Biblioteca Aventura »

PATAGONIA – A CULTURAL HISTORY / CHRIS MOSS

Chris Moss é inglês, escritor especializado em literatura de viagem e trabalhou como jornalista na Argentina, no jornal Buenos Aires Herald. Seu conhecimento da língua espanhola, da cultura argentina e sua experiência na América do Sul dão a ele uma sólida base para um trabalho profundo e minucioso de pesquisa e organização, que ele compilou nesse volume.

A Patagônia é tema recorrente na literatura mundial, objeto de estudo de navegadores, exploradores, cientistas, militares, aventureiros, esportistas e escritores. A lista de livros publicados sobre a região, ou simplesmente mencionando a região, incluem clássicos de todos os quilates, como o relato da primeira circunavegação do globo por Fernão de Magalhães e escrito por Antonio Pigafetta, a narrativa de Sir Francis Drake do descobrimento (casual) do Cabo Horn, os diários de Charles Darwin, os relatórios de Robert FitzRoy, os vôos austrais de Antoine de Saint-Exupéry e dois clássicos da literatura moderna de viagem: In Patagonia, de Bruce Chatwin e The Old Patagonian Express, de Paul Theroux.

Mas a lista é muito mais extensa, realmente imensa e repleta de nomes de peso da aventura e da exploração, como Eric Shipton, H. W. Tilman, Alberto de Agostini, Lady Florence Dixie, Lucas Bridges, John Pilkinton, John Byron, George Chatworth Musters, W. H. Hudson, Francisco Perito Moreno, Dr. Hans Steffen, Aimé Felix Tschiffely, Conde Henry de la Vaulx, Rosie Swale, John Earle entre muitos outros. Alguns inclusive cujos livros eu já resenhei aqui no blog (marcados com links). E há ainda uma infinita lista de desbravadores e nativos que não deixaram escritos próprios, passaram para a história através da tradição oral e estudos de terceiros ou foram displicentemente esquecidos.

Esse livro traz um estudo muito bem organizado – em ordem cronológica começando por uma explicação sobre os povos pré-colombianos, suas culturas e legados – de tudo o que já foi produzido em livros, música e filmes sobre a Patagônia. Ênfase nos livros. Um trabalho realmente de porte gigantesco, ou melhor, patagônico!

Patagonia – A Cultural History é leitura leve e fluída, profunda e bem embasada, sobre um tema complexo e vasto. O livro é instrutivo, inspirador, repleto de citações e referências literárias. Se há uma falha no texto, eu diria que é o excesso de foco no lado argentino da Patagônia, deixando lacunas do lado chileno da história, como a negligência em citar ou sequer mencionar o Dr. Hans Steffen, por exemplo. Por coincidência, estou lendo Steffen agora… Patagonia Occidental – Las Cordilleras Patagónicas y sus Regiones Circundantes, em dois volumes.

A Patagônia é um tema que me interessa muito, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Em dois dos meus livros (coleção Guia de Trilhas Trekking Vols. 1 e 2) publiquei roteiros patagônicos e tentei pincelar assuntos históricos e culturais. No momento, trabalho no Guia de Trilhas Carretera Austral, que será lançado em dezembro próximo – um livro inteirinho dedicado a um pedaço importante da Patagônia. Esse livro do Chris Moss me ajudou muito no entendimento da cronologia do descobrimento e ocupação da região e, por culpa dele, minha lista de “leituras obrigatórias” cresceu muito… Aiaiai.

Patagonia – A Cultural History
Chris Moss
Oxford University Press
2008
299 páginas
ISBN 9780195342499
http://www.oup.com/