Biblioteca Aventura »

VOO NOTURNO / ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY

Voo Noturno CAPAAntoine de Saint-Exupéry ficou famoso por ter escrito (e desenhado) O Pequeno Príncipe. Mas ele também foi um importante aviador e morreu no fim da Segunda Guerra Mundial pilotando um avião de reconhecimento sobre o Mar Mediterrâneo.

Durante os primórdios do correio aéreo, nas décadas de 20 e 30, quando o transporte de passageiros por aviões era considerado uma aventura temerária e pilotos eram heróis que arriscavam a vida a cada voo, voar à noite era quase suicídio. Os aviões praticamente não tinham instrumentos. Descargas elétricas na atmosfera provocadas por tempestades eram suficientes para colocar a aeronave em pane. Mas, sem os temidos voos noturnos o correio aéreo não conseguiria concorrer com o transporte terrestre e marinho de encomendas.

Somado a isso, a Patagônia era ainda mais selvagem, isolada e remota do que hoje.

Voo Noturno é um romance autobiográfico de Saint-Ex, como os amigos o chamavam, que narra a história de um grupo de aviadores implementando e dirigindo o sistema de correios aéreos na América do Sul. Na verdade, Exupéry foi coordenador de voos do correio aéreo argentino especializado na Patagônia – mas o livro expande essa sua área de ação para quase todo o continente sul-americano.

Uma tempestade de proporções épicas varre a Patagônia argentina da Cordilheira dos Andes até o Oceano Atlântico e um piloto e um navegador se vêem presos no meio do caos. A comunicação era feita via rádios de ondas curtas, extremamente precária.

Em Buenos Aires o diretor de toda a operação, um homem duro e impiedoso, ciente demais de suas obrigações profissionais e as implicações morais que dela decorrem, mantém a equipe de trabalho e o leitor nas pontas dos pés. Atrasos nas conexões entre aviões e acidentes colocam em risco o próprio conceito do voo noturno.

A história tem drama, suspense, aventura e descreve com exatidão o momento histórico em que os aviões entram em cena nos céus da América do Sul, em particular na Argentina.

Voo Noturno é um dos melhores livros de Antoine de Saint-Exupéry, premiado e consagrado. Curto como O Pequeno Príncipe (que também tem um aviador como protagonista) e tão rico em imagens e filosofia quanto sua obra mais conhecida.

Voo Noturno
Antoine de Saint-Exupéry
1931