Biblioteca Aventura »

PATAGONIA OCCIDENTAL / HANS STEFFEN (2 Vols.)

Mais um título que veio comigo do Chile no começo do ano, quando passei dois meses mapeando o Guia de Trilhas Carretera Austral, que será lançado mês que vem, dezembro de 2010. Vi essa bela edição, em dois volumes, em uma galeria de objetos de arte e design no bairro de Providencia. Não me pergunte o que esses livros faziam ali… Acho que esperavam por mim.

O autor, o alemão Friedrich Emil Hans Steffen Hoffman (1865-1936), ou simplesmente Dr. Hans Steffen, foi convidado a lecionar História e Geografia no então recém-inaugurado Instituto Pedagógico da Universidade do Chile, em 1889. Quem já viajou pelo país do Pablo Neruda deve lembrar ter visto ruas, avenidas e praças com o nome do nobre doutor em geografia. Mas esse mérito o Dr. Steffen não conseguiu como professor, mas como explorador e articulador pró-Chile nos debates contra a Argentina na questão da divisa territorial entre os dois países. Um assunto ainda em aberto em pleno século XXI…

A ocupação de professor não satisfazia pleanamente a Hans Steffen, que logo promoveu duas expedições na região do Lago Llanquihe, Lago Todos los Santos e Lago Nahuel Huapi (esse último em território argentino e vizinho a Bariloche). Havia na época, 1892-93, uma enorme carência de mapas fidedignos e atualizados do sul do continente e mais ainda uma teoria que racionalizasse o problema fronteiriço Chile-Argentina.

Acontece que a Cordilheira dos Andes, barreira natural de divisão internacional em toda a América do Sul, torna-se irregular, abre passagens relativamente planas e muda drásticamente de direção exatamente onde começa a Patagônia – na região dos lagos mencionada acima. O Dr. Hans Steffen foi um dos principais articuladores da teoria de divisa territorial chilena, que preconizava a divisão das águas e não as montanhas mais altas como fronteira internacional. De uma lado há rios e lagos que deságuam no Pacífico, de outro lado águas que correm para o Atlântico.

Logo o governo do Chile reconheceu o talento de explorador do professor Steffen e passau a patrocinar suas viagens de verão e oferecer apoio logístico, inclusive com navios da marinha chilena. O doutor realizou ao todo nove expedições, sendo sete para o governo do Chile. Ele explorou e mapeou a região do Rio Palena, Rio Aysén, nomeou o Rio Mañihuales, reconheceu a região do Rio Cisnes, descobriu oficialmente e batizou os rios Baker, Bravo e Pascua, explorou e mapeou as regiões dos vales das lagunas Larga, Chacabuco, Jucal e Esmeralda, chegando até às margens do Lago Cochrane. Foi inclusive o primeiro homem branco a navegar o Rio Baker, maior rio chileno. Sua última expedição foi como emissário oficial junto à Comissão Internacional do Tribunal Arbitral, de bandeira inglesa.

Hans Steffen ainda debateu a favor do Chile na Inglaterra, convidada pelos dois países para arbitrar a questão dos limites internacionais enfrentando, do outro lado da mesa, o também explorador Francisco “perito” Moreno, herói argentino. Inclusive, nesses dois livros o Dr. Hans Steffen faz várias referências a Perito Moreno, nenhuma elogiosa…

Os livros não são literatura leve, são relatórios técnicos sobre geografia, repletos de informação sobre geologia. Raras passagens narram as explorações propriamente ditas, suas dificuldades e emoções. O texto no entanto é fluído, objetivo e exato, nada difícil de ler. Os dois volumes são acompanhados de quatro mapas originalmente desenhados por Steffen, em impressão simples.

Para mim, que acabei de percorrer toda essa região, que li recentemente diversos outros livros sobre a Patagônia chilena (ver outras resenhas), que estou terminando meu próprio guia de roteiros de aventura da região, que planejo inclusive refazer toda a Carretera Austral de bike no verão, a leitura foi muito útil. Mas, sinceramente, não é um livro que eu recomendaria a título de diversão. Mas homens como Hans Steffen sempre enchem meu coração de coragem e minha mante de fantasias…

Patagonia Occidental – Las Cordilleras Patagónicas y sus Regiones Circundantes (2 volumes)
Dr. Hans Steffen
La Silla Editores
2009
Primeira edição 1844
ISBN 9789563193831
http://www.steffen.uchile.cl/