Biblioteca Aventura »

ROUNDING THE HORN / DALLAS MURPHY

Todo livro tem uma história com seu leitor. Minha história com Rounding the Horn, de Dallas Murphy, começa na Ilha Navarino, na Terra do Fogo chilena…

Adriana e eu estávamos na capital da ilha, Puerto Williams, esperando o tempo firmar um pouco para podermos fazer o trekking Dentes de Navarino (link para fotos do roteiro), que depois publiquei no Guia de Trilhas Trekking (Vol. 2). (Link para resenha do livro). A Ilha Navarino é o pedaço de terra habitado mais austral do mundo e também o porto mais próximo do famoso e temível Cabo Horn, o fim das Américas ao sul e o último torrão de pedra antes da Antártica.

O hotel onde estávamos hospedados (Lakutaia, www.lakutaia.cl/) tinha biblioteca e mapoteca com material sobre a região. Muita coisa girava em torno de Charles Darwin, que visitou extensivamente a região, e sobre o Cabo Horn. Lá fora a chuva caía incessantemente e eu devorava livros e mapas que só pioravam minha ansiedade – o desespero de quem já tem a mochila pronta. Para piorar ainda mais a situação. Maurice van der Maele, antropólogo chileno de plantão no hotel e responsável pela programação outdoor, nos ajudava a passar o tempo contando histórias de exploração, pesquisas e aventuras.

Fizemos o trekking como programado e seguimos viagem para a Agentina – Ushuaia, El Calafate e El Chantén, onde mapeei outro trekking para o mesmo livro. Mas o Cabo Horn não me saía da cabeça! Foi quando, em El Calafate, em uma despretenciosa livraria próxima do albergue onde estávamos hospedados, encontrei esse exemplar aparentemene perdido:  Rounding the Horn, a story of discovery and adventure. Meus dedos tremiam ao folhear o livro…

Dallas Murphy é velejador e autor de diversos romances e peças de teatro. Nesse livro ele despeja não apenas sua erudição oceânica e sua fluidez com as palavras, mas sua paixão pela vela e seu fascínio pelo troféu máximo da vela oceânica: cruzar o Cabo Horn. Com alguns amigos, pegos de surpresa e até um pouco alheios à grandeza da empreitada, ele aluga um veleiro com capitão a bordo e segue para o Cabo Horn como marinheiro moderno. Um sonho que ele alimentava de criança.

A dinâmica do livro é a descrição dessa aventura pessoal, suas impressões, personagens e acontecimentos, costurado com a imensa história do Cabo Horn, que inclui nomes e personagens de peso como Drake, Darwin, missionários assassinados e nativos desnudos, como o próprio Dallas Murphy descreve no subtítulo interno da obra.

Muito bem escrito e exepcionalmente bem pesquisado, Rounding the Horn me levou pelas águas turbulentas e tempestuosas de uma passagem histórica da humanidade, literalmente. Mas, preciso confessar, não saciou minha sede de mar…

Rounding the Horn
Dallas Murphy
Phoenix/Orion Books
395 páginas
ISBN 9780753818657
http://www.orionbooks.co.uk/