aconcágua pelos povos andinos pré-colonização espanhola, é a mais alta montanha das Américas e maior montanha fora da cordilheira do Himalaia. Com 6.959 metros acima do nível do mar e uma combinação de aridez, altitude, baixíssimas temperaturas, mudanças repentinas de condições meteorológicas e uma face de altíssima dificuldade técnica para escalada – a Face Sul – essa montanha é um magneto que atrai montanhistas do mundo todo. Pouquíssimos escalaram sua Face Sul, considerada como uma das “cinco escaladas clássicas” do montanhismo mundial.

Montanha em Fúria é, antes de tudo, a história da montanha. Como narrativa paralela, mas de grande interesse e importância histórica para o montanhismo nacional, o livro também conta a fatídica expedição que ceifou as vidas dos brasileiros Mozart Catão, Othon Leonardos e Alexandre Oliveira em 1998. Essa expedição buscava o feito inédito na época de subir o Aconcágua pela Face Sul.

Num belo trabalho jornalístico de pesquisa através de livros e entrevistas, Marcus Vinicius Gasques faz desfilar diante de nossos olhos uma procissão de nomes de peso do montanhismo nacional. Uma parada de notáveis. Vozes que emprestam credibilidade e experiência à obra. O autor inclusive trocou correspondência com o italiano Reinhold Messner – o maior montanhista de todos os tempos e uma das figuras mais lendárias do montanhismo mundial – que inclusive escalou a Face Sul do Aconcágua e deixou sua marca em uma das vias com a “variante Messner”.
O trabalho realizado por Marcus Vinicius Gasques na pesquisa e produção desse livro é referência no mercado editorial brasileiro no segmento aventura. Nós bem que podíamos ter mais autores assim! E olha que o cara ainda tentou escalar o Aconcágua pela rota normal… Isso é que é comprometimento com a pesquisa!

Com ressalvas para o estilo, às vezes excessivamente jornalístico, esse é um livro que não pode faltar na estante de aventureiros, amadores ou profissionais.

Montanha em Fúria
Marcus Vinicius Gasques
Editora Globo
2002
288 páginas
http://www.editoraglobo.com.br/